Porque a Dell ainda envia seus notebooks com o Ubuntu 16.04?

Comprei um notebook Dell G7 7588, e veio com essa belezinha de Ubuntu 16.04 com Unity. Porque a Dell ainda envia notebook com essa versão de sistema, sendo que já tem até a versão 19.04?

3 Curtidas

Comprei um Dell OptiPlex 3060 Micro alguns meses atrás e ele também veio com o Ubuntu 16.04. Leva algum tempo até o sistema passar por testes internos, ainda assim, já se passou mais de 1 ano do lançamento do Ubuntu 18.04, creio que seja tempo mais que suficiente. A versão 19.04 não é LTS, fabricantes não costumam utilizar versões intermediárias.

De qualquer forma, fico feliz pela Dell vender computadores com Linux no Brasil.

8 Curtidas

Muito bom a Dell fazer isso, reduz o preço do produto e ainda introduz mais pessoas ao mundo Linux. Por esse motivo acho que deveriam mandar um sistema mais atualizado, não sei se o Ubuntu 16.04 com Unity atraia muitas pessoas hoje em dia, já ficou um sistema meio datado, me senti em 2016 rsrs.

2 Curtidas

Eu prefiro o Ubuntu com Unity do que o Ubuntu com Gnome, mas de qualquer forma, utilizo o Plasma.

2 Curtidas

O Plasma mesmo é muito mais atrativo e bonito, creio que talvez seria uma boa alternativa o Kubuntu, porém acho que para Dell preparar uma distro nova com uma DE diferente deve gerar muitos gastos que refletiriam no preço do produto.

1 Curtida

O ideal é verificar todos os modelos (e preços). Quando comprei meu notebook Dell em 2014… A versão Linux era mais cara que a versão Windows - uns 100 reais de diferença.

Qdo se fala em Venda Casada… tive aí, uns 400 reais de desconto no produto; ao optar pelo Windows.

Obviamente, peguei a versão Windows e instalei o Linux posteriormente.

2 Curtidas

Nossa que estranho né… deve ter sido alguma parceria com a Microsoft, porque geralmente a mesma versão do Notebook com o Linux sai mais barato.

2 Curtidas

É muito estranho isso. Trabalho num canal Dell e, para desktops e notebooks, nunca vi um com Linux ficar mais caro que com Windows (sendo do mesmo modelo, claro).
Para servidores, dependendo do sistema operacional, pode ficar mais caro, dependendo do suporte Red Hat ou Suse escolhido. Não há opção de servidores com Ubuntu.
Sobre a questão de manter a versão 16.04, é preciso analisar algumas variáveis.
Não é só questão de tempo para homologar (o que acontece, realmente). Mas então eles não conseguiriam adaptar as máquinas rapidamente para as novas versões do Windows, que são muito mais problemáticas em função dos drivers, compatibilidades, etc.
É uma simples questão de “mercado” (essa coisa fantasmagórica que tomou conta da humanidade, seja lá o que isso queira dizer). A Dell não deve vender 5% do seu hardware com Linux. Principalmente no ambiente empresarial, que é realmente o foco da Dell, apesar de não parecer.
Para o mercado doméstico, acho que a venda com Linux não chega nem a 1%. Por isso, o “pouco caso” com o sistema.
Às vezes um cliente nos pede algumas máquinas “sem SO”. Mas a Dell não vende desktops/notebooks sem SO. Aí tem que ir com Linux, que é realmente sem custo.
Na verdade, se você escolher uma máquina com Linux, terá um preço. Se for com Windows 10 Pro sai por uns 400 reais a mais. Se for com Home (apenas mercado doméstico), por uns 300 reais a mais.

5 Curtidas

Agora a Dell está enviando notebooks com o Ubuntu 18.04. :smiley:

2 Curtidas

Meu amigo, gostaria de te pedir um favor, se as configurações de sua Bios estiver no padrão enviada pela Dell seria possível vc postar as telas das configurações?Todas elas. O meu como zerei a bios e configurei do meu modo, acabei perdendo o valor padrão e as condições mudam de Linux pra Windows. Valeu

1 Curtida

Dá uma sacada…
https://unityxp.tk

Ainda tem aquela tela de boot marota?

Queria saber como eles implementaram isso…

2 Curtidas

Tem que vende com Linux né, os notebook já são caras e não sei agora mas me lembro que só de não compra um PC com Windows já deixa ele uns 300 reais mais barato e eu nem sei porque eles fazem isso sendo que eles manda o Windows e ele nem vem ativado eles só baixa do site e instala e passa 30 dias e já tem a mensagem falando da licença …
Tenho um Dell que comprei a um tempo já e aconteceu isso e achei que eu fosse um azado mas nem liguei só crackei e ■■■■-se, só que uma conhecida minha compro um Dell também a nem um mês e veio na mesma situação kkkkkkk ela chego com o notebook aqui com o Windows pedindo pra ativa e com uns programas a mais que acho que é padrão deles instala, eu formatei tudo e instalei só os programas que ela me disse que usaria.

Então @rauldipeas o meu é um Dell G7 7588, eu vi no site da Dell agora na black friday que tem opção de escolher entre Windows 10 e Ubuntu 18.04.

Meu amigo iria comprar um com o 18.04, mas acabou não comprando, então ainda não vi se tem a animação inicial nessa versão.

No 16.04 que veio no meu tinha sim, eu lembro de aparecer. Mas nem pensei em dar uma olha em como fizeram isso, já formatei e instalei o Mint na época, rsrs, agora está com o Ubuntu 19.10.

2 Curtidas

Você não tem uma imagem de recuperação?

1 Curtida

Muito estranho isso. A partir de 2016, as licenças do Windows 10 OEM (vendido com a máquina) são digitais. Elas estão gravadas na BIOS do equipamento. Então, na teoria, não precisaria ativar nada. Basta conectar na Internet uma vez, para a Microsoft validar.
Se tiver qualquer problema, liga para o 0800 da Dell que eles resolvem na hora.

Ele deve entrar em www.dell.com.br/suporte, colocar a service tag do notebook que provavelmente terá a imagem de recuperação lá (se for muito antigo, provavelmente não terá.)

2 Curtidas

Não tenho, costumo apagar todas partições para usar o disco totalmente.

Mas como o amigo @lfmoreno disse, talvez pelo site de para baixar, nunca tentai fazer isso.

1 Curtida

Acabei de comprar um dell, aproveitei os descontos da black friday e ele vem com o 18.04.

1 Curtida

Tem aquela animação de boot que eu postei?

eu tambem ja vi notebook Dell com linux ficar mais caro que versão com Windows! acho que ja teve reportagem sobre isso uma vez!