Por que o cursor do KDE Plasma aparece no lugar do cursor do Gnome?

Quando eu instalei o Kdenlive (pelo repositório principal do Debian) eu recebi de bride um caminhão de componentes do KDE, incluindo o cursor do Breeze, que aparece em algumas situações como eu demonstro neste vídeo. Por que isso acontece?

1 curtida

Olá!

Como você fez a instalação?
Adicionando repo.?

Se você instalou olhando em qualquer tutorial de qualquer lugar é bem possivel que tenha ocorrido uma mescla na hora de instalar,e acabou vindo o “enviroment” inteiro na hora da instalação…

Mais uma pergunta direta do titulo: Em quais apps aparece o ponteiro breeze?

1 curtida

Instalei o Kdenlive que está nos repositórios oficiais do Debian, via apt install

Normalmente aparece nas bordas das janelas de aplicativos que não usam GTK

1 curtida

ixi…

Dê uma olhada no gdm se aparaceu algum plasma , e avise aqui…

podê dar uma olhada @JG22?

1 curtida

Não apareceu nenhuma opção nova no GDM

1 curtida

Porfavor , mostre a saida de:

sudo dpkg -l
1 curtida

https://drive.google.com/file/d/1NH_UocXgexSkJnqBHp2xpa_xTST25yfM/view?usp=sharing

Não dá pra mostrar aqui no fórum pois passa do limite de caracteres

1 curtida

Realmente seu debian está com alguns pacotes plasma…
tente primeiramente dar um:

sudo apt remove breeze breeze-cursor-theme breeze-icon-theme &&
sudo apt autoremove && sudo apt clean

(acho que os comandos são esses)
Por favor , faça isso , reinicie , e mostre se voltou ao normal…

Dica

poste no https://pastebin.pl/ e mande o link , é mais facil do que baixar um txt.

2 curtidas

Funcionou, o cursor do Breeze não aparece mais em lugar nenhum. Eu não entendo essas dependências do Debian, mesmo desinstalando o tema de ícones do KDE o Kdenlive continua funcionando, então por que ele veio junto com Kdenlive se ele não é essencial?

1 curtida

De verdade, eu não faço a minima ideia :sweat_smile:
Não uso debian e nem um baseado, então não sou a pessoa certa…
So consegui achar o problema com a pouquissima experiencia que eu tenho com dpkg.

Mais que bom que deu certo…
Qualquer coisa, reviva o tópico ou crie outro e me chame : @Vnp
Se eu souber eu vou tentar te ajudar :slight_smile:

1 curtida

Provavelmente são dependências opcionais. Para manter seu sistema enxuto, opte por Flatpaks ou Appimages para aplicativos corriqueiros.

2 curtidas

Mas esses formatos universais como Snaps e Flatpaks não precisam reinstalar dependências que já estão instaladas para funcionar?

1 curtida

Depende de app para app.
Mais normalmente esses estilos de gerenciamento são os mais seguros , rapidos e “universais”.

No caso do Flatpak, é necessário instalar as dependências apenas uma vez, porque as dependências são compartilhadas entre Flatpaks. Ademais, as aplicações estarão isoladas, não afetando o seu sistema e consequentemente evitando problemas como esse do tópico.

1 curtida

Já me aconteceu no Manjaro, passei a instalar o flatpak e se resolveu. Aparentemente isso ocorre não só com o Kdenlive mas com outros apps do ecossistema KDE, como o Karbon, que puxa o Calligra e mais um monte de coisas junto…

1 curtida

Uma possível maneira de evitar esse problema com dependências opcionais sendo puxadas é usar apt install --no-install-recommends algum_pacote.

Precisam, mas daí em diante a dependência só é duplicada uma vez, já que uma vez instalado por Flatpak, a mesma dependência é reutilizada por outros Flatpaks. Basicamente, você só duplica a dependência “uma vez por formato universal”.


Tenho o problema contrário no Flatpak do LibreOffice fazendo aparecer um cursor do GNOME no Sway :sweat_smile:

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.