Porque a maioria das usuários Linux não falam sobre o Zorin OS?

Boa tarde galera! Me respondam uma coisa?

Porque o Zorin OS não tem maior visibilidade no mundo Linux, assim como por exemplo, o Linux Mint? Resolvi testá-lo esta semana, por cuiriosidade (sou desses), e acabei me deparando com uma grata e fantástica surpresa.

Foi uma das poucas distros que consegui instalar e trabalhar (estou usando no meu note de trabalho), tudo funcionou perfeito, é linda de morrer, leve, com um Gnome modificado com um carão de KDE/Windows/Deepin, dependendo da sua escolha de design pois tem o seu visual configurável com apenas alguns cliques, simples, base .deb, Tem uma equipe / empresa por trás extremamente competente, que entregam soluções próprias como o Zorin Connect (baseado no KDE conect, mas que funcionou pra mim melhor que a função do KDE), e estão para lançar o Zorin /grid, uma solução empresarial de configuração e monitoramento em massa de estações rodando Zorin.

Contam com a versão Core (gratis), a versão Ultimate (paga, com adição de apps e configurações visuais extras) versão Lite, com XFCE e a versão Education, focada em escolas. A prefeitura de Vicenza na Itália adotou o Zorin como seu sistema principal em mais de 500 máquinas, substituindo o Windows de todas elas.

Vejo um belo trabalho profissional, não aprnas “mais do mesmo”, com apenas pegar um Ubuntu mudar o visual e dizer que é outra distro. Tem planejamento, marketing, visão e soluções empresariais e foco em facilidade de uso. Eu pelo menos, não uso Linux pra me tornar um programador, não é essa minha profissão. Eu, assim como milhares de pessoas só precisa de um sistema para trabalhar, usar minha internet, meu acesso remoto, minahs planilhas, etc… e que seja uma alternativa eficaz ao Windows. E nisso o Zorin brilha.

Deixem seus comentários quem já usou e não gostou (e porque), e quem não testou, teste e fala comigo…

12 curtidas

Eu mesmo tive problemas pra instalar no meu lap distros baseadas no Ubuntu. Mas recomendei a uma amiga o Zorin Lite e ela adorou, usa sempre num lap antigo dela

Eu já usei a versão Lite e tava amando, tudo funcionou perfeito, e realmente era muito lindo. Só deixei de usar por conta de um bug que do nada removia os painéis, mas fora isso eu não tinha nenhuma reclamação dele.

1 curtida

Já aconteceu comigo, instalei a distro no começo do mês e parece que foi resolvido.

1 curtida

Como o Zorin OS sempre foi uma distro “pequena”, ele não tinha tanta visibilidade quanto pode ter hoje. A partir do momento em que eles transformaram o projeto em uma empresa, ele ganhou bastante visibilidade, principalmente no mundo comercial, podendo ser adotado por várias empresas e organizações governamentais por ter uma equipe de suporte empresarial.

É uma distro que eu recomendo para vários usuários, e não tenho dores de cabeça. Creio que no lançamento de sua versão 20, ele terá mais visibilidade que distribuições como o Mint, por exemplo.

Graças a Deus não tive problema algum! Vamos ver…

1 curtida

A Lite não testei, to usando a Core, com Gnome. Até o momento sem bugs. Oremos rs Testa a Core tb, ve se fica boa pra você.

Verdade! Fiquei bem impressionado com o profisssionalismo em cada detalhe, tanto nos projetos, como o Grid, assim como no site deles e na Distro. Creio também que vá creescer muito ainda.

1 curtida

Na verdade falam e muito, é uma das distros da moda junto com Pop!_OS e Elementary OS. Porém, não são mais faladas entre um certo perfil de usuários Linux por não ter alcançado AINDA a estabilidade de distros tradicionais e altamente confiáveis.

4 curtidas

Se for por isso, pra mim é questão de tempo até se tornar uma referência, pois até o momento foi a mais estável que usei nos últimos tempos. Base forte (Ubuntu), sabe se vender (site impecável, cases de sucesso como a prefeitura de uma cidade italiana que adotou como padrão e substituiu o Windows), além da beleza, leveza.

1 curtida

Já testei o ( Zorin ) na versão “Lite” usei por um bom periodo e já até instalei em dois Netbook,s
, tive boas experiências , e recomendo para iniciantes como eu , mas na minha opinião o que deixa os usuários mais avançados com o pé atrás talvez seja por conta da sua base , mesmo sabendo que terá suporte até 2023 , mas querem sempre testar ou usar algo mais recente ,
para quem tem um Hardware bem limitado alem do Debian eu sempre o recomendo.

