Por um Linux Bonito e Funcional!?

Por um Linux Bonito e Funcional!?

Uso GNU/Linux desde 1998. Desde então venho testando e experimentando algumas distribuições e diversos gerenciadores de janelas na busca por algo que seja ao mesmo tempo bonito e funcional.

Quando digo bonito estou a referir-me a um sistema bem polido visualmente, com ícones bem desenhados e com um padrão visual sistêmico coerente, onde a soma dos detalhes faz toda a diferença.

Quando digo funcional, estou a referir-me a um sistema bem automatizado e visualmente bem planejado, com funções e aplicativos do próprio sistema que otimizam o meu trabalho e a minha produtividade.

Hoje em dia eu também prezo pela leveza e simplicidade, ou seja, um sistema enxuto que exija poucos recursos do meu hardware e que seja intuitivo com base na máxima “menos é mais”. Além de enxuto, eu também acho importante que um sistema tenha menos opções e botões disponíveis por padrão, com a possibilidade de sofistificação e personalização para quem assim o desejar.

Eu também aprecio sistemas bem padronizados, ao passo que, acredito que a diversidade e a liberdade sejam algo essencial para a expansão da criatividade e inovação. Considerando que o Universo GNU/Linux seja um mar de diversidade, mesmo que hajam algumas tentativas de padronização, ainda acho que não esteja bom o suficiente.

Uma das lições que aprendi ao usar GNU/Linux foi que os sistemas mais utilizados, principalmente por usuários finais, tendem a ser os que dão menos problemas, pois há mais feedbacks e bug reports realizados pela comunidade de usuários. Assim, mesmo que eu tenha um certo conhecimento técnico, prefiro não ter que ficar perdendo meu tempo buscando soluções para resolver problemas. Esse foi um dos motivos pelo qual eu parei de usar Debian e comecei a usar Ubuntu anos atrás.

Retomando o conceito de um sistema bonito, considerando que sou bem exigente em relação à apresentação visual de um sistema, tenho apreciado as inovações visuais apresentadas pelas distribuições ElementaryOS e Deepin. Já experimentei ambas as distribuições e, depois de um certo tempo, acabei retornando ao Ubuntu, pois ambas distribuições possuim uma taxa de atualização muito baixa, principalmente o Deepin, prejudicando assim a funcionalidade do sistema e, consequentemente, no desenpenho e na eficiência do meu trabalho.

Sabe quando tu estás a visitar um cliente e aquela funcionalidade não funciona? Então, isso gera mais um ponto negativo para a reputação do GNU/Linux e, principalmente, a minha.

Resumindo, entre um sistema bonito e funcional, preciso priorizar por um sistema funcional para garantir a minha eficiência e a minha produtividade.

O Ubuntu (padrão), com o Gnome Desktop, atualmente é um sistema consideravelmente bonito e funcional. Ao mesmo tempo, venho acompanhando o desenvolvimento do Deepin e do Qt (framework utilizado no desenvolvimento do DDE - Deepin Desktop Environment)

[Vídeo: DioLinux]
O que é GTK e Qt? (Linux) - DTL Nº3
https://youtu.be/O-VGFH3eMhY

e percebo que há um grande potencial no DDE (Deepin Desktop Environment). Sendo assim, resolvi dar mais atenção ao Deepin.

O Deepin afirma ser um sistema robusto (“estável como uma rocha”) por usar o Debian como base, só que perde em segurança pela baixa taxa de atualização do sistema. Além disso, também perde em produtividade para usuários finais que precisam de aplicações mais atualizadas. Então, eu vejo o Deepin como algo paradoxal caso o foco da organização (Wuhan Deepin Technology Co., Ltd.) seja usuários finais.

Na busca por um sistema que seja mais bonito e funcional que o Ubuntu, busquei instalar aplicações mais atualizadas no Deepin via Ubuntu APP (com gambiarra), flatpak e snap, mas encontrei problemas de funcionalidade e, principalmente, visual, ou seja, temas de aplicativos não alinhados com o sistema padrão. Além disso, encontrei alguns problemas (bugs) no Deepin que eu não tenho encontrado normalmente no Ubuntu.

