POP_OS retornando para tela de login

Bom dia senhores. Olha só essa:
Acabei de ligar meu computador e após colocar minha senha, ele, após alguns poucos segundos, retorna pra tela de usuário/senha. O que houve? Como resolvo isso?

Qual versão do pop, 20.04 ou 20.10? Tentou logar com o X.org ou com o Wayland?
Sua gráfica é Nvdia ou AMD?

Bem, estou com o POP 20.10. Não tenho certeza mas creio que minha placa de vídeo seja uma Intel. É um notebook Lenovo G50.
Sobre o X.org ou Wayland, não sei como faço pra ter acesso a isso, porém, consegui logar via “modo texto”. Já inseri alguns comandos de outros tópicos daqui mesmo e nada…

1 curtida

Por padrão, o pop loga com o X.org, como sua gráfica é intel, podemos descartar um possível problema então… Vê se o seguinte vídeo lhe ajuda: How to Fix the Ubuntu Login Loop - YouTube
Pelo que pesquisei, esse problema ocorre desde o ubuntu 19.x.
Caso você não consiga resolver esse “BO” (com a ajuda de mais colegas do fóum é claro), recomendo instalar a versão LTS. Tende a dar menos dores de cabeça…

Infelizmente nada feito. Deu um monte de erro tipo Arquivo ou diretório inexistente.

Rapaz… o que se passa com o mundo Linux? É impressionante (e até preocupante) o quanto tenho me deparado com problemas diversos nos últimos 2 ou 3 meses. Mas muitos mesmo e nas mais diversas destros.

1. Rede Wi-Fi desapareceu… e não tinha quem a fizesse voltar.
  2. Programa não compila de jeito nenhum.
  3. Nenhuma porta USB funciona ou é reconhecida.
  4. Algo tipo DisplayManager quebrou após atualização e não tinha quem desse uma dica que funcionasse.
  5. Computador funcionando perfeitamente e… não consigo acessar porque não reconhece a senha.
  6. Após seguir todo um processo de instalação a interface gráfica não abre nem a pau…

Afinal… o que significa a estabilidade em Linux? A que isso se refere?

John !
Já que você consegue fazer login em “modo texto”, daria para você ver se algum erro foi reportado ?

journalctl -f

Estabilidade de API/ABI, um software criado para a versão atual do sistema não vai quebrar de forma alguma, mas esse software pode ter bugs

Bem…
Apareceu uma série de termos tipo: Logs begin at Wed …
Jan 03:09:35 pop-os su[5747] : pam_unix(su : session) : session opened for usar root by jdt(uid=0)

Isso meio que se repete uma dúzia de linhas mais ou menos iguais.

Do lado do botão “Login” tem uma engrenagem, clica nela que aparece as opções

Experimenta isso:

sudo apt update
sudo apt install --reinstall pop-desktop

Pode ter alguma informação também em

systemctl status gdm

Saberia dizer o que mais particularmente eu devo focar? Porque com esse comando há 12 páginas de informações.

Sinceramente e infelizmente… já considero instalar tuuuuudo de novo, dessa vez a LTS. Ainda que eu também tenha ouvido dizer que a LTS também andou apresentando o mesmo problema. O negócio vai ser eu aprender a copiar minha home para o HD de backup (HD Externo).

Não entendi, João.
Que comando ?

Para invesitigar o problema, o ideal seria :

Abrir um terminal de texto e deixar rodando o

journalctl -f

Voltar para o terminal gráfico e tentar fazer o login

Voltar para o terminal de texto e ver se alguma mensagem de erro nos dá uma pista do que está acontecendo.

Uma coisa que tu pode fazer pra debugar é a partir do modo texto rodar:

export DISPLAY=:0 gnome-shell

Isso em tese vai te dar o que está de errado

1 curtida

Você não esqueceu de dar o -f no comando ?

journalctl -f

export DISPLAY=:0 gnome-shell
ser: Variable name ‘gnome-shell’ is not valid. See ‘help identifiers’.

/usr/share/fish/functions/export.fish (linha 10): set -gx $v $$v in function ‘export’ with arguments DISPLAY=:0 gnome-shell’

Vamos lá. Tá rodando… Aguardemos.

Como eu consigo postar os resultados preliminares pra vocês?

Ah, esqueci que vc usa o fish, falha minha, faz assim:

set -g -x DISPLAY ":0"
gnome-shell