Pop_OS lento ao inicializar

Boa tarde

Pessoal recentemente fiz uma alteração no pop_os quando fiz a instalação do mesmo havia criado uma partição de swap infelizmente eu a criei muito pequena e comecei a ter alguns problemas pois estou iniciando o mundo de desenvolvimento de aplicativos mobile e adotei o ubuntu para ser meu Sistema operacional em alguns casos eu estava tendo problema de travamento total do sistema, visando resolver o problema eu mudei o formato do swap de uma partição para os arquivos de swap e meu problema foi sanado não tenho mais nenhum travamento enquanto estou programando. Após realizar os testes eu resolvi excluir a partição de swap do sistema onde não tive nenhum problema até eu reiniciar maquina o pop_os fica aguardando em uma tela escura e depois de muito tempo ele pisca e mostra a tela de login, após isso o funcionamento esta normal. Será que existe alguma parte do sistema tentando fazer swap em uma partição que não existe mais? Como eu poderia checar o que esta realmente ocorrendo.

Estou usando Pop_os 20.10

Reinicie a máquina. Quando ele estiver na tela de boot pressione a tecla Delete. Assim você vai poder ver o que está causando a demora para inicializar (assim espero). Se não der certo ou tiver mais alguma dúvida avise.

1 Curtida

Fiz a verificação que me pediu e realmente ele fica prezo na seguinte linha:
A start job is running for /dev/disk/by-uuid/b191da5d-cf42-4b86-8c72-1ede576c604c e fica quase 1 minuto nisso depois ele inicia o sistema normalmente

Provavelmente é porque o sistema ainda está tentando montar a partição SWAP que você apagou.

O arquivo /etc/fstab contém as configurações das partições que serão montadas durante o boot.

Abra esse arquivo como root, com sudo gedit /etc/fstab, procure pela linha que contém a partição com esse código b191da5d-cf42-4b86-8c72-1ede576c604c que você mandou. Você pode confirmar que é essa partição mesmo, pois mais na frente desse código tá definido o tipo da partição como swap. Apague essa linha e salve o arquivo.

Na dúvida, tire uma captura de tela e poste aqui.

2 Curtidas

Segue a forma como esta minha /etc/fstab.

Segue meu Gparted:

Ok, parece que está ativando a swap por Systemd e não pelo FSTAB.

Digita esse comando systemctl --type swap e cola o resultado aqui.

1 Curtida

Segue abaixo o resultado do comando:

Hmm, não era a saída que eu esperava, eu devia ter pensado nisso… Tenta esse comando aqui: systemctl list-unit-files | grep -i swap e cola o resultado.
Creio que agora vai dar certo.

1 Curtida

Segue o resultado do comando acima:

Tente executar isso: sudo systemctl mask systemd-cryptsetup@cryptswap.service, depois reinicie e veja se funcionou.

2 Curtidas

Muito obrigado pela ajuda apos a reinicialização o mesmo voltou ao normal.

1 Curtida