Pop!_Os travando

Pessoal, boa noite.

Eu ando enfrentando alguns problemas com o Pop!_Os. Não consigo passar mais de 2 dias com o sistema ligado sem ele dar algum problema. O problema que geralmente ocorre é que ele trava ou o vídeo “morre” ( a tela apaga) e tenho que reiniciar. Dessa última vez, reiniciou mas o wifi deu problema para conectar.

Alguém está encontrando esse problema também?

Meu hardware
Ryzen 7 1700X
Radeon R7 570X
RAM 8 GB
HDD 1 tera

Tente mudar de distro…

Se está ocorrendo tanto problema assim, não acho que vale a pena continuar copm esta distro no seu pc…

Pode ser video ou um simples problema de configuração

o ideal é ver depois que ocorre com o comando

journalctl -xn

pode aumentar a saída coloca o nomero de linhas que ver

journalctl -xn50

Valeu pela dica do comando. Fiz aqui mas já tinha reinicializado, atualizado e desligado normalmente. Irei usar o comando caso dê errado novamente.

Sim, já pensei em mudar de distro, sendo que eu gostei muito do Pop!_Os. Testei o novo Ubuntu em outra máquina e estava bem bugado também. Vou esperar mais pra ver se com as atualizações as coisas vão se resolvendo.

Também recomendo mudar, tem muita gente relatando problemas com essa distro, eu mesmo testei e abandonei, e engraçado é que eu uso o Ubuntu e não tenho nenhum problema, na teoria o Pop!_OS por ser baseado no Ubuntu funcionaria também, mas não é bem assim.

3 curtidas

Cara, eu vinha enfrentando esse tipo de problema ao usar o Tile Windows, com várias janelas abertas.
Depois que passei a usar o recurso com, no máximo, 3 janelas, os travamentos pararam.

Eu até deletei as ISOS… Parece que para muitos “está sendo uma experiência e tanto…” perturbadora :smile:

Eu ja havia comentando em outro post que os problemas iniciais eram apenas a ponta do iceberg… que pena que não tenho o mesmo dom pra loteria rs.

1 curtida

Eu tô usando o Pop há algumas semanas e, por enquanto, só tive alguns problemas de travamento, que já contornei, e tá tudo rodando de boas.
Tomara que siga assim. Gostei muito da distro.

1 curtida

Olá @anon76266952 tudo beleza?

Recentemente eu voltei do Manjaro para Pop!_OS 20.04 e também enfrentei todo tipo de problema, como travamentos e instabilidade. Fucei todos os cantos e não consegui encontrar nenhuma solução para os problemas que estavam ocorrendo, inclusive lentidão para escrita (em um NVME de 3.5gb não era para acontecer, certo?).

O que me “salvou” é que tenho observado que a System76 vem lançando novas ISO’s do Pop!_OS com alguma frequência, praticamente uma por mês desde o lançamento. Resolvi baixar a última ISO e reinstalar o sistema do zero e no meu caso, agora estou com o micro funcionando perfeitamente.

A pergunta mais óbvia é: se meu sistema está atualizado não é a mesma coisa?
E a resposta é: Não.

Algumas vezes serão feitas otimizações de configurações de sistema e para respeitar as otimizações que os usuários fazem em suas máquinas, muitas vezes estes arquivos não são atualizados durante uma atualização simples.

Não sei se está usando PPA’s, mas se estiver, sugiro deixá-los de lado um pouco para ver se a performance do sistema melhora.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Boa noite amigo, @eddiecsilva, estou usando o pop OS e percebi esses travamentos comigo também, meu notebook é um core i3 7geração e 8gb de ram, vídeo Mesa intel HD graphics 520 (SKL GT2), já travou umas 4 vezes o notebook e estou baixando agora a iso mais recente para ver se esse problema resolve, resolveu para vocês?

Olá @Rafael_Vilela estou usando o Pop 20.10 atualmente sem problema nenhum.
Tudo muito estável e fluído.

1 curtida

Valeu cara, estou baixando agora o Pop 20.10 vou instalar essa versão então, só mais uma pergunta você chegou a instalar alguma extensão do gnome nessa versão 20.10? Ou está usando ela liso?

Eu sei que vocês gostam do Pop!_OS, e de certo querem mantê-lo, mas se a coisa apertar e não conseguirem resolver, tentem usar o Solus. Principalmente pro meu sistema Intel, tem funcionado muito bem. A única coisa que ainda não está legal é pra plugar o telefone no computador; não tá acessando, e acredito ser por culpa do kernel 5.10. Também gosto Pop, só sugiro isso como algo temporário. Ou mesmo, fiquem no Ubuntu por enquanto. Também dá pra por a pop-shell lá pra pegar a função de tiling.

Eu uso duas extensões apenas: uma para listar todos os devices de áudio e outra para mostrar os ícones dos aplicativos na tela de overview (que está quebrada por enquanto).

@anon99219498 eu já testei o Solus e também acho que ele é uma boa opção, mas, para facilitar o dia a dia eu considerei mais prático ficar em uma distribuição com base mais ampla.

2 curtidas

Muito bom, só utilizo essas extensões que você falou também, não curto muito persolanizar o sistema rsrs, e gostei muito do ambiente gnome, foi meu primeiro contato com linux. Espero que fique de boa o POP OS com a versão 20.10. Valeu!!

1 curtida

Você pode ver se tem log dos boots anteriores

journalctl --list-boots

e se, por exemplo, tiver log do boot anterior, vai aparecer uma entrada que começa com -1. Antes desse, vai aparecer -2, etc. etc.

Você pode ver esses logs usando

journalctl -b -1

ou

journalctl -b -2

Dependendo do boot que você quer investigar.

1 curtida

Sobre extensões é apenas isso, porém, eu uso o pacote de ícones Paper e também o tema Matcha.

Esteticamente são as únicas coisas que eu mexo, agora, por debaixo do capô eu tenho uma receita de bolo que mexe em bastante coisa. :slight_smile:

.

1 curtida

Obrigado amigo, vou conferir aqui. Estava instalando a versão 20.10.

Ahh que massa. Muito bom, entrei no mundo linux em março rsrs, passei o início da pandemia só personalizando distros kkkkk. Mas cai de cara no gnome e gostei muito, aí perdi a vontade de ficar personalizando, embora acompanho a página pinguimcriativo no instagram e vejo muitas personalizações lindas rsrs. Enfim, acabei de instalar o POP 20.10 espero que não trave mais.

Sua personalização ficou massa. :slight_smile:

1 curtida

Obrigado. Eu gosto de manter a aparência simples e “fora do meu caminho”.

:slight_smile:

1 curtida

Estou usando POP a 3 dias, e hoje ele travou, o cursor do mouse estava funcionado normal tive que desligar manualmente.