Por que linux "para iniciante" e "para usuários avançados?"

Pessoal, sou novato no mundo Linux e como de costume (imagino eu) instalei o Mint Debian porque li que ele seria mais como uma alternativa caso o Ubuntu deixasse de existir ou tivesse uma política que prejudicasse o Mint normal.

Daí me veio a dúvida do porque algumas distribuições serem classificadas como para iniciantes ou para quem é avançado.

Eu tinha chegado a uma conclusão que confesso não ter certeza se é um fato, mas vamos lá.

Pelo que entendi, assim como windows, dá pra diferenciar distros server e mais comum pelo fato delas serem voltadas pra ambiente servidor. Até aí blz porque é tranquilo de entender, mas as distros que o povo chama pra usuário avançado eu não consegui encontrar algo que justificasse e tal tipo o que uma faz que a outra não faz? Baixei a Kali e o que ela pode me oferecer que ubuntu ou mint não possuem? Vou desenvolver programas ou utilizar para trabalhar em outras coisas e alguma delas pode deixar de me oferecer utilidade?

Enfim, o tópico ficou grande pra caramba, mas torço pra que ele não seja inútil… haha

Obrigado desde já!

2 curtidas

Acho que dizem que o Ubuntu é “mais fácil” pra iniciantes pois você não vai digitar tantos comandos no terminal quanto você precisaria digitar em um Arch Linux

2 curtidas

Creio que isso tem mais a ver com a configuração e manutenção do sistema. As distros ditas pra iniciantes são um pouco mais fáceis pois são mais automatizadas, enquanto que as ditas pra usuários avançados são um pouco mais complicadas pois necessitam de mais interação do usuário com o uso de terminal e exigem mais conhecimento de como as coisas funcionam por baixo do capô. Ou seja, mais linha de comando e menos clique de mouse, o que acaba possibilitando que o sistema possa ser mais otimizado e personalizado. Mas a funcionalidade de ambos é a mesma, tudo o que você faz em uma pode fazer em outra.

3 curtidas