Por um Linux Bonito e Funcional!?
Uso GNU/Linux desde 1998. Desde então venho testando e experimentando algumas distribuições e diversos gerenciadores de janelas na busca por algo que seja ao mesmo tempo bonito e funcional.
Quando digo bonito estou a referir-me a um sistema bem polido visualmente, com ícones bem desenhados e com um padrão visual sistêmico coerente, onde a soma dos detalhes faz toda a diferença.
Quando digo funcional, estou a referir-me a um sistema bem automatizado e visualmente bem planejado, com funções e aplicativos do próprio sistema que otimizam o meu trabalho e a minha produtividade.
Hoje em dia eu também prezo pela leveza e simplicidade, ou seja, um sistema enxuto que exija poucos recursos do meu hardware e que seja intuitivo com base na máxima “menos é mais”. Além de enxuto, eu também acho importante que um sistema tenha menos opções e botões disponíveis por padrão, com a possibilidade de sofistificação e personalização para quem assim o desejar.
Eu também aprecio sistemas bem padronizados, ao passo que, acredito que a diversidade e a liberdade sejam algo essencial para a expansão da criatividade e inovação. Considerando que o Universo GNU/Linux seja um mar de diversidade, mesmo que hajam algumas tentativas de padronização, ainda acho que não esteja bom o suficiente.
Uma das lições que aprendi ao usar GNU/Linux foi que os sistemas mais utilizados, principalmente por usuários finais, tendem a ser os que dão menos problemas, pois há mais feedbacks e bug reports realizados pela comunidade de usuários. Assim, mesmo que eu tenha um certo conhecimento técnico, prefiro não ter que ficar perdendo meu tempo buscando soluções para resolver problemas. Esse foi um dos motivos pelo qual eu parei de usar Debian e comecei a usar Ubuntu anos atrás.
Retomando o conceito de um sistema bonito, considerando que sou bem exigente em relação à apresentação visual de um sistema, tenho apreciado as inovações visuais apresentadas pelas distribuições ElementaryOS e Deepin. Já experimentei ambas as distribuições e, depois de um certo tempo, acabei retornando ao Ubuntu, pois ambas distribuições possuim uma taxa de atualização muito baixa, principalmente o Deepin, prejudicando assim a funcionalidade do sistema e, consequentemente, no desenpenho e na eficiência do meu trabalho.
Sabe quando tu estás a visitar um cliente e aquela funcionalidade não funciona? Então, isso gera mais um ponto negativo para a reputação do GNU/Linux e, principalmente, a minha.
Resumindo, entre um sistema bonito e funcional, preciso priorizar por um sistema funcional para garantir a minha eficiência e a minha produtividade.
O Ubuntu (padrão), com o Gnome Desktop, atualmente é um sistema consideravelmente bonito e funcional. Ao mesmo tempo, venho acompanhando o desenvolvimento do Deepin e do Qt (framework utilizado no desenvolvimento do DDE - Deepin Desktop Environment)
[Vídeo: DioLinux]
O que é GTK e Qt? (Linux) - DTL Nº3
O que é GTK e Qt? (Linux) - Diolinux Explica - YouTube
e percebo que há um grande potencial no DDE (Deepin Desktop Environment). Sendo assim, resolvi dar mais atenção ao Deepin.
O Deepin afirma ser um sistema robusto (“estável como uma rocha”) por usar o Debian como base, só que perde em segurança pela baixa taxa de atualização do sistema. Além disso, também perde em produtividade para usuários finais que precisam de aplicações mais atualizadas. Então, eu vejo o Deepin como algo paradoxal caso o foco da organização (Wuhan Deepin Technology Co., Ltd.) seja usuários finais.
Na busca por um sistema que seja mais bonito e funcional que o Ubuntu, busquei instalar aplicações mais atualizadas no Deepin via Ubuntu APP (com gambiarra), flatpak e snap, mas encontrei problemas de funcionalidade e, principalmente, visual, ou seja, temas de aplicativos não alinhados com o sistema padrão. Além disso, encontrei alguns problemas (bugs) no Deepin que eu não tenho encontrado normalmente no Ubuntu.
Sendo assim, decidi fazer algumas pesquisas e buscar algumas soluções que combinem o potencial do Deepin (bonito) com o do Ubuntu (funcional).
Neste sentido, encontrei o post da Ana Carolina
[Post: Ana; Diolinux Plus]
O que você sente falta e/ou não gosta no Linux?
