Pop OS sempre pedindo para instalar driver da Nvidia

Bom dia pessoal.

Alguém sabe por que o Pop!_OS 21.04 fica sempre com a opção d instalar o driver da Nvidia?

Informarmar as especificações da máquina em questão ajuda… Você tem uma placa Nvidia?

Opa, seguem as respostas:

Manufacturer: Avell High Performance
Product Name: Avell G1513 BS MUV / A52 BS MUV

E sim tem NVIDIA

Abre o terminal e rode o seguinte comando: sudo apt update && sudo apt full-upgrade && sudo apt autoremove && sudo apt autoclean

Depois rode este: flatpak update && flatpak uninstall --unused

Feito meu amigo.

Mas como pode ser visto aparentemente não fez nada, pois já está tudo atualizado.

Possivelmente é um problema da Nvidia com a Base Ubuntu 21.04 (não LTS). Se não está te atrapalhando, recomendo deixar como está mesmo até o próximo update que venha corigir isso. Lembrando que: versões não LTS são voltadas para testes e bugs ocorrem mais do que o normal em relação a uma versão de longo suporte. Não é porque 21.04 seja um número maior que 20.04 que significa que você terá do bom e do melhor.

A frequência de updates dos drivers Nvidia no PopOS é bem alta. Visto que isso é um dos diferencial da distro. Agora, acontece que as vezes fica umas coisas empacadas ai nesse atualizador de forma estranha. Ja teve vezes em que aconteceu comigo de eu esta com tudo atualizado e so depois de rodar isso ai uma 3 vezes em boots diferente que sumiu.
Apesar de utilizar a distro diariamente, prefiro, eu mesmo gerenciar os updates através do terminal e ou o synaptic devido a questões de erro e coisas como essa através desse atualizador padrão do Pop.

Entendi.
Na verdade não me atrapalha muito não, é a penas uma questão de dúvida mesmo.

E realmente sei que não é boa prática usar versões ão LTS, ainda mais em máquina de trabalho.

A ideia é usar o 21.04 foi pelo fato de ter algumas melhorias que no 20.04 tria que fazer na mão. Apenas por comodismo mesmo.

Valeu pera iteração Dr.

Interessante.

Faz muito tempo que não uso o Synaptic.

Hoje o que mais me incomoda no POP!OS é o fato de derrepente o meu processador parecer que vai voar de tão alta rotação e barulho que faz. Já apliquei pasta térmica e nem assim resolveu.

Ai quando abro o gerenciador de sistema, tem um aplicativo ou outro consumindo muita CPU ou memória e ai mato ele e o processador volta ao normal.

Outro item também, é que o OBS ainda não está rodando legal, pois não captura as janelas de navegadores, apenas como tela inteira consigo gravar o que preciso. Fiz um teste mudando a forma de utilização de vídeo, mais ai senti uma lentidão então resolvi voltar ao que estava.

A questão dos processos que ficam fritando CPU acontece aqui comigo as vezes em junção com o Chrome/Chromium. Como uso muitas abas as vezes ele meio que frita nas atualizações de conteúdo e coisa do tipo. Mas é mais esporádico isso.

Agora a questão do OBS… é Nvidia esses pal de não conseguir capturar as janelas vai e voltam de tempos em tempos e é questão de driver. Tanto que quanto você mudou para placa integrada ele funciona corretamente, certo?

Com todas transformações que o popshell mais as atualizações rápida de drivers a cada update é uma questão que acaba dando umas inconsistências. Ja tive update aqui em que a interface do sistema toda, as animações do gnome padrão ficaram carroça… só o fato de aumentar e baixar um volume dava tipo um halt nos processos até ele mostrar a animaçãozinha do volume e depois desgarrava… chato demais. E vez ou outra isso acontece. Coisas que no modo puro sem driver nvidia não acontece.

No entanto… ainda assim o conjunto de gestão de hibridas e drivers mesa e nvidia mais atualizados fazem um bom serviço de manter a distro bem preparada para todas novidades e facilitando bem a vida do usuário que não precisa ficar trocando modo só integrado, modo só placa discreta, log out, log in como é o padrão com as distros mais comuns usando o prime.