Sendo assim, decidi fazer algumas pesquisas e buscar algumas soluções que combinem o potencial do Deepin (bonito) com o do Ubuntu (funcional).

Neste sentido, encontrei o post da Ana Carolina

[Post: Ana; Diolinux Plus]
O que você sente falta e/ou não gosta no Linux?
O que você sente falta e/ou não gosta no Linux? - Linux - Diolinux Plus

no qual o Dionatan Simioni fez um vídeo específico sobre

[Vídeo: DioLinux]
:thinking: O QUE VOCÊ SENTE FALTA NO LINUX? :thinking:
https://youtu.be/oBgWgxk3kYE

Acho os comentários da Ana e do Dionatan bem pertinentes e concordo com boa parte deles. Precisamos de mais Designers no mundo GNU/Linux. Beleza não é tudo e, ao mesmo tempo é fundamental.

Além disso, fiz alguns testes rodando o DDE (Deepin Desktop Environment) no Ubuntu através dos repositórios disponíveis

[Site] (Deepin) Desktop Transplantation
Desktop Transplantation – Deepin Technology Community

[PPA]
Deepin Desktop Environment
Deepin Desktop Environment : leaeasy

e tive que passar muito tempo corrigindo o sistema para ele ficar com uma apresentação visual minimamente aceitável. Isso desmotiva-me bastante quando penso que precisarei fazer isso periodicamente a cada reinstalação do sistema. Além disso, o PPA do DDE está muito desatualizado (!). Na data que estou a realizar este post, a última atualização realizada no PPA foi a 70 semanas atrás (quase 18 meses ou quase 1 ano e meio!).

Para quem tiver interesse em realizar os mesmos testes, reuni alguns links úteis abaixo.

[Vídeo: DioLinux]
Ubuntu Minimal - Instalação (Ubuntu com 56 MB)
https://youtu.be/zIbJh7xtCGI

[Vídeo: DioLinux]
Eu fiz um “ArchBuntu”? - Um GNOME MEGA MINIMAL!!!
https://youtu.be/bZr_4dhT2fs

[Vídeo: DioLinux]
Deepin Desktop no Ubuntu/Mint é possível? - Testando Repositório
https://youtu.be/149qqDOMimk

[Vídeo: O Sistemático]
“UBUNTU DEEPIN” Instalando interface Deepin no Ubuntu Minimal
https://youtu.be/DL2Sm_BP85Y

Como o PPA do Deepin está muito desatualizado (!), então pensei na possibilidade de obter os pacotes do DDE mais atualizados diretamente da fonte, ou seja, no repositório oficial do Deepin

[Repositório]
Official Packages Repository
http://packages.deepin.com

[Repositório]
(Deepin) Packages
Packages – Deepin Technology Community

e instalá-los no Ubuntu, só que isso daria um trabalho considerável para identificar e organizar todos os arquivos, além da verificação de compatibilidade entre os sistemas e minimizar a quebra de dependências entre os pacotes .DEB.

Seria ótimo se a própria organização do Deepin (Wuhan Deepin Technology Co., Ltd.) mantivesse um PPA atualizado do DDE em tempo real. Acredito que isso traria ainda mais usuários para o Deepin e otimizaria o processo de desenvolvimento do DDE. Uma outra boa possibilidade seria se o Deepin voltasse a utilizar o Ubuntu como base (assim como era no passado).

Enquanto essas possibilidades não acontecem, e considerando que não pretendo ficar a esperar por elas, então acho melhor começar a pensar em alternativas enquanto continuo a utilizar o Ubuntu (padrão).

Eu poderia começar a realizar qualquer uma das possibilidades que mensionei, só que hoje em dia não tenho como prioridade ficar mantendo (atualizado) alguma distribuição e/ou algum repositório. Estou a realizar muitas outras coisas e preciso otimizar o meu tempo.

Caso alguém tenha interesse em manter um PPA atualizado do DDE e/ou criar uma distribuição Ubuntu Deepin (Dubuntu!?), eu posso ajudar na formação e organização da equipe para criar estas iniciativas, pois eu trabalho profissionalmente com design e autogestão de equipes, processos e projetos.

E então, tu que estás a ler este texto tens interesse e disponibilidade? Senão, terias outras ideias, propostas e/ou alternativas de como viabilizar um GNU/Linux bonito e funcional?

