Por que usar Linux para programar?

Tenho visto uma série de programadores usando Linux, no seu dia a dia. Gostaria de saber por que todo mundo na área de T.I usa Linux?

1 curtida

Nem todos usam Linux.

Esse vídeo é sobre isso e muito interessante. Mesmo eu que não sou programador assisti inteiro e apreciei cada minuto.

2 curtidas

Nem todos usam, mas costuma ser mais fácil programar no Linux por ficar mais próximo do que temos nos servidores em produção.

Há não ser que programe para Desktop legado sem API para uma plataforma específica, aí o cenário é diferente.

Na minha empresa resolvi esse problema usando VMs com Windows para dar manutenção nos sistemas legados.

Fora isso tem a facilidade de com um script deixar o ambiente de desenvolvimento igual para todos, o Windows não tinha nada nativo para facilitar isso, mas está mudando agora com a chegada tardia do winget.

2 curtidas

A maioria das aplicações feitas é para rodar em um servidor e os servidores são Linux. Além disso, o Linux já vem meio que pronto para programar, já possui as configurações necessárias para sair programando. Ou mesmo quando se precisa configurar algo, só um comando no terminal ou na central de aplicativos já resolve, enquanto que no Windows vc precisa instalar, configurar variável de ambiente e torce para não bugar o sistema.

Isso do script para deixar o ambiente igual para todas máquinas, considero ser o principal ponto!
Quem trabalha com Windows precisaria de um servidor na rede, para poder contar com essa funcionalidade. Claro que desde o Windows Server 2003, com WSUS, já se poderia fazer isso, mas requer um servidor, enquanto que em qualquer distro Linux, não…

3 curtidas

Uma palavra: nixpkgs pesquisa sobre

1 curtida

Muito top @Natanael.755 , já usas com sucesso? Vi muita gente apanhando, mas ainda não vi falarem de uma implementação rodando perfeita.

1 curtida

Ss, é bem tranquilo