Pop!_OS, Zorin OS ou outro?

Bom dia pinguins!

Como todo novo usuário Linux, estou em dúvida sobre qual distro usar…
Instalei recentemente a Pop!_OS 22.04, gostei bastante no geral, não é muito difícil de usar e tal, mas o que me incomoda um pouco é o menu de aplicativos, não sei se teria como configurar, ou se é pelo tamanho das minhas telas (17" e 19" 1366x768), onde os ícones são grandes demais, espaçados demais. O menu de workspaces, toda vez que ligo o notebook, tenho que desativar e ativar o plugin do Cosmic Workspaces pois ele buga e só aparece as workspaces no monitor do notebook que no caso não é o meu principal. Fora isso já vi diversos outros bugs, que como novato, mexo em alguma coisa, ou trava um app, ou trava o sistema e é preciso reiniciar.
Mas enfim, eu trabalho com qualidade de Software a quase um ano, então, seria bom eu aprender a utilizar Linux por N motivos, mas queria algo não extremamente difícil de aprender a utilizar, estável, que rode os aplicativos mais comuns pro meu trabalho como VSCode, Postman, Discord e afins. E um OS com uma interface bonita e que roda-se de boa no meu notebook. Alguém ai consegue me ajudar?
Segue o print das minhas configurações. E do menu que eu não curti nem um pouco no Pop!_OS.

Na minha opinião você pode usar o que você quizer!
Mas como você tá chegando agora no linux te recomendo um ZorinOS. Mas isso é você que decide.
Você pode usar até distros mais manuais, como arch, slackware, debian, etc. Mas saiba que se escolher elas vai ter dor de cabeça e vai que ler a documentação delas pra resolver alguns problemas (não necessáriamente).
Por fim. Escolha o que você acha melhor. Mas mesmo assim te recomendo um ZorinOS, mesmo podendo escolher distros manuais para poder ter aprendizado sobre assuntos mais “tecnicos” sobre essas distros.

1 curtida

No caso, entre me manter no Pop!_OS e migrar pro Zorin OS é melhor migrar, certo? Quero o que me de menos trabalho no futuro. kkkkk

Esse menu do Pop OS foi desenhado pra ser desse jeito. O do GNOME é também um pouco parecido, com essa grade de aplicativos… aí é questão de gosto e se acostumar mesmo.

Com relação a isso tem que ver o que está acontecendo, porque ele não está reconhecendo seu monitor principal, ou se dá pra fazer os workspaces aparecerem em todos os monitores, tem que ver se as configurações do Pop OS te dão essas opções…

As outras distros que eu indicaria são o Linux Mint, o Zorin OS, e até mesmo o Ubuntu.

O Linux Mint, na minha opinião, tem os melhores apps pra gerenciar o sistema, como a loja de apps, o gerenciador de atualizações, ferramenta de backup já instalada e integrada ao gerenciador de atualizações (Timeshift), etc… a interface é estável, agradável, semelhante ao Windows, dificilmente terá dor de cabeça com ele.

O Zorin OS ganha no que diz respeito a beleza da interface. É também muito fácil de usar. Ele facilita a instalação de programas do Windows via Wine, e te indica também alternativas de apps populares para Linux quando vc tenta executar um .exe nele.

O Ubuntu, em pleno 2023, continua sendo “a cara do Linux” no desktop. É relativamente fácil de usar, estável, vem instalado em muitas máquinas vendidas com Linux. O que torna a experiência dele um pouco inferior é a loja de apps e os Snaps. Mas isso tem melhorado, acho que vale a pena fazer uma tentativa com ele…

Essas distros que eu mencionei todas têm a mesma base, que é o Ubuntu LTS. A única diferença é o ambiente gráfico, e é isso que vai pesar mais pra vc tomar uma decisão. Então, a sugestão que eu faço é, teste todas e veja qual ambiente gráfico te agrada mais.

Recomendo, ainda, experimentar uma distro com o KDE Plasma, como o Kubuntu ou KDE Neon. O Kubuntu LTS não vem com a última versão do Plasma, mas é mais estável.

1 curtida

Fala, JVMatos!
Passei por algumas distribuições, incluindo o PopOS, e a que melhor me adaptei foi o Linux Mint. É um sistema pronto pra uso e com muitas opções de personalização, inclusive visuais. Um dos recursos que mais me agrada são os applets que oferecem muitas funcionalidades.

3 curtidas

Em minha opinião use o Zorin.
Acho o mais amigável para ““Iniciantes””
Ele pode executar alguns arquivos .exe
E é bonito. (O pop! os tbm é)

1 curtida

Bom, dei uma pesquisada, conversei com um amigo que trabalha na mesma coisa que eu, e no fim, escolhi o Ubuntu pelos motivos de, gosto da interface dele, a comunidade é grande e presente pra ajudar no que precisar (esse meu amigo mesmo pode ajudar), e me pareceu mais estável que o Mint e o Pop. Já usei o Mint no final do ano passado pra ver, mas não me acostumei com ele, tive alguns problemas com meu fone que na época eu não sabia o por que não estava funcionando direito. Mas é isso, obrigado a todos pelas respostas. E caso qualquer coisa eu abro uma postagem aqui de novo. hehe

3 curtidas

Boa escolha. Tanto o Mint, em sua versão principal, Zorin OS e o PopOS são remasterizações do Ubuntu.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.