Por que o time do Ubuntu não corrige esses dois problemas? Bibliotecas mono e gerenciador de drivers

Estou usando o Kubuntu 18.04 (portanto o *ubuntu e seus repositórios referidos aqui são da atual versão LTS) e me deparei com dois problemas, vou citá-los aqui como exemplos:

1. O Gerenciador de Drivers diz que “Seu computador precisa de drivers proprietários”, mas ele não mostra nenhuma lista e tudo na minha máquina está funcionando bem (placa de vídeo Intel, Wi-Fi e Bluetooth). O pessoal já me falou que isso é só um BUG.

2. O programa Pinta fecha abruptamente por causa dos pacotes Mono baixados do próprio repositório, de forma que tive que baixar uma nova versão do Mono via PPA para que o Pinta rodasse direito. Por que o Ubuntu não atualiza seu pacote Mono? Você pode me dizer que o *ubuntu LTS só usa pacotes estáveis, entretanto me parece que o Mono é um software pouquíssimo utilizado porque ele só foi ser baixado justamente por causa do Pinta (não estou dizendo que ele é usado exclusivamente pro Pinta, mas com tanto programa que tenho instalado, só o Pinta o usa…), então de que vale um software supostamente estável se ele não serve para dar suporte aos programas que são feitos sobre ele?

3. Esse aqui é um extra porque faz muito tempo que instalei esse programa dos repositórios do *ubuntu (eu o instalo sempre via PPA para pegar a última versão), então não sei como está a situação hoje. Se não me engano tive problemas em por o SMPlayer para abrir, parecia que tinha um problema com as bibliotecas Qt que só fui resolver com a versão do PPA.

O ponto que eu quero chegar aqui é, com exceção do gerenciador de drivers, muita coisa é problema com compatibilidade de pacotes. Algo fácil de resolver e que não quebra o sistema (não quebrou o meu). O gerenciador de drivers merecia uma atenção, é verdade que não demorará muito até a próxima versão LTS, mas isso deveria ser corrigido.

1 Like

Bom respondei primeiramente ao titulo: A canonical (Empresa que criou o Ubuntu) não resolve porq o mesmo não é responsável pelo Kubuntu e sim pelo proprio Ubuntu OS.

1 Like

A resposta para a 2 e 3 é simples: snaps

Nesse exato momento pode não parecer mas está acontecendo uma guerra entre AppImages, Snaps e Flatpaks, tirando o AppImage que está disparado com 1192 pacotes disponíveis o que é mais que o dobro do segundo colocado, os Snaps estão perdendo a briga com os Flatpaks então esse tipo de política (apesar de não ser a melhor coisa) é para incentivar a adoção do Snap por parte da comunidade que é onde o Flatpak tem maior força

Os repositórios são os mesmos só muda a interface, esse problema ocorre nos *Ubuntus

Isso é problema de repositório. O problema do Mono-Pinta acontece inclusive no Linux Mint!

Só não tenho certeza do Gerenciador de Drivers porque não sei se a versão oficial do Ubuntu, a com GNOME, usa outro programa.

Acho que não já que eu uso o pinta desde o Ubuntu 17.10 e não tenho esse problema.

1 Like

Pode ser um caso isolado de alguma coisa q vc não instalou ou atualizou. mas o pinta tá funcionando normalmente. Uso ele direto aqui no Ubuntu.

Você está me dizendo que os pacotes estão sendo deixados quebrados de propósito para que as pessoas adotem snaps? Isso não faz sentido pra mim.

Uma dica: Evite usar ppa’s. Podem quebrar sua distribuição.

1 Like

Sobre os drivers não necessariamente é um bug, por mais estranho que pareça alguns teclados apesar de estarem funcionando perfeitamente requerem um driver que não está disponível MAS é 100% desnecessário. (Sim, eu também não faço a menor idéia do motivo)

1 Like

Se a comunidade adotar o snap, empresas irão adotar… parece teoria da conspiração mas é verdade kkkkk

1 Like

Tomara kkk. Fica mais fácil das empresas portarem o software num único pacote que funciona em todas as distros.

Sempre deixo meu sistema atualizado. E esse problema também ocorreu no Linux Mint de outra pessoa. Isso é tão verdade que é até um BUG relatado: Bug #1786822 “Pinta constantly crashes in Ubuntu 18.04 fresh ins...” : Bugs : Pinta

Cara, o Pinta que você instalou é exatamente dos repositórios tradicionais do *ubuntu 18.04? Será que o que você instalou não foi um snap, flatpak ou algo do tipo?

O que não gosto dos snaps é o tamanho. São ridiculamente grandes.

1 Like

O pinta que eu instalei sempre foi o disponível nos repositórios da distro em questão. Atualmente to com o Ubuntu 19.04 instalado, logo instalei o Pinta disponível nos repositórios do Ubuntu 19.04. Pinta funcionando perfeitamente. Logo não é um problema geral e sim um caso isolado da sua instalação ou do ppa que vc usou.

Bom deixa eu esclarecer logo: Sou usuário intermediário, então eu sei que instalei um pacote deb mesmo direto do repositório. Segue imagem abaixo da versão instalada.

Os repositórios são diferentes, os repositórios das diferentes versões do Ubuntu não são os mesmos! Isto é, o Ubuntu 16.04 tem seus próprios repositórios, o Ubuntu 18.04 tem seus próprios repositórios e o Ubuntu 19.04 tem seus próprios repositórios.

Teve o mesmo problema do Ubuntu 18.04 no Linux Mint porque o Linux Mint é um Ubuntu 18.04 modificado.

Como falei anteriormente uso o pinta sem problema desde a versão 17.10.

Tem muita informação aqui para ser analisada, mas vou tentar chamar a atenção para um ponto específico: uma distribuição somente é testada com as versões dos pacotes que estão nos seus repositórios oficiais.

Mesmo que a Canonical disponibilize PPA’s de coisas especificas, se você ler a descrição deles verá um claro aviso de que PPA’s podem tornar seu sistema instável. Todos os pacotes que existem no seu sistema operacional dependem de outros para funcionar e quando você usa um PPA ou uma outra fonte qualquer você está invalidando parte do trabalho feito para manter sua distribuição estável.

Sobre ser fácil ou não corrigir um determinado problema, imagine que cada pessoa das milhões que já instalaram alguma variante de ubuntu faz apenas uma única coisa “diferente”, algo extremamente particular para ela. Imaginou? OK! Agora imagina um desenvolvedor tendo que cobrir todas essas possibilidades e ainda assim entregar um sistema enxuto e funcional.

Sobre bugs no sistema, sugiro visitar o Launchap do Ubuntu e verificar se realmente um bug foi reportado. Caso não tenha sido, você é muito mais que bem vindo para criar um registro que será avaliado pelos desenvolvedores

Abraço e ótimo final de semana.

3 Likes