instalei o PopOS de forma normal, não mexi nas configurações, ou seja, deveria ter instalado com as partições com o tamanho normal. O problema é que minha partição EFI, está com apenas 512MB, ou seja, com 95% ocupado… e toda vez que entro no sistema, ele fica reclamando que está com pouco espaço.
Existe alguma forma, simples, de resolver isso? Achei alguns tutoriais na internet, porém, todos mandavam mexer durante o boot, e há o risco de fazer com que o sistema não boote mais…
Infelizmente o apt remove estava normal, sem nada pra remover:
$ sudo apt autoremove
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 4 not upgraded.
e eu tenho esses kernels aqui:
$ dpkg --list | grep linux-image
ii linux-image-5.4.0-7642-generic 5.4.0-7642.46~1598628707~20.04~040157c amd64 Linux kernel image for version 5.4.0 on 64 bit x86 SMP
ii linux-image-generic 5.4.0.7642.46~1598628707~20.04~040157c amd64 Generic Linux kernel image
Você tem dualboot com Ubuntu? Percebi que tá usando a mesma partição efi. Por isso o espaço pode estar pequeno. Só o Pop!_OS aqui tá com mais de 300mb na minha EFI.
Como um bom distro hopper, sempre acontece de ter várias entradas de distros anteriores na pasta efi do PC. Soluciono simplesmente apagando essas entradas antigas.
Abro o Nautilus em modo root, por exemplo, e, dentro da pasta efi, apago a entrada obsoleta (no seu caso, a pasta do Ubuntu).
Pode não ser a solução mais técnica, mas funciona…
Essa é a solução técnica, pelo menos até onde eu conheço. Eu fiquei inseguro de dar essa dica pois não conheço o comportamento do systemd-boot, mas já aprendi mais uma!