SE Resposta = True ENTÃO Comente. :wink:
(Em caso positivo, então comente)

Vamos Sonhar juntos e juntas.
Um dia chegamos lá.
Pois “Sonho que se Sonho junto é realizade”. :smiley: :vulcan_salute:

2 curtidas

Olá @shaba, tudo beleza?

Cara tive que ler seu post algumas vezes para poder pegar as idéias gerais, se eu lesse esse post há uns 10 anos atrás já estaria criando uma conta no Launchap para poder criar um PPA. Mas hoje em dia, penso bastante diferente.

Eu entendo e concordo que ainda temos muitos pontos para melhorar no ambiente gráfico, mas, por outro lado, hoje eu acredito que colaborar com os times reportando e dando feedback é o caminho que trás mais resultados de longo prazo.

Sempre que posso eu reporto bugs ou mando algum feedback para as equipes das soluções que eu mais uso, no meu entendimento, agindo assim eu consigo potencialmente ajudar muito mais pessoas do que “forkando” o projeto e fazendo customizações por mim mesmo - o que na maioria das vezes não gera um benefício direto para o projeto original. Algo que fiz muito pouco ao longo dos anos foi ajudar financeiramente, mas hoje, venho estudando formas de poder retribuir aos projetos que me ajudam a ganhar dinheiro (inkscape, gimp, gnome, firefox, darktable, system76, etc.) porque dessa forma também incentivo a melhora e ajudo a criar um ambiente saudável para que o projeto seja sustentável.

Minha sugestão: crie uma lista objetiva dos pontos que estão te incomodando na distribuição que atualmente você utiliza, procure formas de entrar em contato com os desenvolvedores ou com a equipe mais indicada e passe a “alimentá-los”.

Envie relatórios de bugs, crie sugestões de melhorias, indique funções novas que seriam interessantes.

A magia do código livre é você poder fazer o que quiser com ele, mas a magia da comunidade é potencializar resultados através do trabalho em conjunto.

:vulcan_salute:

6 curtidas

Muito bom @eddiecsilva. Concordo contigo. Eu costumo fazer isso também. :grinning: :+1:

1 curtida
1 curtida

@eddiecsilva, escrevi para a o usuário responsável pelo PPA. Grato pela lembrança. :+1:

---------- Forwarded message ---------
From: Shaba
Date: Fri, Sep 6, 2019 at 4:08 PM
Subject: Deepin Desktop Environment PPA
To: leaeasy@gmail.com

Hello.

First of all, I would like to say thank you for your efforce in create and maintain the DDE (Deepin Desktop Environment) PPA.

I would to check if is there some preview to update the PPA? Because the last update was available 70 weeks (almost 1 year and half) ago.

It would be great if we could have a real time PPA updated in the same time of the Deepin development. This would bring more users for Deepin and improve the development of the DDE.

I think the DDE very interesting and a big potential.

How Deepin is delaying a lot for updates, I would like to use the DDE in Ubuntu.

Waiting for news.

Hugs and Cheers.

Shaba

Eu já mantive servidores abertos (jogos) e eu perdi a conta de quantos e-mails assim eu recebi. :slight_smile:

Se o PPA não é atualizado há tanto tempo, deve haver um motivo: falta de tempo, falta de dinheiro, falta de vontade e até mesmo desânimo com o projeto, só para citar alguns.

Creio que uma abordagem mais "bacana’ seria perguntar se ele poderia compartilhar o motivo da falta de updates e até mesmo oferecer ajuda de forma pró-ativa. Tenho certeza de que centenas de pessoas (talvez milhares) adorariam usar o DDE no Ubuntu, mas quantas estão dispostas a ajudar isso a acontecer?

:vulcan_salute:

1 curtida

Boa. Fiz isso. :grinning: :+1:

---------- Forwarded message ---------
From: Shaba Piffer
Date: Fri, Sep 6, 2019 at 4:25 PM
Subject: Re: Deepin Desktop Environment PPA
To: leaeasy@gmail.com

Hi.

I forgot to answer:

Could you share the reason for the lack of updates and how could we proactively offer help for you to maintain the PPA updated?

Waiting for news.

Hugs and Cheers.

