Saudações a todos os entusiastas da tecnologia libertária!
Meu primeiro contato com a suíte office de código aberto, LibreOffice, foi com o meu primeiro notebook cujo sistema operacional era o extinto Librix Desktop, desenvolvido pela Itautec em parceria com a Unicamp, e foi paixão à primeira vista.
Devo ressaltar desde já que, em particular, o Writer, ganha 100% em inteligência e maturidade em relação ao leiaute estético e à praticidade e utilidade ética do programinha equivalente daquela empresa que, sabemos, controla a mão de ferro o código dos (literalmente) seus arquivos tornados “exclusivistas”.
No entanto, por questões do destino, tenho utilizado no momento o Windows 10 e em todas as versões do LibreOffice lançadas entre 2016 e 2021, o Writer tem apresentado o mesmo repetido problema que torna a experiência de usuários avançados demasiadamente decepcionante e frustrante.
Ao inserir figuras nos formatos BPM e GIF com mais de 15 MB de tamanho em textos (no caso acadêmicos) e, portanto, com alta resolução e sem compressão, o programa, imediatamente, começa a travar e encerra sozinho.
Recentemente, criei 16 GB de Memória Ram Virtual (Swap) no HDD do meu notebook para desafogar os 4 GB de Ram física (que estão muito acima das especificações exigidas pelo LibreOffice) e mesmo assim não adianta. O que parece indicar que o problema está no programa em si e/ou na sua integração com o Windows.
Isso tem tornado o uso do mesmo impossível. Na última vez, surgiu o seguinte crash report: Details for crash report: 0bca1b3d-ba27-48ad-99c4-0c9fb0098c86 , cujo o qual já encaminhei para a comunidade juntamente com tantos outros anteriores. E isso ocorre há tanto tempo que não entendo como e por que não há sequer tutoriais falando mais e melhor a respeito.
Recuso-me a migrar entre suítes office, tanto por AMAR o aspecto estético e a função ética do Writer e do Draw e especialmente porque 100% dos meus documentos complexos (com figuras, tabelas, etc.) há anos foram criados e são editados em softwares livres e cujos formatos (no caso, ODT), até mesmo entre muito distantes versões do LibreOffice, tendem a apresentar erros de leitura e apresentação.
Também já me manifestei na plataforma da desenvolvedora, mas raramente por lá obtemos respostas.
Sem mais a acrescentar, fica minha reclamação e sugestão à comunidade.
Grato.