Pop os PC fraco de iniciante

Acabei de migrar para o Linux pela primeira vez, tenho um notebook com Intel Celeron e 4gb de ram. Instalei o POP OS mas estou sentindo travamentos e demoras que não sei se eu sentia no windows 10. Curti o sistema o zoom nao trava quando abro o google como acontecia no windows, mas a inicialização e abrir algumas pastas parece ser meio demorado. DEveria eu migrar de sistema ? optando por Linux Lite , ou alguém tem outra opção que seja melhor para me ajudar?

Cara pode ser que tenha como otimizar o sistema, mas como vc é iniciante eu acho que você deveria pegar um que já seja pensado desde o desenvolvimento com foco em PCs fracos.

Veja este video: Não jogue seu PC velho ou fraco no LIXO, faça isso no lugar! - YouTube

Eu gosto do Lubuntu ele é desenvolvido para ser usado em PCs fracos como o seu então ele já vem configurado adequado: https://lubuntu.me/
Se você ler a pagina em inglês você vai ver que os desenvolvedores diz isso.

Mas não existe magica, um PC fraco continuara sendo fraco mesmo com o OS mais leve.

1 curtida

Obrigado pela resposta vou dar uma olhada nele

Minha primeira aposta pra você é alguma distro que venha com KDE Plasma, só pra “sentir” como se sai. Meu PC também não é muito potente, mas roda muito bem, e é minha interface favorita.

Talvez também você possa usar, caso não conheça, interfaces Tiling Window Manager como i3, bspwm, sway, etc., que tem um workflow diferenciado baseado em teclas de atalhos, e que são muito leves. Recomendo conhecê-las.

Não dá pra descartar também interfaces como LXQT/LXDE, XFCE, OpenBox, etc., com um workflow
tradicional com menus, barra de tarefas, área de notificação, etc., e gastam pouco recursos.

Pra mim, o melhor lugar para filtrar distros ainda é o DistroWatch, e depois de encontrado procure por videos no Youtube.

1 curtida

Uma opção muito, MUITO boa é o Zorion OS Lite, pois ele tem uma “carinha de Windows”, super util, e é bem leve, podendo e rodar PCs até piores que o seu, é até “bom”.

3 curtidas

Qual o proposito desse PC ai?

uso domestico, aplicativos como zoom, navegador de internet , planilhas. E estou estudando programação com o portugol por enquanto.

seria o mint uma opção (gostei do visual) não entendi como funciona o site do link que mandou

Olá e boas vindas ao fórum :wave:

O Linux lite é uma boa distro sim para seu caso pois, além de ser baseada no Ubuntu, possui uma DE leve. Se quiser algo mais leve ainda, recomendo o Manjaro (Minimal) com XFCE ou o PepperMintOS

1 curtida

O site do Linux Mint é: https://linuxmint.com/
Linux Mint para você é o que esta escrito XFCE.
Esse distrowarch tem lista de todas as distros que são historicamente conhecidas.
Mas eu acho que você vai se perder la pq a lista é muito grande.

1 curtida

Sim, eu usei o Mint algumas vezes, qualquer uma das 3 opções são boas, só que numa 'escala de leveza", colocaria o Cinnamon como mais pesado (mas não tanto assim também) que as versões com XFCE e Mate, e essas 2 últimas são bem parecidas em leveza, é questão de testar mesmo.

Você precisa vir até a área de busca e procurar com quais características deseja, tem diversos filtros, é um “buscador de distro”.

1 curtida

Meu computador de dia a dia é um notebook com Celeron de 8ª geração e RAM de 4 Gb. O Linux Mint tem um desempenho muito bom nele, em todas as versões, mesmo a principal, com Cinnamon, que é a menos leve. Já tinha um desempenho muito bom antes de eu pôr SSD nesta máquina.

O Q4OS e o Regata OS, com KDE Plasma, também funcionaram de boas, tal qual o Arcolinux com o Budgie. Esse combo de Celeron com RAM de 4 Gigas não costuma ter problema com ambientes gráficos “peso médio”.

Só testei o GNOME no meu notebook em sessão live. Não foi um primor de velocidade e responsividade, mas não “engasgava”. Aliás, há umas poucas medidas que podem ser tomadas para deixar o GNOME consideravelmente mais leve.

1 curtida

Para CPU´s Celeron o KDE e uma otima escolha testei o Kubuntu 22.04 em um Celeron 925 single core, não rodou 100% mas foi uma ótima experiência, no Celeron N2830 roda liso sem travamentos, agora o Gnome para o Celeron deixa a deseja por falta de processamento gráfico do CPU principalmente mais antigos.

1 curtida

Eu tinha um notebook bem fraquinho, com quase 10 anos de uso. Normalmente os sistemas com Gnome não se saiam tão bem nele, mas com essa interface consegui usar o Fedora. De forma geral, o KDE e o XFCE se saiam muito bem tbm.

Aproveita pra testar várias distribuições diferentes… fica com a que você achar melhor.

Tem uma opção muito boa (e bonita), o Tiger OS, uma distro brazuca, um dos desenvolvedores tá aqui o grupo. (TigerOS 21 - final(mente) lançado - #3 by thespation)

Também gosto bastante do BIG Linux (https://www.biglinux.com.br/) que eu estou usando pra produção e tá funcionando mt bem.