Shaba

Traduzi o texto original e publiquei no Fórum Oficial do Deepin:

https://bbs.deepin.org/forum.php?mod=viewthread&tid=182474&page=1&extra=#pid618421

Divulguei o post original nos grupos “Deepin Brazil” no Facebook e Instagram. :grinning: :+1:

Segue abaixo o texto publicado em Inglês:

For a Beautiful and Functional Linux !?
This post was originally posted in Portuguese (Brazil) at September 06th in https://plus.diolinux.com.br/t/por-um-linux-bonito-e-funcional/9010
This post in Portuguese (Brazil) was published in the “Deepin Brazil” Facebook and Telegram groups.
All the references are in Portuguese (Brazil).

I have been using GNU/Linux since 1998. Since then I have been testing and experimenting with some distributions and various window managers looking for something that is both beautiful and functional.

When I say beautiful, I mean a visually polished system with well-designed icons and a coherent systemic visual pattern where the sum of the details makes all the difference.

When I say functional, I mean a well-automated and visually well-designed system, with system functions and applications that optimize my work and productivity.

Nowadays I also value lightness and simplicity, so that, a lean system that requires little hardware resources and is intuitive based on the maxim “less is more”. In addition to lean, I also think it’s important that a system has fewer options and buttons available by default, with the possibility of sophistication and customization for anyone who wants it.

I also appreciate well-standardized systems, whereas I believe diversity and freedom are essential to the expansion of creativity and innovation. Considering that the GNU/Linux Universe is a sea of ​​diversity, even though there are some attempts at standardization, I still don’t think it’s good enough.

One of the lessons I learned from using GNU/Linux was that the systems most commonly used, especially by end users, tend to be the least problem, as there is more feedback and bug reports from the user community. So, even if I have some technical knowledge, I prefer not to have to waste my time looking for solutions to solve problems. That was one of the reasons why I stopped using Debian and started using Ubuntu years ago.

Returning to the concept of a beautiful system, considering that I am very demanding about the visual presentation of a system, I have appreciated the visual innovations presented by the ElementaryOS and Deepin distributions. I’ve tried both distributions and after a while I ended up returning to Ubuntu, because both distributions have a very low refresh rate, especially Deepin, thus impairing the functionality of the system and consequently the performance and efficiency of my job.

Do you know when you are visiting a client and that feature doesn’t work? So, this generates another negative point for the reputation of GNU/Linux and especially for me.

In short, between a beautiful and functional system, I need to prioritize a functional system to ensure my efficiency and productivity.

Ubuntu (default), with Gnome Desktop, is currently a pretty beautiful and functional system. At the same time, I’ve been following the development of Deepin and Qt (Deepin Desktop Environment DDE development framework)

[Video: DioLinux]
What is GTK and Qt? (Linux) - DTL # 3
https://youtu.be/O-VGFH3eMhY

and I realize there’s a lot of potential in Deepin Desktop Environment (DDE). So I decided to pay more attention to Deepin.

Deepin claims to be a robust (“rock-stable”) system for using Debian as its base, but it loses security due to the low system update rate. In addition, it also loses productivity to end users who need more up-to-date applications. So I see Deepin as paradoxical if the focus of the organization (Wuhan Deepin Technology Co., Ltd.) is end users.

Looking for a system that is prettier and more functional than Ubuntu, I sought to install more up-to-date Deepin applications via Ubuntu APP (with alternative personalizations), flatpak and snap, but I found functionality and especially visual issues, so that, applications not aligned with the default system. Also, I found some problems (bugs) in Deepin that I haven’t normally encountered in Ubuntu.

So I decided to do some research and find some solutions that combine the potential of Deepin (beautiful) with Ubuntu (functional).

In this sense, I found Ana Carolina’s post

[Post: Ana; Diolinux Plus]
What do you miss and / or dislike about Linux?
http://bit.ly/32jYsp9

in which Dionatan Simioni made a specific video about

[Video: DioLinux]
: thinking: WHAT DO YOU FEEL MISSING IN LINUX? : thinking:
https://youtu.be/oBgWgxk3kYE

I find Ana and Dionatan’s comments very pertinent and I agree with most of them. We need more designers in the GNU / Linux world. Beauty is not everything and at the same time is key.