O que você sente falta e/ou não gosta no Linux? - Linux - Diolinux Plus
no qual o Dionatan Simioni fez um vídeo específico sobre
[Vídeo: DioLinux]
O QUE VOCÊ SENTE FALTA NO LINUX?
🤔 O QUE VOCÊ SENTE FALTA NO LINUX? 🤔 - YouTube
Acho os comentários da Ana e do Dionatan bem pertinentes e concordo com boa parte deles. Precisamos de mais Designers no mundo GNU/Linux. Beleza não é tudo e, ao mesmo tempo é fundamental.
Além disso, fiz alguns testes rodando o DDE (Deepin Desktop Environment) no Ubuntu através dos repositórios disponíveis
[Site] (Deepin) Desktop Transplantation
Desktop Transplantation – Deepin Technology Community[PPA]
Deepin Desktop Environment
Deepin Desktop Environment : leaeasy
e tive que passar muito tempo corrigindo o sistema para ele ficar com uma apresentação visual minimamente aceitável. Isso desmotiva-me bastante quando penso que precisarei fazer isso periodicamente a cada reinstalação do sistema. Além disso, o PPA do DDE está muito desatualizado (!). Na data que estou a realizar este post, a última atualização realizada no PPA foi a 70 semanas atrás (quase 18 meses ou quase 1 ano e meio!).
Para quem tiver interesse em realizar os mesmos testes, reuni alguns links úteis abaixo.
[Vídeo: DioLinux]
Ubuntu Minimal - Instalação (Ubuntu com 56 MB)
Ubuntu Minimal - Instalação (Ubuntu com 56 MB) - YouTube[Vídeo: DioLinux]
Eu fiz um “ArchBuntu”? - Um GNOME MEGA MINIMAL!!!
Eu fiz um "ArchBuntu"? - Um GNOME MEGA MINIMAL!!! - YouTube[Vídeo: DioLinux]
Deepin Desktop no Ubuntu/Mint é possível? - Testando Repositório
Deepin Desktop no Ubuntu/Mint é possível? - Testando Repositório - YouTube[Vídeo: O Sistemático]
“UBUNTU DEEPIN” Instalando interface Deepin no Ubuntu Minimal
"UBUNTU DEEPIN" Instalando interface Deepin no Ubuntu Minimal - YouTube
Como o PPA do Deepin está muito desatualizado (!), então pensei na possibilidade de obter os pacotes do DDE mais atualizados diretamente da fonte, ou seja, no repositório oficial do Deepin
[Repositório]
Official Packages Repository
http://packages.deepin.com[Repositório]
(Deepin) Packages
Packages – Deepin Technology Community
e instalá-los no Ubuntu, só que isso daria um trabalho considerável para identificar e organizar todos os arquivos, além da verificação de compatibilidade entre os sistemas e minimizar a quebra de dependências entre os pacotes .DEB.
Seria ótimo se a própria organização do Deepin (Wuhan Deepin Technology Co., Ltd.) mantivesse um PPA atualizado do DDE em tempo real. Acredito que isso traria ainda mais usuários para o Deepin e otimizaria o processo de desenvolvimento do DDE. Uma outra boa possibilidade seria se o Deepin voltasse a utilizar o Ubuntu como base (assim como era no passado).
Enquanto essas possibilidades não acontecem, e considerando que não pretendo ficar a esperar por elas, então acho melhor começar a pensar em alternativas enquanto continuo a utilizar o Ubuntu (padrão).
Eu poderia começar a realizar qualquer uma das possibilidades que mensionei, só que hoje em dia não tenho como prioridade ficar mantendo (atualizado) alguma distribuição e/ou algum repositório. Estou a realizar muitas outras coisas e preciso otimizar o meu tempo.
Caso alguém tenha interesse em manter um PPA atualizado do DDE e/ou criar uma distribuição Ubuntu Deepin (Dubuntu!?), eu posso ajudar na formação e organização da equipe para criar estas iniciativas, pois eu trabalho profissionalmente com design e autogestão de equipes, processos e projetos.
E então, tu que estás a ler este texto tens interesse e disponibilidade? Senão, terias outras ideias, propostas e/ou alternativas de como viabilizar um GNU/Linux bonito e funcional?
SE Resposta = True ENTÃO Comente.
(Em caso positivo, então comente)
Vamos Sonhar juntos e juntas.
Um dia chegamos lá.
Pois “Sonho que se Sonho junto é realizade”.