Tenho windows e o chrome/firefox/vivaldi/edge chromium funcionam muito bem pra navegar em paginas extensas como o reddit, mas é só mudar pra uma distro linux que a navegação fica lagada, uma coisa que melhora um pouco é a extensão smoothscroll mesmo assim ainda não fica liso, as distros que usei foram ubuntu 19.10, pop os 19.10, mint cinamon 19.2 e zorin os 15, este ultimo é o que está no meu dualboot, sempre que faço a mudança de distro instalo o driver de video mais recente que está lá naquelas configurações da loja da distro. Meu hardware i5 3570, gtx 670 e 8gb de ram dd3 1333mhz
qual navegador você usa? por quer comigo o Firefox não trava na verdade comigo a navegação e bem mais fluida que no Windows no caso do reddit não sei se o problema é no site porque no Windows comigo também trava meu navegador mesmo sendo um google chome, firefox , opera… assim eu acho ( minha opinião ).
Tenta desativar a aceleração por hardware do navegador prá ver se resolve.
Lembro que resolveu para mim uma vez, mas não tenho Nvidia.
chrome e seus derivados na maior parte do tempo, e algumas vezes uso o firefox
vlw isso ajudou, ta longe de ser o ideal mas ajudou um pouquinho
1 - não vamos generalizar. Então vamos corrigir a pergunta para: " [Por que os scroll dos navegadores na minha distribuição linux é lagado?"
2 - Tente configurar os navegador habilitando alguns flags do Chrome e Firefox.
Muita gente me pergunta porque eu incluí o Epiphany no Unity XP, esse é um dos motivos…
Ele é um dos poucos navegadores que tem fluidez na rolagem.
Outro navegador que faz bem essa função é o Chromium desse PPA.
já tentou desativar o compositor de janelas pra ver se pode tentar resolver o problema? ( eu sei que parece estúpida a ideias mais as vezes uma coisa “estúpida” pode acabar resolvendo) quando eu usei o linux mint no meu not book eu lembro que o simples fato de desligar o compositor de janelas a minha Netflix funcionava melhor … espero que tenha ajudado abrasso
Olá, @FruTTare, blz? Sempre tive este problema usando o Mint. Me parece que a taxa de scroll do mouse fica setada para 1 linha apenas. Eu instalei o imwheel e coloquei o script abaixo para ser inicializado com o sistema e dei permissão de execução a ele. Desta forma, toda vez que eu ligo o sistema pula na tela uma pequena janela que me permite ajustar o número de linhas de scroll, que afeta, inclusive o scroll com as setas direcionais. Dá uma boa lida no cabeçalho do script no editor de texto. Tem mais informações no fórum do Ubuntu, no Github e no site do cara que escreveu o script.
Eu geralmente seto de 2 (sim, 2 duas linhas já faz muita, muita diferença) a 4 linhas… mas que isso fica demais.
mousewheel.sh
# Version 0.1 Tuesday, 07 May 2013
# Comments and complaints http://www.nicknorton.net
# GUI for mouse wheel speed using imwheel in Gnome
# imwheel needs to be installed for this script to work
# sudo apt-get install imwheel
# Pretty much hard wired to only use a mouse with
# left, right and wheel in the middle.
# If you have a mouse with complications or special needs,
# use the command xev to find what your wheel does.
#
### see if imwheel config exists, if not create it ###
if [ ! -f ~/.imwheelrc ]
then
cat >~/.imwheelrc<<EOF
".*"
None, Up, Button4, 1
None, Down, Button5, 1
Control_L, Up, Control_L|Button4
Control_L, Down, Control_L|Button5
Shift_L, Up, Shift_L|Button4
Shift_L, Down, Shift_L|Button5
None, Thumb1, Alt_L|Left
None, Thumb2, Alt_L|Right
EOF
fi
##########################################################
CURRENT_VALUE=$(awk -F 'Button4,' '{print $2}' ~/.imwheelrc)
NEW_VALUE=$(zenity --scale --window-icon=info --ok-label=Apply --title="Wheelies" --text "Mouse wheel speed:" --min-value=1 --max-value=100 --value="$CURRENT_VALUE" --step 1)
if [ "$NEW_VALUE" == "" ];
then exit 0
fi
sed -i "s/\($TARGET_KEY *Button4, *\).*/\1$NEW_VALUE/" ~/.imwheelrc # find the string Button4, and write new value.
sed -i "s/\($TARGET_KEY *Button5, *\).*/\1$NEW_VALUE/" ~/.imwheelrc # find the string Button5, and write new value.
cat ~/.imwheelrc
imwheel -kill
Obrigado a todos vocês que responderam, obrigado rauldipeas pela indicação desse chromium, obrigado terci pelo imwhell, mas infelizmente eu não vou continua testando distros aqui, preciso tocar meus projetos de vida pra frente e ficar procurando solução de problemas no linux que eu não tenho no windows é simples e pura procrastinação. Quem sabe daqui uns 2 ou 3 anos, se tudo der certo, eu volte ao mundo linux pra virar um sda como alguns são