Por que o Writer quase sempre fecha sozinho ao inserir figuras "pesadas"?

Saudações a todos os entusiastas da tecnologia libertária!

Meu primeiro contato com a suíte office de código aberto, LibreOffice, foi com o meu primeiro notebook cujo sistema operacional era o extinto Librix Desktop, desenvolvido pela Itautec em parceria com a Unicamp, e foi paixão à primeira vista.

Devo ressaltar desde já que, em particular, o Writer, ganha 100% em inteligência e maturidade em relação ao leiaute estético e à praticidade e utilidade ética do programinha equivalente daquela empresa que, sabemos, controla a mão de ferro o código dos (literalmente) seus arquivos tornados “exclusivistas”.

No entanto, por questões do destino, tenho utilizado no momento o Windows 10 e em todas as versões do LibreOffice lançadas entre 2016 e 2021, o Writer tem apresentado o mesmo repetido problema que torna a experiência de usuários avançados demasiadamente decepcionante e frustrante.

Ao inserir figuras nos formatos BPM e GIF com mais de 15 MB de tamanho em textos (no caso acadêmicos) e, portanto, com alta resolução e sem compressão, o programa, imediatamente, começa a travar e encerra sozinho.

Recentemente, criei 16 GB de Memória Ram Virtual (Swap) no HDD do meu notebook para desafogar os 4 GB de Ram física (que estão muito acima das especificações exigidas pelo LibreOffice) e mesmo assim não adianta. O que parece indicar que o problema está no programa em si e/ou na sua integração com o Windows.

Isso tem tornado o uso do mesmo impossível. Na última vez, surgiu o seguinte crash report: Details for crash report: 0bca1b3d-ba27-48ad-99c4-0c9fb0098c86 , cujo o qual já encaminhei para a comunidade juntamente com tantos outros anteriores. E isso ocorre há tanto tempo que não entendo como e por que não há sequer tutoriais falando mais e melhor a respeito.

Recuso-me a migrar entre suítes office, tanto por AMAR o aspecto estético e a função ética do Writer e do Draw e especialmente porque 100% dos meus documentos complexos (com figuras, tabelas, etc.) há anos foram criados e são editados em softwares livres e cujos formatos (no caso, ODT), até mesmo entre muito distantes versões do LibreOffice, tendem a apresentar erros de leitura e apresentação.

Também já me manifestei na plataforma da desenvolvedora, mas raramente por lá obtemos respostas.

Sem mais a acrescentar, fica minha reclamação e sugestão à comunidade.

Grato. :sunglasses: :metal:

1 curtida

Eu não tenho o LibreOffice no Windows aqui no momento, mas no Linux não consegui reproduzir o bug. Consegue mandar o link de um dos arquivos que você usa pra eu testar também?

Abraços!

Me manda essa imagem que vou testar agr num maquina com Windows 10 e libreoffice. To achando q isso é caso isolado na sua maquina.

Olá, Marcos, também trabalho com documentos ODT onde insiro muitas imagens. Individualmente as imagens não são tão pesadas, mas compensam em quantidade, para você ter uma ideia, tive que dividir o documento em 4 porque o computador (mesmo com 8GB de RAM) não estava aguentando de tanta imagem.

Saiba que muita imagem faz o Writer pesar. Os documentos ODT com os quais trabalho tem em média 100MB, cada um deles faz o Writer passar facilmente dos 2GB de consumo de RAM. Você tem sorte de apenas o LibreOffice fechar em vez de travar o computador todo, como acontecia comigo.

Acho que posso te dar uma solução.

Fiz o teste com esta imagem BMP de 1,90MB e esta imagem JPG de 52,2KB.

Isso é só um detalhe: Não sei como você trabalha, mas sou o tipo de pessoa que prefere abrir a imagem com um visualizador de imagens, teclar Ctrl-C e colar diretamente no documento aberto pelo Writer.

Quando copiei ambas as imagens para o documento ODT, a imagem BMP permaneceu com o mesmo tamanho, mas a imagem JPG cresceu para 1043KB. Eu mexo muito com fotografias nor formato JPG de mais ou menos 1MB que quando jogadas no Writer chegam a pesar mais de 20MB. Observe que o tamanho da imagem cresce quando a fonte é um arquivo de imagem comprimida, como é o caso da JPG.

Eis a solução:

Como você coloca imagens muito grandes no seu documento, você preza muito pela qualidade visual dessas imagens, mas você ainda pode comprimi-las sem perder a resolução, é fácil:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem
  2. Selecione a opção Comprimir, abrirá uma janelinha
  3. Desmarque a opção Reduzir a resolução da figura
  4. Defina a qualidade JPEG, na maioria dos casos 60 está de bom tamanho
  5. Clique em OK

A perda de qualidade visual é praticamente imperceptível e você deixa de gastar muita memória (ROM e RAM), só tem vantagem.

No caso do exemplo, as imagens BMP e JPG ficaram – após a compressão JPEG em 60 – respectivamente com 45KB e 41KB sem perder a qualidade visual.

Nesse cenário, o ideal seria PNG 24 bits sem canal alfa