Por que programas no Linux consomem tanta memória RAM?

Reparei isso am alguns programas, especialmente visualizadores de PDF, tanto no Xubuntu (Atril) quanto no Kubuntu (Okular). O LibreOffice também.

Estou no Xubuntu agora, estou lendo um PDF de 686KB (kilobytes, não megabytes!) e 27 páginas. O consumo de memória RAM do Atril está em 543MB! WTF? No KDE (Okular) não é diferente.

O LibreOffice acho que regula melhor a memória, mas estou editando um documento .odt de quase 100 páginas com muitas imagens (todas comprimidas, de forma que o documento tem 28.8MB). O LibreOffice come 1,5GB da minha memória RAM. Que isso, velho?

Do LibreOffice eu até entendo um pouco porque ele tem que guardar informações de todas as páginas, uma vez que eu potencialmente posso ter editado algo que não se encontra na página atual que visualizo, mas um leitor de PDF poderia limpar da memória as páginas do PDF que não mais visualizo.

2 curtidas

se parar para analizar, antigamente fazíamos a mesma coisa com 128mb de ram

Nunca reparei em outras atividades, mas quando eu uso qualquer torrent client e o arquivo começa a ser semeado a memória cache enche até começar a usar a swap, deixando o sistema muito mais lento que o normal.

Isso me lembra deste tópico: https://plus.diolinux.com.br/t/o-desencanto-do-software/

No meu qBittorrent há um filme em estado “Enviando”, embora ele não esteja sendo semeado neste exato momento. O consumo de RAM do qBittorrent está um pouco acima dos 225MB.
Sou muito ingênio em achar que um programa desses não deveria estar consumindo mais do que 70MB?

1 curtida

O que consome sua memória é o Linux ou os aplicativos? no caso dos aplicativos, tem deles que usam quantidade considerável de memória visando um melhor desempenho.

Realmente meu título não foi feliz, vou ver se dá para editar.

E pensar que dependendo da DE da pra iniciar consumindo até menos que isso…

Aqui o qBitorrent esta consumindo 123mb, com 182 torrents semeando, porém nenhum conectado a nenhum peer.

a steam ta virando aos pouco um monstrinho de RAM, vários processos consumindo ram.

Eu passei por uma situação assim que me fez desistir de jogos no linux por exemplo, estou com 2 desktop, o meu que é 8 gb 3133 mhz, ryzen 5 1600, rx 480 de 8 gb e ssd e o do meu irmão com 8 gb 3133 mhz, ryzen 3 2200g, gtx 1050ti 4 gb e ssd. Em ambos eu tentei jogar Cities Skylines porem estourava o uso de memoria ram e mesmo com 2 gb de swap tbm estourava tudo. O minimo do jogo é 4 gb e recomendado e 6 gb de ram, mas mesmo com 8 e 2 de swap não conseguia iniciar nem o meu mapa com 40k habitantes nem um vazio. Já no windows é tranquilo de jogar nos 2 pc.

Com essa experiencia, uso para jogos o windows e todo o resto linux.

estranho… nunca tive problema de uso excessivo de RAM por qualquer app em qualquer SO

Se chama buffer/cache, só tem um detalhe

Esse é o tamanho físico, não o tamanho “de leitura”, uma imagem PNG 32 bit que usa canal Alpha de 400 KB para fins de comparação, ocupa fácil 40 MB de RAM, no entanto, geralmente isso é jogado no buffer/cache, o programa não está ocupando 300 MB de RAM, o uso real está em torno de 60 MB… eu já editei slideshows com mais de 300 slides no Impress, carregado de imagens em animações em um PC com 1 GB de RAM o uso batia a casa dos 900 MB no entanto o Impress fluia bem e eu podia abrir programas como o finado GNOME MPV de boas pra ouvir música

Resumindo: Não é uso real de RAM, é como se o programa dissesse: “Olha Linux, eu tô abrindo esse arquivo e ele parece ser pesado, então reserva X de RAM pra mim, se precisar você pode pegar”

Só pra fins de desencargo, meu KDE tá usando 550 MB de RAM com alguns apps gnome abertos, mas no consumo via free -h está 324 MB

5 curtidas

Francamente não sei… particularmente eu tenho uma experiência diferente.

O PDF tem 67 páginas e seu arquivo tem quase 3MB.

Verifique se o visualizador de PDF continua mantendo esse uso de RAM se você navegar pelo arquivo PDF (isto é, rolar pelas páginas dele).

Resolvi fazer um teste aqui (que não deve servir para nada :grinning:), nas três distros que tenho instalado (Arch, Debian e Mageia) duas no mesmo hardware e uma em um pc piorzinho. Usei três pdfs diferentes, abri usando apenas o Atril nas três distros, e o resultado foi:

3,9 MB e 559 páginas - Consumo em media de 150MB de ram - Texto, muitos gráficos, tabelas e imagens;
4,6 MB e 990 páginas - Consumo em media de 250MB de ram - Somente texto;
177MB e 142 páginas - Consumo em media de 190MB de ram - Texto e muitas imagens;

Sei que o “teste” é bobo que fiz não explica nada. Porém, achei curioso que o tamanho do pdf e a quantidade de imagens ou figuras (tabelas, gráficos etc.) não influenciou tanto. Achei que um pdf, como o primeiro, que teria muita coisa visual, além do texto, consumiria mais ram visto que a qualidade da parte gráfica é alta. Nem o número de páginas contou tanto, já que o arquivo de 142 páginas apresentou consumo maior que o de 559 páginas (e esse tinha uma parte gráfica muito maior). Enfim, acho que isso não foi muito útil. Mas, pelo menos, passei o tempo nesse carnaval que só chove hahahahahahahhah

1 curtida

Por conta disso eu acabei me disciplinando em abrir uma aplicação de cada vez.

Eu tenho um netbook bem simples com 2gb de ram e sempre costumo abrir uma coisa de cada vez nele. Navegar na internet escutando musica? Nem pensar. Agora to com mais um desktop com 8gb de ram e por incrível que pareça ainda tenho que usar esse método (uma coisa de cada vez ) de vez em quando.

E o que mais me deixa intrigado é como foi falado aqui que antigamente fazíamos tudo isso com 128 de ram.

1 curtida

Cara, se com 8gb de ram você está tendo problemas de memória em uso básico (como navegar na internet e escutar música ao mesmo tempo) tem alguma coisa muito errada ai. Eu tenho um i3 com 4 gb de ram e, agora mesmo, estou com o Firefox (com 6 abas abertas) o Audacious, o Atril, o xfce4-terminal, o mousepad (3 abas abertas), DosBox e o Liferea abertos ao mesmo tempo. Nem swap meu sistema tá usando! É verdade que são programas leves, com exceção do navegador (qualquer que seja), mas o sistema está fluido e sem qualquer travamento. Você tem alguma coisa bem errada ai nesse pc com 8gb de ram.

Qual seu hardware? Qual distribuição e ambiente gráfico está usando?

2 curtidas

well…
KKKKKKKKKKKKK

o Evince, do gnome, continuou firme tho

1 curtida

@Tuxraldo, você experimentou passar as páginas pra ver se o consumo de RAM crescia?

Sim. Fiz como se estivesse lendo, deixei um tempo aberto e fui avançando as páginas. Deixei carregar as miniaturas na lateral esquerda e as páginas também. O consumo ficou estável. Não é atoa que fiz essa media entre o consumo nas três distros.

1 curtida