@eddiecsilva uma dúvida, por gentileza.
Seria o Zram alguma opção inferior ao Swap em questão de desempenho? Pelo que li no link que você enviou, não.
Porém, estou sentindo o sistema aqui muito lento, às vezes, principalmente com mais de uma aplicação aberta, algo que não ocorria quando havia apenas Swap.
Acho que o sistema mais lento é por que o swap era uma partição de 4GB, e agora com o zram ele ta enchendo até 7GB de swap. Percebo que quando o swap começa a encher o sistema fica mais lento. Você pode alterar o swappiness pra 10 que ele vai usar mais RAM ao invés de swap.
Olá, pessoal!
Venho aqui depois de algum tempo deixar a solução para este caso:
Então eu achei que o problema era zram, mas estava enganado. Eu achei isto porque apenas no pop os tinha este problema de lentidão com este note.
Mas tentei dar uma nova chance, porque tenho uma preferência pelo pop os… Então descobri o problema: por alguma razão mesmo selecionando a placa nvidia como ativa, não ativava, não pela interface ao menos… Quando fiz pelo terminal a placa de vídeo foi ativa… Então todo software que requisita placa de vídeo como Chrome, OBS, e mais… Funcionaram rapidamente!
Achei que era o zram porque só no pop os tinha testado o tal do zram haha… Mas isto não é o problema.
O comando que eu executei foi: system76-power graphics nvidia
Seguinte: se eu tenho 20gb de RAM, particionar o disco como 1g /EFI e o resto como /ext4 a zram vai ocupar os 20 gb? No virtualbox coloquei 4 gb de ram e depois de instalado ele conta como zram os mesmos 4gb.