Por que a pirataria de software é tão comum no Brasil?

Por ter sido criado numa cultura diferente (não a brasileira) penso bem diferente a relação ao “ter” versus “imposto”, explico. Inclusive não comprar é uma forma de lutar contra o imposto.

Imposto é alto e torna os produtos mais caros? Sim, não discuto isso.
Apenas não tenha o que não pode ter. É bem simples.

No Brasil percebo muito a cultura do querer ter e aí a pessoa faz o que é preciso para ter. Não importa o meio. Pirataria (SO, Games, Música, Filmes).

Imaginando então menos pirataria, mais Linux (falando de SO), creio que o cenário que temos hoje aqui seria completamente diferente.

Obs: Claro que não é só coisa de “brasileiro”, mais culturas se comportam assim.

2 curtidas

128x180
Julius (Pai do Cris):

“Se não comprar, o desconto é de 100%”

Mas claro, todo produto tem um custo. E por isso, que ‘quem puder comprar, compre. Quem não pode, contribua de alguma forma’ - pague um café, quem sabe.

4 curtidas

Só lembrando que o “Custo-Brasil” agrega muito mais coisas que só impostos. Se zerássemos os impostos sobre dados produtos (o que existe em alguns casos) ainda sim a maioria dos produtos manufaturados no Brasil seriam caros, pois entram nessa conta a logística, os encargos trabalhistas, a segurança, etc. Se por um lado em geral a mão-de-obra no Brasil é barata, principalmente no que tange ao baixo ganho final do trabalhador, por outro, existem uma série de encargos agregado no preço das coisas.
Sobre impostos, apesar de naturalmente resistirmos, eles são necessários como mencionado, em qualquer sociedade, apenas se não existisse Estado, vida grupal/comunitária e os serviços relacionados a essa coletividade, é que seria possível o fim dos impostos, mas, o homem é um ser social e mesmo a pessoa que se julga mais independente o possível invisivelmente depende todos os dias de centenas de outras pessoas. Ninguém faz tudo sozinho e só o individualismo utópico traria essa independência. A questão não é acabar com impostos, mas lutar para que seus valores sejam justos e sua aplicação correta.

2 curtidas

Igual aquela menina no Instagram postando foto com iPhone

Daí nos comentários:

“Vende esse seu telefone e arruma essa parede aí”

2 curtidas

Desinformação pode ser um ponto do debate. Eu por exemplo tenho 25 anos de contato com computadores e nunca assisti uma propaganda do tipo “use Linux” na TV. Na faculdade sempre usei Windows no Laboratório. Veio a calhar; o fator curiosidade, pois eu estava com pouco desempenho e experimentei um sistema alternativo que não deixa em nada a desejar. Como 99% das escolas introdutórias dão o Windows como base é um ciclo intermitente de pagar ou piratear.

2 curtidas

Eu confesso que, na minha concepção, isso se deve à cultura do brasileiro, algo que está enraizado desde a colonização portuguesa. Sabe aquele famoso “jeitinho brasileiro” de conseguir as coisas, não se importando com as consequências sobre vidas de outras pessoas? A maioria dos brasileiros, em si, ama fazer um gato net ou baixar um software piratão.

Além disso tem o fator político-social: aqui no Brasil tem tanta taxação, tributação e impostos, que é quase impossível comprar softwares por um bom preço. Basta acessar sites como a Steam, Microsoft Store, Origin e PlayStation Store dos outros países e depois comparar os preços com esses mesmos sites, só que no Brasil. O desânimo é enorme.

1 curtida

Graças ao Dio e ao mundo linux eu comecei a parar de usar software pirata e fui gradativamente migrando para o linux. Assim hoje em dia eu não consigo abandonar esse sistema, além de ser meu, totalmente meu ele é livre sem chaves, travas nem nada. Só tenho a agradecer ao @Dio.

com relação ao streaming a pirataria nao foi reduzida porque já e possível ripar conteúdo destas fontes e nesse caso a questão de voce ter que assinar mais de um serviço para ver um determinado conteúdo ai as pessoas vão para o torrent ou por o conteúdo ainda não ter sido liberado no seu pais e procuram no torrent para conseguir ver em tempo real a série ou outro conteúdo

no caso dos aplicativos tem o caso de que você esta precisando de um programa, mas para atender a uma necessidade momentânea em que o período de testes não te atenderia

Como eu nunca morei fora do BR, não posso dizer que a pirataria é “uma cultura jenuinamente brasileira”. Mas creio que os preços abusivos sejam um grande estimulo a pirataria de software. Como diria minha avó: explica mas não justifica.

Eu concordo com a questão cultural afetar a pirataria, muitas pessoas não pagam por uma conta familiar ou pessoal do Office mas gastam sem titubear o dobro em netflix. Não acho que seja o maior fator no geral, mas com certeza é quando nos limitamos a classe média e alta brasileira.

Sim, a classe média e alta brasileira escolhe não pagar porque pode… E infelizmente em alguns casos a solução é tirar esta escolha, seja via migração para cloud como plataforma ou propaganda como meio de monetização.

Claro que o estado contribui tornando a escolha pela pirataria mais palatável por n motivos, mas no fim todos os envolvidos tem sua parcela de culpa, e no fim se torna uma questão cultural… De alta carga tributária, pouca consideração moral pelo ato, etc.