Por que o som tem qualidade inferior no Linux

Bom dia,

Porque existe a diferença absurda de qualidade em relação ao som de um notebook no Linux e no Windows. Aqui em casa a diferença é gritante no meu notebook, ainda mais porque o mesmo está conectado em caixas de som externas e a um monitor via HDMI.

É questão de driver. O Linux trabalha com drivers genéricos feitos pela comunidade… Com o Windows, a empresa que fabrica o hardware de som, oferece o driver próprio (proprietários).

Por enquanto, a galera daqui se vira com a “engenharia reversa”; enquanto as empresas reverem a escolha de suportar o Linux.

Tem um equalizador para o Linux… PulseEffects, que consegue melhorar a qualidade do áudio. Há alguns efeitos pré-definidos que vocẽ tem que baixar… mas em meu sistema, nunca consegui fazer funcionar.

6 curtidas

Duas coisas que o suporte ao linux é precarizado, pelas fabricantes e não culpa do Kernel Linux; áudio e autonomia de bateria.

4 curtidas

Eu acho bom. Na realidade, faz muitos anos que não escuto algo no Windows. Logo que o notebook vêm, já formato o HD e instalo o Arch Linux nele então praticamente nem analiso o desempenho do Windows.

Então para mim está bom como está. Claro, pode melhorar. Sempre pode melhorar em qualquer aspecto da vida.

1 curtida

é relativo, alguns chips de som a qualidade fica mesmo inferior devido ao drive , enquanto em outros fica perfeito, um bom exemplo são as saídas de som via HDMI da Nvídia, com o drive do fabricante fica excelente.

1 curtida

Engraçado… Eu migrei há pouco tempo e achei o som melhor agora do que era com Windows rs

2 curtidas

Não é o linux depende do hardware aqui fica com uma qualidade superior no Linux e com um volume maior

1 curtida

Comigo também é assim o som estar melhor do que era no Windows

3 curtidas

Você fala em relação a qual questão? Definição do som (pior qualidade) ou volume? Pode ser alguma configuração do PulseAudio, dá uma olhada nas configurações do PavuControl.

1 curtida

Usando o Windows, se eu deixo o volume em 100%, tenho que rodar o dial da caixa muito, mas muito pouco, senão fica alto demais - e isto é irritante. No Linux, por outro lado, tenho impressão de que o som está com volume baixo e, aparentemente, mais “abafado”. Mas isso pode ser só impressão causada pelo costume com o comportamento bizarro no Windows. No Mint 19.1, pra deixar no volume (mais alto) que eu gosto, o dial fica em 1/4 de volta, mais ou menos. Isso é o esperado. Estranho é ter que usar 1/10 de volta no Windows para não receber reclamação do vizinho.

1 curtida

Confesso que não sou de reparar muito no áudio (nem sei se tenho ouvido treinado pra isso), mas na minha experiência com Linux ou o áudio tinha a mesma qualidade ou era até mesmo superior.

No meu antigo notebook Philco, o áudio ainda ficava mais alto no Linux, sem contar que para as versões mais novas que o Windows XP não havia driver pro áudio dele, enquanto no Linux o suporte ao áudio sempre esteve disponível.

No meu novo notebook SAMSUNG o desempenho do áudio é o mesmo que no Windows, creio eu.

1 curtida

A diferença não existe ao meu ver, claro que muitas vezes a pessoa está em um Windows com o equalizador da Realtek instalado, e ao instalar uma distribuição sem nenhum equalizador, o som vai ficar “inferior” mesmo, mas não é por causa do Linux e sim por não ter um equalizador instalado.

Instala o Windows sem o equalizador da Realtek para você ver a mercadoria que o som fica, essas questões não é culpa do sistema e sim da pessoa que instalou o sistema.

Saudações.

Ps: existe exceções.

1 curtida

Eu não acho ruim, já usei fones de ouvido 7.1 que da uma sensação de realidade e funcionou de boa.

1 curtida

Eu senti isso na primeira vez que usei Linux, o som parecia meio fraco não tinha toda a potencia e grave que tinha no Windows e isso faz diferença nas musicas.

Instalei o PulseEffects e nunca mais tive esse problema, o som ficou ótimo até mesmo melhor que no windows!

1 curtida

Amigo, qual o melhor: PulseAudio ou PulseEffects?

São programas complementares. O PulseAudio é o servidor de som padrão de muitas distros, já o PulseAudio Effects é um plugin que serve de auxílio ao PulseAudio e é voltado para equalização e efeitos. Ou seja, você provavelmente já tem o PulseAudio instalado e, se quiser configurar seu som (com efeitos e equalização) você instala o PulseAudio Effects (se não me engano ele tem um equalizador bem robusto, é coisa de 30 bandas).

2 curtidas

Eu acredito que todos aqui quando mencionam PulseAudio, eles querem dizer PulseAudio Equalizer, que é o programa que vai melhorar o som.

Saudações.

2 curtidas

Coloque “por padrão” no final dessa pergunta, porque o som é inferior ppr padrão, mas se vc souber aprimorar, fica tão bom quanto o Windows, se não ficar melhor… Vc pode também usar programas como o PulseEffects, que melhora e muito a qualidade do som

1 curtida