Por que periodicamente preciso fazer uma formatação do Android?

Oi? Que aparelho você tem? Minha mãe que usa android tem um Galaxy S7 já bem velhinho tem digamos 3 anos nunca foi formatado…
Talvez a dica que posso te dar é limpar os wipe caches ao menos a cada três meses via modo recovery…

Entendi a piada… e a mesma coisa que falar que usa windows por 6 anos e dizer que nunca precisou formatar kkkkkkkkkkkkk bom mesmo que dependendo da pessoa o sistema fica suave durante anos… Mas vou levar como ironia

1 curtida

@ruanelivelton18 Não foi ironia, eu literalmente usei um pocket 2 de quando foi lançado no Brasil praticamente até 24 de junho desse ano quando eu fui roubado kkkkkk

1 curtida

Na minha opinião não existe isso de ter de formatar sempre, depende do seu uso, se ficar enchendo de lixo logo vai ficar cheio e lento, então a maneira mais rápida para tornar leve é formatar.

Mas depende do usuário, o meu eu só formato quando quero instalar novas ROMs, etc. No restante não formato, sempre que quero testar aplicativos e tal, eu baixo, testo e já apago se precisar.

1 curtida

Android é um Linux mas seus pacotes e dependências são diferentes das versões do desktop, a maneira que os aplicativos são instalados e removidos também, no geral é uma distro Linux meio unica, e ele realmente tem perda de desempenho gradual mas vai ser um problema se o telefone for já fraco e obsoleto, nada igual a um Windows, greenify com root funciona bem, otimizadores em geral é meio bobeira exceto uma função do file google, esse pelo menos funciona bem, mesmo assim vai precisar formatar o telefone mas não 6 meses, LineageOS é uma boa alternativa, versão sem os serviços da google instalada, vc instala o que quer separado e eles não ficam ocupando espaço extra, aplicação nativa do sistema sempre vai ocupar mais.

Obs: algumas marcas que n vou citar o nome tem umas customizações de fabrica que literalmente mata o seu aparelho apenas com um uso simples.

Custom ROMs aosp são uma ótima opção para smartphones “antigos”, vou aproveitar para dar uma dica de espaço para quem utiliza elas.

Com o tempo os programas da Google que o usuário instalou através dos gapps serão atualizados e ocuparão espaço extra, recomendo que o usuário reinstale (no período de 3/4 meses) a versão atualizada do gapps utilizada na primeira instalação, isso vai liberar um espaço considerável em seu armazenamento.

Existem muitas custom ROMs aosp que trazem recursos parecidos e até melhores que as ROMs stock, basta a pessoa dar uma pesquisada. Além de atualizar os patchs de segurança todo mês, lhe trazendo mais segurança.

Saudações.

Nunca precisei fazer formatar aparelho por lentidão, só formato o celular quando faço a troca de ROM ou depois de atualizar a versão do Android, fora isso não faço nada nesse sentido, usei a ROM Stock do meu aparelho atual por mais de 1 ano e só formatei uma vez depois que atualizou a versão do Android. Atualmente uso Custom ROM, enjoei da MIUI.

Existe uma boa prática muito ignorada pelos usuários chamada manutenção preventiva. Limpar o cache, remover arquivos obsoletos, dar um check no consumo de memória, etc. Tudo isso ajuda o seu sistema a continuar saudável.

Tenta fazer isso uma vez por semana ao invés de ter que passar por várias dores de cabeça a cada seis meses.

1 curtida