Sou iniciante no Linux e decidi iniciar com o pop os. Minha máquina possui dois ssds nvme, onde um deles tem Linux e o outro Windows 11, para não haver conflito. Porém enfrento o seguinte problema: ao iniciar o pop os ligado ao cabo no roteador (twibi fast) a minha Internet cai. Se ligo o wifi as vezes cai. Quando digo que cai é de toda minha rede mesh, nenhum aparelho funciona até que eu desconecte o cabo. Porém nas mesmas condições no Windows tudo funciona normal, velocidade de 60 Mbps, não existe nenhuma anomalia, descartando problemas com o roteador, cabo ou provedor. Já repeti esse teste umas 3 vezes seguidas e sempre o mesmo resultado. Ao criar um roteador no meu smartphone roteando o wifi consigo me conectar a Internet sem muita velocidade, mas funciona. Ao rotear o 5g tenho velocidade de 100 mbps. Já fiz atualização de drive, desativei ipv6, desativei dns automático, estou usando o gemini mas sem muito sucesso. Alguém consegue me ajudar com esse problema?
Você testou outras distros?
O PoP OS atual usa o Ubuntu 22.04 como base, está meio desatualizado, podem ter problemas que já foram corrigidos em versões posteriores.
No gnome costuma ter o app “configurações avançadas de rede”. Vê se tem no Pop e faça modificações pro lá e reinicia a máquina.
É muito estranho cair sua rede wi-fi inteira só por causa do sistema operacional. Será que o problema não está no modem?
Versões do pop os? Já fiz as atualizações que tinham disponíveis.
Vou procurar essas configurações.
Essa questão que está me deixando confuso. Porque quando ligo a máquina no pop os a Internet não funciona nem no smartphone. De início pensava que era problema com o provedor. Testei por varios dias e observei essa condição que relatei. Porém desligo e ligo no Windows em seguida tudo funciona normal como se não houvesse problema.
Tô falando sobre a distro que o PoP OS usa para ser criada.
A versão atual do PoP OS usa o Ubuntu 22.04 como base, ele é de 3 anos atrás, então podem ter problemas que já foram corrigidos, mas que não vão chegar nessa versão do PoP OS que você está usando.
A versão mais recente do Ubuntu é a 25.04, caso queira testar.