por que usar linux? ja vem no notbook ou tem que instalar ?
Linux é um Kernel, utilizado em muitas distribuições, como Ubuntu, Fedora, SUSE, etc… As distribuições que usam Linux em seu backend são mais seguras, leves e conseguem explorar melhor o seu hardware.
*Notebook. E depende do modelo o qual você compra. Se o que você comprou vem com Windows, apenas ativando o WSL (Windows Subsystem for Linux) ou formatando a máquina.
Vou deixar alguns links úteis sobre linux e instalação de uma distribuição:
O que é o sistema Operacional Linux? - 4Linux (O que é Linux)
O que são distros Linux e qual devo instalar? - Canaltech (O que são distribuições Linux)
Install Ubuntu desktop | Ubuntu (Instalar a distribuição Linux Ubuntu)
Como criar um pendrive bootável com uma distro do Linux – Tecnoblog (Criar Pendrive Bootável)
Instalar o WSL | Microsoft Learn (Instalar o WSL)
Espero ter lhe ajudado
Pelo mesmo motivo que usaria Windows ou Mac: Porque você se sente confortável e o sistema mais ajuda que atrapalha… simples assim
Depende, notebooks Asus costumam vir, em outros tem que instalar
Eu uso porque eu quero, porque eu posso, porque eu gosto, porque eu tenho licença…
Notebooks dell e acer também vem com linux em alguns modelos
Uso porque funciona, resolve meus problemas, me sinto mais seguro e com minha privacidade mais protegida.
Além, é claro, do fato de ter centenas de opções diferentes para qualquer situação e facilmente poder adaptá-lo às minhas necessidades e gosto pessoal.
Creio que quase todos os grandes fabricantes têm modelos que vem de fábrica já com Linux pré instalado.