Pop!_OS trará nova opção para múltiplos monitores

image

O desenvolvedor Carl Richell anunciou hoje no Twitter uma novidade para o Pop_Shell, a interface gráfica do Pop!_OS, agora o sistema terá suporte a áreas de trabalho separadas em cada monitor, uma boa notícia para quem busca meios de aprimorar a produtividade.

RT @[email protected]
I just pushed out a new GitHub issue for workspaces settings in COSMIC, and I'm excited for some of the new features we're teasing!

COSMIC will have the option to have separate workspaces on each monitor. For many of our users (myself included), (1/2)

— Carl Richell (@carlrichell) November 9, 2022

Segundo o desenvolvedor, haverá a possibilidade de utilizar as áreas de trabalho na vertical, ou na horizontal. A mudança ocorre mais especificamente no COSMIC, um componente do Pop_Shell e já pode ser encontrado no GitHub.

6 curtidas

Tô curioso ara ver como vai ser na prática, atualmente eu uso assim porque acho mais confortável.

Nessa config aí o monitor primário tem os workspaces, enquanto o secundário é somente uma tela estendida sem eles.

A outra opção no momento seria ter em todos os monitores, mas elas acabam ficando meio que dependentes umas das outras, então ao trocar um desktop virtual de um monitor, troca no outro tbm.

Para mim faz sentido ser separado, mas pela imagem é algo do novo COSMIC para o ano que vem, ou será que pode chegar ainda no Pop!_OS com o COSMIC baseado em GNOME? :thinking:

Achei bacana a ideia, curioso para testar, apesar de já ter me acostumado bem a esse modo atual.

4 curtidas

Imagino que seja algo no novo Cosmic com Rust, já que o atual é baseado no Gnome e este já deixa fazer arranjos “esquisitos” com os monitores:

Neste caso eu mantenho os três monitores na mesma área de trabalho - se mudo num, muda nos três… pra mim fica super cômodo assim

3 curtidas

Que arranjo legal, nunca vi algo assim. Se puder, depois manda uma foto pra sabermos como fica!

2 curtidas

Acho que cheguei a postar aqui em algum tópico, mas tá, segue a foto:

4 curtidas

Cara, ficou muito legal, é uma boa ideia esta forma de integrar a tela do notebook com os outros monitores!

2 curtidas

No início era meio doido de usar, mas me acostumei - e o Gnome, pra isso, é super adequado

3 curtidas

É para o novo shell:

Workspaces Settings Panel · Issue #53 · pop-os/cosmic-epoch · GitHub

4 curtidas

Gostei do Mate :maté: :smiley:

3 curtidas

Suspeitei pelo design do painel na imagem. Acho que não faz muito sentido fazerem um backport, deve ser um desenvolvimento todo a parte

1 curtida

Dio, eu moro pertinho de vc, na cidade do lado… e, mesmo sendo carioca de adoção, peguei o costume de consumir a erva dos guaranis

2 curtidas

Pegadinha Linux: quem bebe chimarrão precisa usar o MATE?

4 curtidas

Hahahah - já usei!

E o nome vem do fato de que esse fork foi criado por um contumaz consumidor de mate, o argentino Perberos:

Daí seus apps terem nomes em castelhano, como Pluma e Caja. Portanto, devem ser pronunciados nessa língua, não em inglês (“meite”) ou francês (“matê”)…

4 curtidas