Realmente, pra quem vem do Win no meu ver atualmente é a melhor indicação. Acabei de instalar no note da minha filha de 11 anos. Amou rs.

1 curtida

SIM, cade o ZorinOS nas indicações de distros pra iniciantes (sim eu sei q é a primeira no posto do blog, mas aqui é dificil alguém comentar )

ZorinOS é uma distro bem pé no chão, não tenta trazer uma nova experiencia nem nada, pegou o que é solido, um ubuntu LTS, e o gnome, modificou e pa, está ai, fácil de usar, com suporte a tudo, e bem implementado.

Estou ai a mais de um mês usando ela, e curti bastante, eu até parei de usar o terminal pra quase tudo como fazia antes, unico ponto é q, mesmo com o suporte a flatpak, não vem com o repositório do flathub, acho q é pra não ter apps duplicados na loja, mas vc resolve isso indo no site do flathub e baixando qualquer programa de lá, tudo SEM usar o terminal.

2 curtidas

Em relação ao Zorin especialmente desconheço detalhes.

Mas sempre me pergunto até que ponto vale a pena levar em consideração a opinião do pessoal. Penso pelo seguinte:

Tem pessoas que ficam pulando distro toda semana (nada contra) mas cada semana vão recomendar uma coisa e na semana seguinte apaixonar por outra - no fim a mesma pessoa recomenda cada semana uma coisa - exagerando a situação claro. Se é bom porque não parou na distro boa e sempre fica procurando algo?

Tem as pessoas que não ficam trocando. Meu caso até. Quase 2 anos de Debian e quase 2 anos no Fedora. Como esse perfil vai dar opinião válida se desconhece outros sistemas?

Terceiro perfil é o fanboy, ele usa e recomenda. Porque sim, sem argumento, é o que ele usa e por isso é o melhor.

Penso que o melhor é pesquisar por si e experimentar. Não dá pra levar a opinião dos outros a sério ou ainda considerar citações de fórum. Não nesse nível ao qual questiona.

4 curtidas

Eu usei ele muuuito tempo atrás, talvez quando a base dele era Ubuntu 12.04, mas eu era iniciante, e eu cometia alguns erros com ele rsrs

Não sei como está o design hoje, mas acredito que esteja mais bonito do que já era.
A única coisa que me deixa intrigado é parecer não existir uma documentação.

Estive bisbilhotando o site oficial, cheguei em alguns pontos bem similares a documentação, mas ao clicar em qualquer link, sou redirecionado ao Forum do Zorin, me causando a impressão que a mensagem que eles querem passar é “a documentação é a comunidade”.

Alguém saberia me explicar sobre essa parte de documentação do Zorin?

1 curtida

Distro ótima e bem falada sim. Uma boa opção sem dúvidas. Não é desconhecida não RS

1 curtida

É uma boa distro, assim como Mint, inclusive tendo um mercado mais promissor do que esta ultima citada.
Pessoalmente, prefiro o Mint; mas creio que tanto o Mint quanto o Zorin carregam a estigma da estabilidade e facilidade de uso. Só sinto falta de uma documentação, o que me faz não recomendar ela a quem é leigo 100%.

2 curtidas

Eu mesmo tenho observado o q tem de interessante no Zorin e integrando ao TigerOS.

3 curtidas

Eu já testei as duas versões do zorin e gostei muito. O zorin e simples, fácil e tem muita qualidade. E uma pena que muita gente esquece dele.

1 curtida

Acho que isso não é algo que ocorre somente com o Zorin, portanto não seria o mais correto dizer que a galera não gosta dele.

O mundo Open Source tem quase uma infinidade de distros para todos os gostos e propósitos que você tem para com um sistema operacional; mas levando em consideração que a maioria das pessoas que usam Linux são usuários que já ao menos trabalharam com T.I. (como o meu caso) e que por isso sabem o quanto é importante performance e a possibilidade de deixar o sistema com a sua cara, as mais famosas são as que fornecem esse tipo de proposta para seus stakeholders.

O Zorin OS não vem muito com essa proposta. O Zorin OS e todo o staff que trabalha em cima dele é mais focado em atrair o usuário final para o mundo Open Source como forma de curiosidade e também tentar se assemelhar a algo que seja user friendly, fugindo um pouco daquela temática “sou alternativão” do Linux.

Talvez por esses fatores que o Zorin OS não encontra tanto espaço no mundo Linux.

4 curtidas