Então, eu comprei da minha mãe um pequeno notebook que estava ficando empoeirado em um canto, por que ela tinha comprado um de mim bem melhor kkkkkkk, e antes ele estava com windows 10, até ai nenhuma novidade pra mim, na minha maquina principal eu uso Ubuntu e Windows (questão de programas que eu não abro mão para trabalho), mas meu computador principal é um notebook bem robusto, n tem problema em rodar nada atualmente, porem esse menor da HP que eu comprei dela é bem inferior a ele, tem 4gb de ram, um processador core M de quinta geração com 0.80ghz apenas e eu coloquei um SSD nele, como gosto do Ubuntu, resolvi dar uma chance pro Pop_Os 20.04lts por nunca ter utilizado e também por não sair muito da minha zona de conforto ubuntunense kkkk, e quanto tirei o windows 10 e coloquei o Pop_Os 20.04lts, mesmo com todas as animações ligadas e tudo mais eu consigo fazer tudo que eu me propus a fazer com esse computador, que é editar planilhas no google docs, assistir videos em 720p (resolução da tela dele, mas ele aguenta 1080p so n vejo um pq, ja que n vejo diferença de imagem), conversar no discord e telegram e ele aguenta uma chamada seja no discord ou hangouts + 4 abas com planilhas abertas + uma aba com video rolando por exemplo ou uma aba com musica rolando… Coisa que ele n dava conta no Win 10, no win 10 com o mesmo navegador por exemplo, 2 paginas e ele começava a engasgar muito, abrir um vídeo então era coisa de doido… Mas fica minha duvida, por que isso ocorre? Como o linux faz pra funcionar tão bem em uma maquina dessas por exemplo?
São diversos fatores, mas especialmente o Kernel Linux e a organização do sistema.
O Kernel Linux, que é o “coração” das distribuições Linux, é extremamente bem implementado e otimizado. Não é a toa que ele roda bem em dispositivos extremamente pequenos até servidores gigantescos, independente da arquitetura.
A organização do sistema e os serviços são outros fatores importantes. O Windows tem um monte de questões de compatibilidade com programas muito antigos e de suporte para grandes empresas. Isso significa que eles precisam embutir no sistema um monte de tralha pra manter tudo funcionando. Isso tudo aliado à um kernel bastante duvidoso resulta no Windows que conhecemos. Além disso tem a Cortana, Antivírus, um mecanismo de busca nada otimizado, um monte de gambiarra pra fazer tudo funcionar, …
As distribuições Linux, por outro lado, não precisam se preocupar muito com a retro-compatibilidade, tem um bom kernel e ótimas ferramentas como os aplicativos GNU (GCC, por exemplo [compilador C]) como ponto de início, recursos nativos como múltiplos usuários (sim, o kernel Windows foi criado originalmente para funcionar com apenas um usuário) e múltiplas partições, uma boa organização dos arquivos e configurações, … Essa junção de fatores permite a construção de sistemas muito mais robustos e otimizados.
Dinheiro… Essa é a resposta. A MS ganha dinheiro vendendo licenças OEM para as empresas que vendem PC e notebooks.
Se os usuários não comprarem novos computadores, A MS também deixa de ganhar dinheiro. Cada notebook que vem com o Windows pre instalado é ums R$ 200,00 ou mais de licença que vai pra MS. Por isso ela faz SO cada vez menos otimizados pros PC modestos, pra ter mais lucro…
O usuáiro tipico usa computador apenas para navegar na internet/Videos no Youtube/suite Office.
Se esse usuário usa Windows vai ter que trocar de PC/notebook na melhor das hipoteses a cada 5 anos, ou seja em 15 anos serão 3 licenças pro bolso da MS.
Se o mesmo usuário comprar um computador e instalar o Linux vc pode ficar uns 15 anos com esse hardware só fazendo um ou outro upgrade, e ele estara funcional ainda.
Tenho meu PC desde 2008, troquei processador e coloquei SSD nesse período. No windows 7 é muito lerdo, quase inutilizável. No Mint Cinnamon é altamente usavel. E se continuar assim devo ficar uns 20 anos com essa maquina.