Por que existe uma categoria "Android" sendo que o Android e Linux também?

Não tem sentido isso, porque não juntar a categoria #android com a do #linux já que o Android e uma distro linux mobile, ou podiam fazer da categoria #android uma subcategoria do #linux

Porque além de ser um sistema operacional portátil, Android é um caso a parte, mesmo tendo Kernel Linux esse sistema claramente se pauta por princípios filosóficos próprios, guardadas as devidas proporções, a grosso modo o Android é para o Linux o que o Mac OS é para o BSD.

5 Curtidas

Mas mesmo assim, o Android ainda e Linux, já o MacOS, apesar de ser derivado do BSD, se afastou e MUITO dele.

Dependendo dos seus conceitos pessoais o mesmo pode ser dito do Android, há pessoas que sequer sabem dessa relação entre Android e Linux e outras tantas que usam o Android cotidianamente ficariam perdidinhas ao se depararem com certas distros Linux.
Sobre a subcategoria faria sentido, mas, poderia contribuir para a desorganização do fórum já que grande parte das ações tutoriais de Linux não se aplicariam ao Android e vice-versa.

3 Curtidas

Não acho que ficaria desorganizado, o MacOS, ele não e BSD, usa o Kernel Darwin, já o Android, ele usa o kernel Linux, então ele pode ser sim considerado uma Distro Linux para celulares.

Eu estava pensando no que acrescentar às resposta do @TiagoCardoso, mas é basicamente o que ele disse. O Linux que costuma ser instalado em computadores e o Android literalmente só compartilham o kernel. Nem tópicos mais “apenas discussão” como “Por que eu uso Linux” não se aplicam ao Android (devido às óbvias diferenças de filosofia).

3 Curtidas

Mas uma subcategoria não resolveria isso?

Não. Quem pesquisa “Customização” na categoria Linux tem literalmente zero interesse nas respostas que vierem da hipotética subcategoria “Android”.

Apesar de tecnicamente fazer sentido, na prática não faz. Seria como pedir para tornar XFCE, Mate e Cinnamon uma subcategoria de GNOME já que todos usam GTK, que é toolkit básico desse ambiente.

8 Curtidas