Pop!_OS, Zorin OS ou Linux Mint, qual pode ser o melhor para trabalho e jogos?

Eu utilizo o Windows desde sempre e estou querendo trocar para uma dessas 3 versões.

Minha configuração:

Processador: I5 10400f

Placa de vídeo: RTX 3060 12GB

Caso de uso: Eu trabalho com programação e esse é um dos maiores motivos para querer trocar de sistema, mas o que sempre acabou me limitando foi que eu jogo alguns jogos e até pouco tempo atrás não sabia que a maioria dos meus jogos rodam no Linux (Se não forem todos). Eu testei recentemente em uma VM e no modo preview o Pop!_OS, achei bacana algumas coisas, mas achei o sistema meio lento para abrir alguns programas (não sei se isso é por ser preview ou VM). Não gostei muito da aparência do sistema, nesse caso, o que eu gostei mais da aparência foi a do Zorion OS. Eu quero um sistema que se possível não deixe nenhum lixo no sistema quando eu desinstalar ou remover algum programa. Eu jogo alguns jogos de corrida e tenho um volante logitech g29 e, um sistema que funciona bem com ele é o que preciso. Eu gosto também da funcionalidade que o Windows 11 tem de organizar os aplicativos abertos em tela e ter um sistema próximo disso também é algo importante. Nas minhas pesquisas o Pop!_OS foi o que teria a melhor compatibilidade, mas o visual não me agradou muito mesmo. Resumindo, quero opiniões para avaliar melhor qual desses sistemas podem ser o melhor para mim de acordo com esses caso de uso.

Sou desenvolvedor Full Stack web e já testei diversas distribuição Linux, já cheguei a ir para o Windows com wsl para trabalhar porque sempre algo me incomodava no Linux, agora mais recente resolvi testar em VM o pop os cosmic e pelos testes ok aí instalei no notebook que é um Dell g15 5520 com placa de vídeo da NVIDIA e porque isso importa,porque eu uso conectado ao HDMI um monitor externo e cara ficou muito lagado, efeitos cursor do mouse tentei diversas coisas mas não deu, fora que ficou lento em determinados momentos, fiquei 4 dias trabalhando e achei melhor ir para uma distribuição mais madura então estou usando o Ubuntu 25, essa questão foi resolvido não tem mais lag e a performance está incrível, então minha recomendação é se for para trabalhar não use agora o pop os cosmic aguardar corrigir os bugs

Recomendo mesmo é testar Big Linux e Regata OS