Até ontem o meu sistema operacional Pop-os estava funcionando normalmente, até eu atualizar através do sudo apt update/upgrade.
Após essa atualização o menu de configuração mudou para o padrão ubuntu, através da info informa que o sistema é pop os mas mostra a logo do ubuntu, além de varios apps terem parado de funcionar.
Ao entrar no modo recovery não reconhece o pop os para realizar o refresh.
Não sei o que de fato aconteceu no sistema, provavelmente você fez a instalação de alguns pacotes que não deveria ter instalado. O PopOS é um Ubuntu com um tema diferente e alguma seleção de software diferente, por isso que esse tipo de coisa acontece.
Cara, já aconteceu isso comigo quando utilizava o ZorinOS.
Assim como o PopOS ele tem a base Ubuntu, mas com sua própria personalização e programas.
Eu no final das contas acabei reinstalando, nunca descobri o que de fato aconteceu…
Mas desconfio que pode ter sido algum repo que adicionei manualmente (add-apt-repository) que causou o problema quando fiz o upgrade mais tarde.
Isso aconteceu uma vez comigo, quando eu fiz um duaboot entre Ubuntu e Zorin OS. Eu usei a mesma partição /home e esqueci que não podia usar o mesmo nome de usuário.
Somente formatando que consegui resolver.
Na verdade, tem bem mais coisas diferentes do que isso. Acho que a única semelhança é o repositório justamente, até o kernel e os drivers são outros, e é isso que pode gerar problema. É uma base Ubuntu de fato, mas bem diferente já.
@Brenojantorno e por esse motivo mesmo, existem pacotes no repositório que permitem instalar coisas do Ubuntu, possivelmente você instalou algum meta-pacote que sobrescreveu alguns dos elementos do desktop, ou do “pop-desktop” para ser mais específico.
O conselho de reinstalar é válido e provavelmente o mais rápido, mas talvez fazer uma reinstalação do pacote pop-desktop também ajudaria, isso é, se não entrar em conflito com outros pacotes.
É sempre bom entender o que exatamente você fez que pode ter causado isso, para evitar errar novamente na mesma situação.
Abraços!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.