POP_OS: CPU em 100% e superaquecendo quando em modo de graficos NVIDIA

Bom dia. Após um update no meu notebook com POP_OS no mês passado eu passei a ter o seguinte problema, a CPU indo a 100% e superaquecendo quando uso qualquer programa que tenha efeitos em tela, desabilitei todas as animações do GNOME, mas não resolveu, atém então eu pensava que o problema era do mesmo.

Instalei o GNOME vanilla, pensei que tinha resolvido mas o problema voltou, daí eu percebi que este problema só ocorre quando estou no modo de graficos NVIDIA, não acontecendo quando em modo de graficos integrado.

Alguém já passou por isso? Vi que para fazer downgrade do driver é mais complicado, minha gpu é a MX330 a NVIDIA recomenda o driver 525, também já tentei instalar um driver direto na NVIDIA mas tive problemas ao instala-lo.

Olá @Felipe_Oliveira1, tudo bem contigo?

Por mais que você tenha notado esse problema após o update, é importante dar uma checada em como está a limpeza e condição térmica do notebook. Talvez tenha chegado o momento de dar uma trocada na pasta térmica e fazer uma limpeza mais profunda.

Para acompanhar as temperaturas, você pode usar o CPUx ou o HardInfo.

A menos que você esteja disposto a resolver bugs e problemas de compatibilidade manualmente, nunca use o driver baixado diretamente do site da Nvidia.

Minha sugestão é que você siga a instalação padrão do distro, olhe no instalador da distro qual é o driver recomendado e use ele. Isso geralmente é interessante porque a maioria das distros não consegue acompanhar os lançamentos de drivers e muitas vezes, ficar uma ou duas versões para trás, garante uma experiência mais estável.

:vulcan_salute:

Entendi, bom, creio eu que se fosse problema de limpeza o notebook apresentaria o problema mesmo antes do update e de forma constante, então acho que posso descartar essa opção.

Após pesquisar aqui, vi que não é um problema exclusivo do Linux, usuários do Windows tem reportado problemas semelhantes no último mês.

Bom, a dúvida que fica agora é, como fazer o downgrade do driver no POP_OS, é possível fazer o downgrade e ainda continuar na versão 525 sem eu ter que restaurar o sistema? Ou eu tenho que mudar totalmente a versão do driver, para a outra sem ser a 525.

Tudo funciona normalmente, até o momento em que para de funcionar.

Para instalar o driver recomendado, umas das opções é remover manualmente os pacotes que você instalou e depois instalar o pacote oficial da distro. No site da System76 tem informações detalhadas sobre os procedimentos, dedicada e híbrida.

sudo apt-get install system76-driver-nvidia

:vulcan_salute:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.