Pop!_OS Consumindo muita RAM em idle

Olá pessoal.

Me deparei com um problema que aparece toda vez que instalo o Pop no meu notebook:

Mesmo com tudo fechado, após iniciar o sistema, se eu abrir o monitor para ver o consumo, aparece consumindo entre 3,2 a 4GB de RAM com tudo fechado.

Alguém já se deparou com isso?

Ao abrir outra aba do monitor, percebi que o maior consumo parece vir desse processo, que aparentemente é algo relacionado a Pop shop:

Não conheço o sistema. Mas no kde o discover também inicializa com o sistema. Consumindo mais de 300MB.

Em um notebook que tenho de 4GB eu desativo o discover no autostart.

E só é inicializado quando abro o aplicativo.

Não sei se pode fazer isso no popos

Normalmente fica em /etc/xdg/autostart

Isso vai desativar a atualizaçao automática.

Caso use não faça o processo.

É só colocar Hidden=true no arquivo desktop

1 curtida

Toda vez que alguém reclama da RAM no linux, alguém aparece com o site, hoje é minha vez

edit: Com 16gb de Ram, está tendo algum problema? Não entendo o “medo” do pessoal do sistema usar RAM em sistema com ram de sobra, o sistema está com uso normal, verificando tudo, e não tem nenhum app desnecessario rodando, e certamente se você precisar de mais ram, o sistema vai jogar as coisas que estão só em cache pro swap, sendo que você está usando 1,4Gb e o restante é cache, coisas que estão prontas para você abrir mais rapidamente

2 curtidas

Caro, de forma bem simples:

1. Memória Usada: Você tem 3,2 GB em uso.

2. Memória em Cache: O sistema está usando 1,8 GB para cache.

3. Consumo Real: O consumo real do sistema e dos serviços em segundo plano é de aproximadamente 1,4 GB (3,2 GB - 1,8 GB).

Pense na sua memória RAM como uma grande mesa de trabalho.

Em vez de deixar a mesa vazia, seu sistema operacional é inteligente: ele já deixa as ferramentas que você mais usa (programas, arquivos) espalhadas sobre a mesa, prontas para pegar.

Isso é bom porque, quando você clica para abrir algo, já está “na mão” e abre muito mais rápido.

Se você precisar de espaço na mesa para um projeto grande (um jogo ou programa pesado), o sistema instantaneamente guarda as ferramentas que não estão em uso e libera o espaço.

Resumo: Seu computador não está “gastando” memória à toa, ele está usando o que sobra para se adiantar e deixar tudo mais veloz para você. É um sinal de eficiência.

6 curtidas

Feche o Gerenciador de Tarefas e pare de se preocupar com o consumo de RAM

3 curtidas

Pelo monitor, o vilão é o AppCenter. É a loja do Elementary.

Olhando o código fonte GitHub - elementary/appcenter: Pay-what-you-can app store for elementary OS dá pra ver que ele usa o meson, então na realidade o app é basicamente um webapp que precisa carregar todo um navegador para funcionar. Isso faz sentido, uma vez que está consumindo + de 700 MB.

A solução seria impedir o carregamenteo automático desse aplicativo e garantir que ele seja fechado após abri-lo. Não sei se ele também gerencia atualizações do sistema, ou seja, se é opcional.

Tirando isso, é o que o pessoal falou: tenha em mente que memória usada em cache pode ser facilmente alocada para programas. É o caso de se preocupar se o swap começar a ser muito utilizado.

1 curtida

Concordo com seu posicionamento. Pra mim faz todo sentido.

Só comecei a achar isso estranho de uns dias pra cá, pois a até uma semana atrás, quando eu instalava o Pop, ele consumia entre 1,2 e 1,8Gb da RAM, então na minha cabeça começou a ficar confuso essa mudança tão repentina, visto que não houve nenhuma atualização considerável na distro nos últimos dias (não que eu esteja sabendo).

Testando o Ubuntu 22.04 que antes consumia mais de 2GB e sempre consumiu mais que o Pop, surpreendentemente ele agora consome no máximo 1,8Gb.

Confesso que minha mente ainda não processou tudo isso rs, mas está tudo bem :grin:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.