Galera, instalei o Linux no meu notebook Nitro 5 com i5 9300H - GTX 1650 e 16GB de Ram. O que está acontecendo é que quando abro a Steam com o monitor externo ligado, ele algumas causa travamentos leves e outras travamentos totais a ponto de só desligar pelo botão resolve.
Verifiquei que usando somente o monitor do notebook esse problema não acontece. Se usar espelhado, só o monitor externo, os dois ligados, todos causam esse problema.
Quando uso os dois monitores, percebi que trava somente o Externo, mas a tela do notebook continua funcionando.
Alguém sabe como posso resolver?
Olá @Juicebox, tudo bem contigo?
Você já fez algum monitoramento de temperaturas? Qual é a resolução do monitor integrado e do monitor externo?

Opa, boa tarde. Não cheguei a fazer nenhum monitoramento de temperatura, mas não vejo se isso seria a causa. É só clicar na Steam que já trava o monitor externo. Se usar somente no notebook com o HDMI desconectado, steam funciona normal.
Os dois são 1920x1080.
A melhor forma de conseguir encontrar uma causa é colhendo dados, seja olhando os logs do sistema ou os dados dos sensores. Sem informações, é muito provável que você vai ficar tateando no escuro tentando várias coisas até (talvez) encontrar algo que dê certo.
Como seu notebook tem gráficos integrados e dedicados, sugiro dar uma conferida na documentação da System76 sobre isso.
Para criar logs, use a documentação abaixo.

1 curtida
Mudei para o Híbrido, mas continua a dar as travadas. Fiz um Log aqui, mas como sou iniciante, não consigo entender muito o que preciso encontrar por lá.
Teste usar o modo de placa dedicada para vídeo. Reinicie e veja se se mantém. Também tenho nitro 5, mas o aMD ryzen, a steam também causa travamentos aleatórios na minha máquina, mas é algo bem rápido.
Ontem estava usando no híbrido e não tinha resolvido. Quando voltei para usar somente a VGA da Nvidia, parou de travar. Testei por bastante tempo e realmente não acontecia mais.
Obrigado pela ajuda de todos!
Voltando aqui só para dizer que talvez essa seja realmente a solução. Tive que reinstalar o Pop!_OS na minha máquina para começar do zero e veio travando novamente com a Steam aberta.
Mudei para o modo híbrido, reiniciei e depois voltei para o modo que usa só a VGA da Nvidia e resolveu de novo. Deve ser algum bug, mas isso tem resolvido.
Abraços!
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.