Porque configurar microfones/headsets/headphones no Linux é tão difícil?

Pessoal, venho tendo bastante dificuldade em configurar microfones/headsets/headphones no meu Linux (PopOs 20.10). Sou desenvolvedor e acabo tendo que trabalhar com o Windows, MacOs e Linux. Ultilizo majoritariamento o Linux pra desenvolver e acabo utilizando os outros SOs, só pra testar o que estou fazendo. Porem estou com muita dificuldade em realizar reuniões no Linux, tanto no Microsoft Teams, quanto no Zoom. Já tentei configurar meus Powerbeats pro, meu Life q30 da Anker e o microfone Tomate MT-1021 e não consigo de jeito nenhum fazer eles funcionarem como esperado no Linux. Somente consigo utilizar um destes fones vagabundos que vem em celular (com um adaptador), porem a captação do microfone é horrivel.
O que acho mais estranho, é que todos estes equipamentos tanto no Windows quanto no Mac, funcionam de forma “plug and play” sem necessidade de instalação ou configuração adicional.
Já devo ter lidos uns 30 foruns (brasileiros e estranjeiros) em busca de uma solução e nada.
A galera que trabalha com áudio, sabe se existe alguma forma de instalar/configurar microfones e headphones no linux?

Ps.: Meu problema é na captação, pra ouvir tudo funciona.

1 curtida

Olá @hainison tudo bem contigo?

Entendo essa dificuldade que você está relatando, recentemente comecei a criar conteúdo em vídeo e tive diversas dificuldades para conseguir melhor a qualidade da captação do audio. Eu não tenho estes equipamentos que você tem, mas tenho um G430 da Logitech e um Redragon Seyfert e devo dizer que só consegui melhorar a qualidade da captação depois de alguns ajustes.

Minha primeira recomendação é que você procurre ativar as opções de “redução de eco” e “supressão de ruído” no Pop!OS. Isso deve ajudar bastante. 1 e 2