Recém instalaei o POP mas estou enfrentando alguns problemas que não vinha tendo com o Zorin OS.
Mas enfim, o da vez o é o tempo de carregamento do sistema mesmo com SSD. Está demorando demorando demais. Sendo que quando usava o zorim era cerca de 15 segundos e o sistema estava carregado.
rodei o comendo systemd-analyze blame e esses foram os resultados: Alguém passando ou passou por isso, pode ajudar? (depois que eu logo no sistema, aparentemente roda tudo normal)
Alguns serviços podem ser desativados para reduzir o tempo de inicialização sem afetar a funcionalidade do ambiente de área de trabalho na maioria dos casos:
Primeiro: o POSTFIX. Se sua máquina não for um servidor de correio e você não usar o POSTFIX, poderá desativar o postfix.service executando o seguinte comando no terminal:
sudo systemctl disable postfix.service
Ou você pode desinstalar o POSTFIX por completo, executando o seguinte comando no terminal:
sudo apt remove postfix
Em segundo lugar: o NetworkManager-wait-online.service pode ser desativado executando o seguinte comando no terminal:
Terceiro: dois serviços que dependem da funcionalidade do NetworkManager-wait-online.service são networkd-dispatcher.service e systemd-networkd.service. Eles também podem ser desabilitados executando os seguintes elogios no terminal:
Esses dois serviços são usados estritamente para fins de conectividade do systemd e não afetam a conectividade de o ambiente de área de trabalho após o login.
Depois que eu fix dual boot do Pop!_OS com o Fedora o boot tbem ficou mais lento.
Além do dual boot com o fedora eu tbem exclui a partição de swap do Pop!_OS para aumentar o espaço do sistema.
Isso é normal. O windows 11 “trapaceia” na inicialização porque quando você desliga o computador ele não esta só “desligando”, mas também salvando o estado de alguns componentes do sistema que normalmente iriam demorar bastante para incializar. Isso tem seus pros e contras, por isso não é o padrão.
desabilitando esse dois, como explicado, já poupa um bom tempo. os debaixo tb podem ser desabilitados:
systemd-journal-flush.service
lvm2-monitor.service
apport.service
nvidia-persistenced.service (s n tem placa nvidia)
pppd-dns.service
colord.service
fwupd.service (s já rodou e não tem nenhuma atualização de driver disponível)
systemd-resolved.service ( se n configurou cache dns pelo systemd-resolve)
plymouth-read-write.service (acho que pode desabilitar. pesquise)
por isso n gosto do pop OS! tem tanto pacote atrelado ao metapacote principal, que fica esse lixo todo em segundo plano. da última vez que usei, desinstalei uns 700mb de pacotes que não uso, como apport etc.
mas s vc n tem placa nvidia, fica o serviço em segundo plano. como pppd, fwupd etc. uso kde neon, pq n é atrelado a um metapacote com trocentas dependências. o ubuntu tb n.
o dio já falou sobre isso (assista a partir de 7:40):