Also, I did some testing running Deepin Desktop Environment (DDE) on Ubuntu through the available repositories

[Site] (Deepin) Desktop Transplantation
https://www.deepin.org/en/dde/desktop-transplantation/

[PPA]
Deepin Desktop Environment
https://launchpad.net/~leaeasy/+archive/ubuntu/dde

and I had to spend a lot of time correcting the system to make it look minimally acceptable. This discourages me a lot when I think I will need to do this periodically with each reinstallation of the system. Also, the DDE PPA is very outdated (!). As of the date I am making this post, the last update to the PPA was 70 weeks ago (almost 18 months or almost 1 ½ years!).

For those interested in performing the same tests, I’ve put together some helpful links below.

[Video: DioLinux]
Ubuntu Minimal - Installation (Ubuntu 56 MB)
https://youtu.be/zIbJh7xtCGI

[Video: DioLinux]
I made an "ArchBuntu"? - A GNOME MEGA MINIMAL !!!
https://youtu.be/bZr_4dhT2fs

[Video: DioLinux]
Is Deepin Desktop on Ubuntu / Mint Possible? - Testing Repository
https://youtu.be/149qqDOMimk

[Video: The Systematic]
“UBUNTU DEEPIN” Installing Deepin Interface on Ubuntu Minimal
https://youtu.be/DL2Sm_BP85Y

Since Deepin’s PPA is so outdated (!), I thought about getting the most up-to-date DDE packages directly from source, ie from the official Deepin repository.

[Repository]
Official Packages Repository
http://packages.deepin.com

[Repository]
(Deepin) Packages
https://www.deepin.org/en/mirrors/packages/

and install them on Ubuntu, but that would take considerable work to identify and organize all files, check compatibility between systems and minimize breaking dependencies between .DEB packages.

It would be great if Deepin’s own organization (Wuhan Deepin Technology Co., Ltd.) kept an updated DDE PPA in real time. I believe this would bring even more users to Deepin and would streamline the DDE development process. Another good possibility would be if Deepin were to use Ubuntu as its base again (as it was in the past).

While these possibilities don’t happen, and considering that I don’t want to wait for them, then I think it’s best to start thinking of alternatives as I continue to use Ubuntu (default).

I could start realizing any of the possibilities I mentioned, but nowadays I don’t have as a priority keeping (up to date) some distribution and/or repository. I am doing many other things and I need to optimize my time.

If anyone is interested in maintaining an up-to-date DDE PPA and/or creating an Ubuntu Deepin (Dubuntu !?) distribution, I can help with team building and organization to create these initiatives, as I work professionally with team design and self-management, processes and projects.

So, are you reading this text interested and available? If not, would you have other ideas, proposals and / or alternatives on how to make a beautiful and functional GNU/Linux possible?

IF Answer = True THEN Comment. :wink:
(If your answer is positive, then comment)

Let’s Dream together.
One day we got there.
Cause “Dream that we Dream together is reality.” :smiley: :vulcan_salute:

1 curtida

@shaba espero que você tenha resultados, mas quanto mais eu leio seu post, mais me parece algo como “eu gostaria de tal coisa, alguém pode fazer por mim?”

Eu sugiro que reflita um pouco sobre a forma como você está tentando passar essa mensagem adiante, para mim, soa meio estranho como está exposto atualmente.

:vulcan_salute:

2 curtidas

@eddiecsilva, aprendi anos atrás que “quando não sabemos direito o que fazer, então é importante fazer alguma coisa”. O meu post trouxe-me algumas ótimas sugestões de tua parte, nas quais agradeço bastante. Com isso, tratei de ampliar a visibilidade to post em outros grupos para inspirar e gerar mais reflexão em mais pessoas em relação a este tema, ao mesmo tempo que estou a perguntar “quais são as causas do ‘problema’?” e/ou “como eu poderia ajudar?”. :grinning: :vulcan_salute:

2 curtidas

Grato pela referência @Bruno1. :+1:
Acho que estou sentindo a mesma angústia do Dionatan. :grimacing:

1 curtida

Então como você disse:

  • identificar e organizar todos os arquivos
  • verificar de compatibilidade entre os sistemas
  • minimizar a quebra de dependências entre os pacotes .DEB

