Pop os consumido muitos recursos

Boa noite pessoal.Apenas gostaria de pedir a vocês que entendem melhor do que eu, agora de noite estava prestes a desligar meu pc,mas poe curiosidade abri o monitor de sistema,vi que meu pop os estava com 27% de cpu e 2,4 de ram com o sistema completamente parado.
Em outros momentos também abri o monitor de sistema com o sistema parado e o normal era 2%cpu e 1,6 de ram.Por que aumentou tanto de repente ?Isso pode ser algum malware ? (Detalhe que havia atualizado o sistema.)
Um dos processos com alto consumo eram pipeware.

Indexamento e cache, isso é normal. Quando liga-se o computador no cold boot, a máquina carrega apenas o básico na memória e, conforme o uso, ele vai armazenando em cache para, ao abrir novamente um programa recorrente, ele carregue mais rápido. Totalmente normal. Se quiser tentar mitigar

Fora que o Pop!_OS utiliza a DE Cosmic, que é uma variação do Gnome 41/42 com as modificações da System76. Se a sua neura for com consumo de memória, cara, o jeito é buscar distros que usem interfaces mais leves e com menos firula gráfica, como o Xubuntu, ArcoLinuxS, quiçá o BusenLabs. Uma prática que aderi nos últimos meses foi de reduzir o uso de swap https://manjariando.com.br/arquivados/swap-performance/

1 curtida

Entendo,mas o problema em si é o consumo de cpu que acredito que seja anormal.

Achei uma issue já foi corrigida por isso pelos devs do pipewire/wireplumber, mas talvez o update ainda não tenha chegado no Pop? ou o sheduler personalizado da s76 não está funcionando bem… precisa do wireplumber 0.4.11+