Por que Intel e NVIDIA são menos estáveis no Linux?

Eu tenho dois hardwares aqui em casa, um Full AMD e outro Intel e NVIDIA, os dois estão com a mesma distro e os mesmos softwares, e percebo uma performance e estabilidade melhor na AMD.

Existe algo que torna a combinação Intel e NVIDIA menos estável no Linux?

1 curtida

O que você chama de “instabilidade”?

Os drivers proprietários da Nvidia para GNU/Linux entregam desempenho semelhante aos de Windows. Os drivers da AMD (tanto proprietários quanto open source) começaram entregando desempenho inferior no GNU/Linux, mas atualmente já estão mais maduros (especialmente o open source) e também entregam desempenho semelhante ao driver para Windows.

1 curtida

Um exemplo, tenho a mesma VM nas duas máquinas rodando na mesma distribuição, no hardware Intel e NVIDIA as vezes a VM reinicia do nada, também percebo mais bugs relacionados ao vídeo e tearing, já na AMD isso não ocorre.

Meu amigo tem o mesmo hardware que o meu, um notebook da Dell com Intel e NVIDIA, e acontecem os mesmos problemas.

1 curtida

Oi? Uso hardware intel a bastante tempo. Não tenho problemas com instabilidade, inclusive uso vm’s tmb. Pode ser um problema especifico do seu computador e não geral.

Também achava isso @anon34547030 , mas hoje conversando com meu amigo me disse que está com os mesmos problemas, eu já ouvi falar que AMD é melhor no Linux mas gostaria de saber se isso é apenas boato, porque estou começando a acreditar nisso. rsrs

1 curtida

Como te falei, até onde sei é boato. Uso Intel e meu irmão tem um Dell com Intel tmb. Não há esses problemas citados. Na verdade intel sempre teve um ótimo suporte a Linux.

1 curtida

Acho que depende bastante da distro. Eu uso o openSUSE Leap 15.2 (kernel mais antigo) e, por eu ter uma gráfica radeon rx 580, meu desempenho é “prejudicado” por causa do driver open source imbutido no kernel e o mesmo ser mais outdated e eu recebo poucas informações ao rodar o lm_sensors para saber sobre a temperatura do meu r7 1700. Tenho um laptop com um i7 7500u e uma 940mx, já usei tanto o openSUSE Leap quanto Ubuntu Mate (sem os snaps), minha atual distro no laptop, e não tive problemas em ambos os casos por causa dos drivers da Nvidia serem atualizados de forma independente. Acho que, uma vez instalado os drivers de vídeo proprietários da “verdinha”, e o switch para o mesmos com um “sudo prime-select nvidia”, ou para os integrados da intel “sudo prime-select intel”, será raro ter dores de cabeça. Mas em fim, esse é apenas o meu relato, posso ser um ponto fora da curva também :sweat_smile:

2 curtidas

Por 7 anos usei um desktop Intel i5 + NVIDIA, era perfeito.
Há 2 anos montei um desktop AMD Ryzen 5 + NVIDIA, um pesadelo.

Acredito que esta “instabilidade” não seja uma regra padrão, o problema pode estar mais relacionado ao lote ou seja lá o que for…

1 curtida

Não em relação aos drivers de vídeo. Isso só melhorou bastante nos últimos anos https://diolinux.com.br/linux/fedora/intel-drivers-installer-linux-download.html

Pensando bem pode ser isso mesmo, meu amigo e eu compramos o notebook juntos e estamos usando ambos o Kubuntu.

Uso o Ubuntu desde o 12.04 precise pangolin rs. Lembro dessa matéria e da ferramenta. Nunca precisei utilizá-la e francamente não entendi bem o objetivo dela. Após eu instalar o Ubuntu os driver intel já estavam ativo. Tmb n entendi o motivo do link dessa matéria. O propósito era me apresentar essa ferramenta? (que inclusive não é mais suportada). O q estavamos discutindo era estabilidade dos drivers intel. Acho q vc saiu um pouco do assunto.

Estou dizendo que os drivers de vídeo da intel não eram tão maduros no passado. Apenas isso. Fora as questões gráficas, os drivers em geral nunca deram problemas mesmo

Entendi sua opinião, realmente não entendi foi um link que fala de uma ferramenta da intel. desde muito tempo os drivers intel vem no Kernel Linux. É tanto que te falei que usei o Ubuntu 12.04 em hardware intel sem precisar instalar nada adicional.

O Link foi justamente para demosntrar que o driver de vídeo não era maduro o suficiente e que a intel tinha que disponibilizar essa ferramenta que está no link da matéria :upside_down_face:
Apenas

Meu cartão da NVIDIA é antigo e é muito difícil de configurar… Houve uma configuração que eu usava que ele só ligava de vez em quando… Agora mudei as configs e os drivers e está funcionando de forma mais estável…
Na verdade, existem muitas formas e drivers para ativar o cartão da NVIDIA, todas são incompatíveis entre si então você deve usar uma configuração que funcione para você, geralmente na tentativa e erro.
Também tenho um laptop com AMD, instalação dos drivers e funcionamento muito mais tranquilos!

1 curtida

… (20 chars)

Em momento algum eu falei que você, no passado, era obrigado a instalar a ferramenta da intel para atualizar seus drivers de vídeo. Apenas trouxe para a discussão um fato com o intuito de enriquecer a proposta do tópico. Paz :raised_hand_with_fingers_splayed:

Entendi. Só cuidado com a palavra “fato”.

Desempenho das AMD Radeons em geral vai depender da versão do kernel, quanto mais novo o Mesa driver melhor está sendo o desempenho. Recomendo para quem tem RX 400, 500 em diante passe a utilizar distros que tenham kernel 5.8 para cima, salto de desempenho é muito considerável.

2 curtidas