Aqui indenfificamos a primeira questão:

Por que?
Parece idiota mas essa questão é muito forte, fazer algo assim (compatibilizar plataformas) é um trabalho assustadoramente complexo, mesmo se fosse usando formatos universais (que alias, todos os apps do DDE podem ser portados com uma receita pkg2appimage simples), então o primeiro passo andes de formar e organizar uma equipe é responder essa questão

A segunda questão vem antes da primeira:

Como o Georges Basile e o Tomaz Canabrava disseram na entrevista todos estão assim, todo mundo sem exceção, a próxima pergunta a se responder é:
Qual o retorno disso?
Por que eu deixaria de passar um tempo com os meus irmãos brincando pra fazer isso? Ajudar o Deepin a se popularizar? Se fosse o objetivo deles a Wuhan Deepin Technology Co., Ltd. já teria feito, eles nem ao menos tem como alvo o público ocidental, claro que apenas um exemplo

E por fim a última e talvez mais importante:

Não existe mesmo outro jeito?

O KDE por exemplo permite que o sistema seja completamente modificado (e quando eu digo completamente, é completamente mesmo), e isso inclui algo simples porém eficiente que resolve o seu caso, a beleza do Deepin provem de duas coisas principais, o tema de ícone que você encontra a versão upstream aqui e o efeito blur que você pode aprender a ativar e configurar a seu gosto nesse tutorial, não seria mais fácil configurar uma interface já existente pra que fique parecida ao invés de praticamente refazer o Deepin (coisa que a Wuhan Deepin Technology Co., Ltd. não quer que saja feita por sinal )?

1 curtida

Grato pela resposta @Natanael.755.

Imagino que criar, organizar e manter um repositório PPA para o DDE seja um trabalho muito grande. Por isso, tenho clareza que neste momento não tenho tempo e energia para fazer isso.

Entendo também que a grande maioria das pessoas estão bem ocupadas e que, caso haja um grupo de pessoas entusiasmadas a fazer algo de forma colaborativa e distribuída, então uma iniciativa pode ser iniciada. Neste caso, eu poderia contribuir e não espero que alguém faça isso por mim.

Eu também perguntei por outras ideias e alternativas, assim estou a receber e agradeço por todas as respostas.

Finalmente, tenho buscado outras alternativas em outros sistemas e tenho dado-me conta que dificilmente obterei o que busco, pois da mesma forma como o @Dio comentou no vídeo recente dele [O paradoxo das escolhas... - YouTube], a solução encontrada nunca estaria o suficiente. Entendo bem o Dionatan e compartilho da angústia dele.

Sendo assim, da mesma forma que eu fiz em outras ocasiões no passado e assim como descrito pelo Dionatan no vídeo acima, voltei ao início e reinstalei o Ubuntu padrão, sem mexer muito no sistema, pois tenho muitas outras coisas a fazer e preciso simplificar a vida. :wink:

Estou buscando interagir e contribuir mais com os desenvolvedores como sugerido pelo @eddiecsilva, pois concordo que precisamos unir forças ao invés de criar mais separação. Hoje já contactei outros dois desenvolvedores para relatar bugs e fazer sugestões em relação ao Gnome. Assim seguimos.

Um forte abraço a todos e todas.
Grato pelas dicas e pela atenção. :pray:

2 curtidas

Customiza o kde mano, é muito simples e pode trazer um resultado melhor que o Deepin

1 curtida

Grato pela sugestão @Natanael.755.

Como eu disse, estou buscando simplificar as coisas.

Compartilho do sentimento do Dionatan de que o KDE tem muitas mais opções disponíveis por padrão do que o Gnome e que isso pode acabar gerando mais confusão mental. Eu evito o KDE a anos por exatamente este motivo e sinceramente estou fugindo de grandes customizações, pois já perdi muito tempo com isso no passado.

O que atrai-me no Deepin é a beleza e a simplicidade.

O Gnome do Ubuntu padrão com o Addon Unite atende o mínimo que preciso por padrão (sim, eu gostava bastante do Unity).

Seguimos simplificando a vida… :vulcan_salute::smiley:

“As coisas devem ser tornadas tão simples quanto possível, mas não mais simples do que isso.” - Albert Einstein

1 curtida