Por que o Higan/BSNES não funciona bem na minha máquina?

Tenho um carinho muito grande (e um sentimento de nostalgia) em relação ao ZSNES, fiquei feliz que ele continuará sendo suportado na próxima versão LTS do *ubuntu.

Mas como muita gente fala que há emuladores melhores (fui até criticado por ter comentado que gostei que o ZNES continuará a ser suportado! Sério!), fui testar dois deles.

Tanto o Higan disponível nos repositórios do *ubuntu 18.04 quanto a última versão do BSNES baixada do site, tiveram um desempenho de áudio e vídeo terrivelmente sofrível no meu computador. Sem contar que ambos me passaram uma má impressão por ser necessário que eu mesmo tenha que configurar os controles (gosto de ter o poder de customização, mas que viesse com algo por padrão!). Por mais que meu computador não seja gamer, estamos falando de um emulador para um console lançado no iniciozinho da década de 90, o problema não é poder do meu computador.

Não sei se é possível configurar o Higan/BSNES para resolver esse meu problema, mas não era para estar me preocupando com nada disso, era só para eu abrir o emulador, clicar em Load/Open e escolher a ROM, nada mais! Entretanto gostaria de receber uma ajuda para fazer os jogos rodarem direito nele(s), quero ver se esse(s) emulador(es) é/são essa coisa toda mesmo.

Pra não dizer que o ZSNES é perfeito, só identifiquei dois problemas nele:

• Faz um som esquisito quando inicio o emulador, mas nada além disso. O desempenho de áudio e vídeo dos jogos continuam perfeitos.
  • Quando movo rápido com o personagem, parece que o pedaço superior da tela (mais da metade) se “desalinha” com a parte inferior da tela durante uma fração de segundo, aparece algo como uma “linha grossa de borrão” entre essas duas “partes” (é algo complicado de descrever). Mas é algo muito rápido e não atrapalha em nada.
  • Mesmo esses dois problemas são mais especismos, é claro que é algo que deveria ser corrigido (mas duvido que isso ocorra, infelizmente a última atualização desse software é de 2007 :slightly_frowning_face:), mas nem se compara aos problemas do Higan/BSNES. OBS.: Não me lembro de ter visto os dois problemas citados quando eu jogava no Windows XP

Por que gosto do ZSNES?

• Gosto da interface dele. É um motivo idiota, mas…
  • Simplesmente funciona sem burocracia.

OBS.: Testes o snes9x, via Retroarch, com o The Lion King e tive a sensação de que a imagem e áudio dele está levemente inferior se comparado a no ZSNES e também tive o problema do “desalinhamento”, que me pareceu pior nele. Falo desses BUGs gráficos, mas eles não são tão graves quanto parecem. E tenho que dizer que a interface do Retroarch é horrível, o *ubuntu deveria trazer, em seus repositórios, as versões normais dos emuladores, tudo bem que tenha ports pro Retroarch, mas que desse também por exemplo o snes9x com interface gráfica.

Sei que fui muito chato neste tópico, é que estou meio frustrado com esses novos emuladores de Super Nintendo e que o ZSNES não vem recebendo atualizações (ele em si já é perfeito, o problema é que ele precisa ser adaptado a novo hardware e sistemas operacionais).

Meu computador:

• Xubuntu 18.04
  • Processador i3-7020U
  • GPU Intel HD Graphics 620

Cara, o Higan é meio chato de configurar mesmo, mas depois que consegue fica como uma luva. Porém, não gostei muito ao tentar rodar jogos de Mega Drive nele.

Em caso de jogos de Mega (Genesys), eu prefiro o emulador Kega Fusion, pois ele é melhor que o emulador Genesys, porque é mais leve, tem mais opções, suporta melhor os jogos, etc.
No manjaro consigo instalar já com todos os plugins tudo prontinho e então basta abrir e aproveitar. é um pacote do AUR com o nome kega-fusion

Quando se trata de Super Nes, em minha máquina o que se deu melhor foi o Snes 9X, apesar de o Higan ser bem completo e estável aqui.

O Higan também tem no AUR com o nome higan mesmo. Não lembro se aqui eu instalei um pacote com o nome de icarus manualmente ou se instalou junto com o Higan. O icarus serve para converter as ROMS para o Higan.
Não tenho o que reclamar deste emulador aqui, pois funcionou perfeitamente, apesar de gostar mais do Snes 9X.

Game Boy Advance, é mais fácil jogar pelo Higan do que pelo emulador VisualBoy Advance. Sobre este emulador, gostei mais da versão pra Windows mesmo, parece que na versão Linux o programador fez de qualquer jeito achando que quem vai jogar GBA no Liunmux é só hacker ou Profissional em Linux :unamused:

Não sei porque, o Zsnes não ficou muito bom aqui. Então acho que vai de pessoa pra pessoa, o que me leva a pensar que, use o que melhor funcionar em seu sistema.

1 Curtida

Consegui configurar o Higan aqui, pra mim a melhor configuração foi:

Vídeo: Xvideo e OpenGL (tinha vindo como XShm)
Áudio: Pulseaudio (tinha vindo como ALSA)

Fui reparar agora que o Higan melhora a qualidade da imagem, entretanto ele não fica completamente em tela cheia (sei que jogos do Super Nintendo não são fullscreen, me refiro ao fato de que, mesmo em tela cheia, a tela do jogo não toca o a parte superior e inferior da tela real do meu computador, fica parecendo que tem uma tela dentro da minha tela), já o ZSNES e Snes9x ficam em tela cheia normalmente.

Mas prefiro o ZSNES/Snes9x mesmo, além do áudio ficar normal, prefiro jogar o jogo do jeito que ele era mesmo, sem “melhoramentos”.

1 Curtida

Parece que no fim, temos os mesmos gostos :grin:
Fato, o Higan não fica realmente em tela cheia ou a gente é que não descobriu ainda como fazer pra ficar.
Em um dos meus testes de configuração, consegui deixar o jogo do Sonic numa tela de 1080 (meu monitor), porém, como defeito ficou comendo 2 dedos da parte de baixo.
Acho que o Higan tem uma proposta boa, mas ainda é um bebê aí lado de bons adultos na área dos emuladores. Tem muito pra melhorar e acho que vai demorar um pouco