1 curtida

Cara, boa explanação.

Referente ao OBS ele funcionou, quando deixei em modo Hibrido, como imagem abaixo. Mas ai senti a lentidão no sistema.

E deixando em NVIDIA Graphics sistema roda de boas. Penso que se tenho uma máquina com NVIDIA, vamos usar ela. Mesmo que eu não jogue comprei ela pelo falo de ter este tipo de recursos.

Mas estou gostando do POP!_OS.

Eu usei o Kubuntu por um bom tempo e só troquei, pois achei que o aproveitamento dos meus recursos gráficos não ficaram muito bom nele, uma vez que tenho um monitor 4K e as fontes ficavam em um tamanho que eu não gostava. Ai como estou ficando em fazer outras coias e deixar o SO por conta de quem desenvolve SO, resolvi partir para um distro que me agradece mais em maiores itens.

Usei o Ubuntu, mas ai dava uss paus mesmo na versão LTS, que não tenho com o POP!_OS 21.04.

Mas vamos que vamos, quem sabe um dia não volte a testar o Arch Liu rs…rs…rs…

1 curtida

Então, no caso a diferença que você sentiu é porque quanto esta em modo hibrido, tudo funcionará por padrão sobre a iGPU (Intel). Por outro lado sua economia de bateria é gigante e o note funciona mais frio. Daí, a grande vantagem desse modo é você poder chamar as aplicações com a Nvidia quando precisar de potência. Clicando no App com botão direito e dizendo abrir com placa dedicada Nvidia.
Assim você mantém o melhor dos dois mundos.

Por outro lado, quando você usa só dedicada, com certeza no cotidiano sentirá uma agilidade melhor em toda utilização gráfica, mas em situações comum você não precisa desse poder de fogo todo, entende? Então, balancear em determinadas situações te dá um retorno melhor inclusive de performance.

Por exemplo, fazendo streaming de game, você pode deixar o desktop e OBS sendo renderizado pela Intel Graphics e você chama a steam pela nvidia e usa o gamemod e jogos todos rodando via nvidia, enquanto isso também utiliza o nvenc para encodar pelo chip dedicada da nvidia. Assim você realmente esta usando a Nvidia para o 3D e Encoder enquanto que todo o resto 2D fica na Intel, sacou?

No seu modo atual, está tudo em cima da Nvidia… 2D, 3D, etc… com isso você acaba dividindo em mais frentes de trabalho atuação dela. Claro que por ser uma placa melhor que a iGPU 630 terá mais fôlego no geral, mas poderia estar sendo menos massacrada, entende? rs

Aqui, como meu Avell é com uma GT730 isso faz toda diferença…

1 curtida

Cara boa explicação.

Você usa em modo Híbrido também?

Sim!
Utilizo em modo hibrido para manter esse balanceamento e alternância.

#tmj

Entendi.

Eu estou em modo híbrido hoje também.

Já até estou me acostumando com a lerdezinha que tinha sentido anteriormente. rs…rs…rs…

Engraçado… não era para sentir tanto assim em uso padrão de apps cotidiano.
Sua iGPU é mais recente…
Você está usando ele em modo bateria?
Pois em modo bateria realmente ele reduz ainda mais mantendo os clocks mais baixo sempre que possível, ainda mais se você manualmente selecionar o modo “Battery Life”. Evidente que se você chamar situações mais pesada ele vai escalar para performance… mas ele tarda o máximo possível.
Quando você esta com a Nvidia sempre ligada, por mais que a GPU utilize o modo Adaptative por padrão será sempre mais responsivo mesmo no modo mais ecnômico da GPU Nvidia que é mais brabo, rs.

Agora, talvez, infelizmente você esteja em um update ai daqueles que comprometem a stack padrão do mesa com Intel. Também ja ocorreu isso aqui. E o notebook fica parecendo o PC da Xuxa…
daí é ver no próximo update do xorg, popshell, mesalib e demais itens da stack gráfica de base. O bom que como você abriu o post, rs, deve atualizar rápido.

Boa pergunta, não sei se estou usando em modo bateria :thinking:

Como eu vejo isso?

E gostei da parte do PC da Xuxa, rs…rs…rs…

Valeu Mestre