Pop OS e Manjaro inutilizáveis por lag

Instalei o Pop OS há dois dias e funcionou perfeitamente exceto pelo touchpad; sem solução pensei que fosse o SO então instalei o Manjaro no lugar, e para minha surpresa não era. Depois de tentar quase todas as soluções que apareceu no Google entrei na BIOS e alterei a opção do mesmo para “Basic” e voltou a funcionar. Manjaro estava com muito lag para atividades simples, como usar o Mozilla, e como o sistema de janelas do Pop OS se mostrou bem útil em meu teste, decidi voltar. Mas agora está mais lento que o Manjaro. Na realidade está tão lento que chega a ser inutilizável e estou escrevendo o texto pelo celular. Não consigo se quer desligar o notebook. Antes que me perguntem se o notebook é antigo, digo que tem condições suficientes para rodar esses sistemas operacionais suavemente (8 GB de RAM, 1 TB de HDD, i5 de sexta geração, uma HD Graphics funcional). Não há programas instalados, não há arquivos, ainda não fiz meu backup; tudo está sendo usado no default, se quer o papel de parede foi alterado. Minha suspeita é de que tenha alguma coisa haver com configurações da BIOS, porque reinstalei novamente o Pop OS e parece que até piorou, portanto foi três vezes formatado este HD, e são duas distros diferentes (Ubuntu e Arch based); mas sou novato e não entendo nada, estou fuçando em toda parte e criando muitíssimo estresse apenas.

1 curtida

Olá e boas vindas ao fórum :wave:
Algumas perguntas a priorii:

1. Você desativou o secure boot na BIOS?
  2. Você usou qual programa para criar o pendrive de boot?
  3. O Windows acontecia o mesmo problema? (pode ser que o HD esteja indo para Jesus).
1 curtida

Verdade né, eu já tive badblock em HD e o OS fica com muito lag que não faz nada.

1 curtida

E seria bom acompanhar o uso da swap - na hora que ele passa a ser usado, sendo HD mecânico, já era, fica lerdo mesmo

1 curtida

Primeira coisa a fazer é ir na bios e usa LOAD BIOS DEFAULTS, se ainda sim não resolver, pode ser que vc esteja com problemas no seu pc, ou por falta de manutenção/limpeza ou simplesmente o problema se manifestou coincidentemente quando vc instalou o POP OS. Se vc tiver na dúvida instale o windows para desencargo.

1 curtida

Olá! Muito obrigado!

À primeira pergunta: Sim, antes disso não conseguia nem bootar. 2. Usei o Ventoy, o Etcher e o Rufus por alguma razão sumiam com o pen drive, que não aparecia nem na descrição da BIOS. 3. Kind of. Meu note estava um pouco lento, demorava para dar o boot, mas funcionava normal dentro de um ou outro lag. Definitivamente aquém de seu desempenho original. Mas o estranho do lag do Manjaro e da última instalação do Pop, que aliás neste meio tempo de resposta instalei novamente (a última LTS), é que não aconteceu na primeira instalação do Pop (em que usei com o touchpad zuado, como mencionei). Estava bem veloz. Ainda sim há de se considerar se meu HD não está nos melhores dias, porque esta é a primeira vez que o formato, e são quatro anos de uso. Eu não me importava muito com essas coisas, mas observando o desempenho se tornou inaceitável, tive que fazer alguma coisa, e isso acontece.

Conhecem algum teste que posso fazer para saber se meu HD está funcionando corretamente?

Apesar de verossímil, reservo algumas dúvidas sobre o problema do hardware. A primeira instalação do Pop foi bem mais tranquila, o computador está dramaticamente diferente, e ainda que o HD não esteja muito bom há mais fatores prejudicando o desempenho, com certeza. Prova disso é que na instalação, embora rode bem mais rapidamente, não é desprovido de algum lag. Meu pai tem um outro Acer aqui, da mesma época, bastante inferior, 4 gb de RAM, 500 de HD, não sei o processador, e roda bem considerados o monte de programa instalado.

Peço desculpas pela demora, não pensei que fosse tão rápido hahaha.

Obrigado.

No Pop!_OS, você pode usar o Gnome Disks e mandar rodar um teste de saúde. Vou catar aqui como faz e passo, pois estou no Plasma agora.
Edit: dá uma lida aqui → How To Test Solid State Drive Health with GNOME Disks - Linux.com

Se quiser testar via terminal:

1. lsblk: vai mostrar os seus discos. Geralmente o disco principal é o sda
  2. sudo smart -H /seuDisco
1 curtida

Minha internet deu uma travada quando estava digitando e apareceu uma nova resposta. Vou seguir as instruções.

Belezinha.

Usando uma distro em live, procura ver como instalar o badblocks, @Fabio_Luiz

Voltei as configurações da BIOS para o Default, estava com o pen drive e deu problema com a segurança da BIOS; reiniciei e agora “No bootable device”, não está encontrando o HD.

Claro, tirei o pen drive antes de reiniciar.

Ainda sim, na BIOS aparece o nome do HD

Ou o pendrive deu pau, ou não foi flashado direito ou o secure boot está ligado

1 curtida

O Default acaba voltando com o modo segurança

Você consegue desativar na marra. Cria um senha para a bios, depois vá ao disco em questão, coloque em UEFI, remova o secureboot, reinicia a máquina e tira a senha colocada (basta deixar o campo vazio)

1 curtida

Novamente, o boot devagarinho, as configurações voltaram mais ou menos ao que era, acredito que não vá ser diferente

Como o Talles falou, tenta instalar o Windows e vê se isso ainda acontece. Se sim, já sabemos que o problema é hardware, não software

Do tempo que mandei a foto, só agora que deu boot