Como vão pessoas, tudo bem?
Não sou exatamente iniciante no Linux, uso como SO principal há anos já. Porém eu acho que minha dúvida talvez caiba como de iniciante, por isso a tag.
Gostaria que, por gentileza, me ajudassem a entender a razão de alguns softwares, tanto .deb como flatpak, terem a aparência de “quebrarem sozinhos”.
Para exemplificar, eu tenho 3 PCs em casa, sendo 1 desktop com hardware mais moderno rodando Pop_OS (Ryzen 3300x, 32gb DDR4, RX570), 1 notebook Dell i3 de primeira geração também no Pop_OS e 1 netbook Samsung Atom rodando Lubuntu. Os três equipamentos possuem SSD.
Este problema de “ontem estava funcionando, hoje quebrou” menos se manifesta no desktop, ocorreu uma única vez com o flatpak da Steam, que crashava sempre ao iniciar. Desinstalei, instalei o .deb e tudo voltou ao normal, até hoje.
Já no notebook Dell isso me ocorreu recentemente com o Lutris. Uso o Lutris essencialmente para jogos do GoG, jogos antigos como HoMM 3, Doom, Diablo, etc. Lutris estava no sistema havia tempos já, em .deb. Pode ser que tenha acontecido alguma atualização entre uma vez ou outra que abri, o que acontece é que quando eu iniciei o Lutris, não conseguia acessar a biblioteca GoG, ele crashava. Iniciando pelo comando lutris -d retornava o erro GLXBadFBConfig. Crente que era erro do driver mesa ou tretas de compatibilidade do chipset antigo, fiz de tudo, até que consegui acessar a biblioteca ao usar o comando MESA_GL_VERSION_OVERRIDE=4.5. Porém o erro GLX se repetia em todos os jogos que eu tentava rodar via Lutris. Cheguei até a instalar Mesa Kisak mas sem sucesso. Desinstalei e reinstalei o Lutris, mesmo problema. Resolveu quando apaguei o .deb e coloquei o Flatpak, funcionou como se nada tivesse acontecido.
No netbook eu também tive problemas recente com uma distro, a Busenlabs. A distro estava funcionando belezinha, excelente para usar editor de texto no netbook. Um dia eu desliguei normalmente, alguns dias depois quando fui usar, ficava em uma tela preta logo após o boot da bios.
São situações distintas que eu trouxe com o objetivo de ilustrar essa sensação que eu tenho a respeito dessa situação. Na aparência fica o sentimento de “ontem estava funcionando, hoje quebrou”, mas sei que há outras coisas acontecendo que provocam estes problemas. Gostaria que me ajudassem a entender, e se souberem me indicar algum material onde eu possa me informar mais, agradeceria!
Obrigado pela atenção!