Pop Os travando

Ola! recentemente comecei a usar o pop os e percebo que ele esta travando muito, principalmente na steam, gostaria de ajuda para saber se é alguma configuração que fiz errado ja que tenho um pc razoalmente bom. Uso um ryzen 7 5700x3d uma rtx 2060 e 32 gb de ram

Boa tarde! Seja bem vindo ao fórum Diolinux Plus.

Belas configurações do PC.

Bem, é difícil saber o que está acontecendo sem estar aí com a sua máquina pra ver. Eu não vou pedir para você gravar um vídeo nem nada do tipo, mas apenas vou te passar um bisú.

O Pop!_OS é feito por uma empresa chamada System76. Eles se baseiam no Ubuntu e usam pacotes desse sistema pra montar o deles. Não há problema nisso. A questão é que o Ubuntu faz lançamentos de sistemas operacionais de dois em dois anos, sempre no quarto mês. A System76, porém, parou de lançar seu sistema pau a pau com as versões do Ubuntu por que ela está dando um tempo nisso para produzir um novo ambiente de desktop chamado Cosmic. Dessa forma, a versão mais atualizada do Pop!_OS se baseia na versão 22.04 do Ubuntu, lançada há dois anos. Dá pra entender que isso pode ser uma potencial fonte de problemas obscuros e travamentos, uma vez que não é o sistema mais atualizado?

Você vai precisar de um tempo para poder utilizar um Pop!_OS 24.04. E isso não tem prazo, depende deles terminarem o COSMIC desktop, e mais nada.

Mas uma solução momentânea seria você experimentar uma outra distro, enquanto não pode usar o Pop exclusivamente. Você já ouviu falar no Fedora, ou mesmo no Endeavour OS? Ambos trazem um ambiente de trabalho pré-configurado e montado para você chamado GNOME, que é o que o Pop!_OS atual usa (no futuro, deixará de ser assim para usarem somente o COSMIC, provavelmente, que é feito por eles mesmos). Eu acredito que o Fedora te atenderá muito bem com sua configuração atual.

Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer coisa estamos aí! o/

Ok, Muito Obrigado pela informação!

A base do Pop!_OS padrão é um Ubuntu LTS antigo, mas a System 76 mantém seu sistema bem atualizado em pontos-chave, como o kernel e pacotes para desempenho gráfico.

Há quem consiga resultados de primeira melhores com o Pop!_OS 22.04 LTS que com edições mais recentes de outras distros.

Uma pergunta quanto aos travamentos: a ISO do Pop!_OS em questão é aquela que já vem com drivers da NVIDIA instalados?