Por que o linux roda tão bem em computadores mais "modestos" ou "fracos"?

Então, eu comprei da minha mãe um pequeno notebook que estava ficando empoeirado em um canto, por que ela tinha comprado um de mim bem melhor kkkkkkk, e antes ele estava com windows 10, até ai nenhuma novidade pra mim, na minha maquina principal eu uso Ubuntu e Windows (questão de programas que eu não abro mão para trabalho), mas meu computador principal é um notebook bem robusto, n tem problema em rodar nada atualmente, porem esse menor da HP que eu comprei dela é bem inferior a ele, tem 4gb de ram, um processador core M de quinta geração com 0.80ghz apenas e eu coloquei um SSD nele, como gosto do Ubuntu, resolvi dar uma chance pro Pop_Os 20.04lts por nunca ter utilizado e também por não sair muito da minha zona de conforto ubuntunense kkkk, e quanto tirei o windows 10 e coloquei o Pop_Os 20.04lts, mesmo com todas as animações ligadas e tudo mais eu consigo fazer tudo que eu me propus a fazer com esse computador, que é editar planilhas no google docs, assistir videos em 720p (resolução da tela dele, mas ele aguenta 1080p so n vejo um pq, ja que n vejo diferença de imagem), conversar no discord e telegram e ele aguenta uma chamada seja no discord ou hangouts + 4 abas com planilhas abertas + uma aba com video rolando por exemplo ou uma aba com musica rolando… Coisa que ele n dava conta no Win 10, no win 10 com o mesmo navegador por exemplo, 2 paginas e ele começava a engasgar muito, abrir um vídeo então era coisa de doido… Mas fica minha duvida, por que isso ocorre? Como o linux faz pra funcionar tão bem em uma maquina dessas por exemplo?

São diversos fatores, mas especialmente o Kernel Linux e a organização do sistema.

O Kernel Linux, que é o “coração” das distribuições Linux, é extremamente bem implementado e otimizado. Não é a toa que ele roda bem em dispositivos extremamente pequenos até servidores gigantescos, independente da arquitetura.

A organização do sistema e os serviços são outros fatores importantes. O Windows tem um monte de questões de compatibilidade com programas muito antigos e de suporte para grandes empresas. Isso significa que eles precisam embutir no sistema um monte de tralha pra manter tudo funcionando. Isso tudo aliado à um kernel bastante duvidoso resulta no Windows que conhecemos. Além disso tem a Cortana, Antivírus, um mecanismo de busca nada otimizado, um monte de gambiarra pra fazer tudo funcionar, …

As distribuições Linux, por outro lado, não precisam se preocupar muito com a retro-compatibilidade, tem um bom kernel e ótimas ferramentas como os aplicativos GNU (GCC, por exemplo [compilador C]) como ponto de início, recursos nativos como múltiplos usuários (sim, o kernel Windows foi criado originalmente para funcionar com apenas um usuário) e múltiplas partições, uma boa organização dos arquivos e configurações, … Essa junção de fatores permite a construção de sistemas muito mais robustos e otimizados.

5 curtidas

Dinheiro… Essa é a resposta. A MS ganha dinheiro vendendo licenças OEM para as empresas que vendem PC e notebooks.

Se os usuários não comprarem novos computadores, A MS também deixa de ganhar dinheiro. Cada notebook que vem com o Windows pre instalado é ums R$ 200,00 ou mais de licença que vai pra MS. Por isso ela faz SO cada vez menos otimizados pros PC modestos, pra ter mais lucro…

O usuáiro tipico usa computador apenas para navegar na internet/Videos no Youtube/suite Office.

Se esse usuário usa Windows vai ter que trocar de PC/notebook na melhor das hipoteses a cada 5 anos, ou seja em 15 anos serão 3 licenças pro bolso da MS.

Se o mesmo usuário comprar um computador e instalar o Linux vc pode ficar uns 15 anos com esse hardware só fazendo um ou outro upgrade, e ele estara funcional ainda.

Tenho meu PC desde 2008, troquei processador e coloquei SSD nesse período. No windows 7 é muito lerdo, quase inutilizável. No Mint Cinnamon é altamente usavel. E se continuar assim devo ficar uns 20 anos com essa maquina.

1 curtida