POP!_OS Congelamento

Bom Pessoal!
Tem algum tempo que ando sofrente com congelamento no POP!_os, não faço ideia do que possa ser, cheguei ler vários posts no github da própria Sistem76, nada das alternativas passadas pelas pessoas resolve o problema.

Alguém esta passando por isso ?

Segue as configurações.

Detalhes: Tenho um SSD EVO 240 como root e um HD com o /Home

Olá @Rits_Jheckson_Sa tudo bem contigo?

Como ocorrem estes congelamentos?
É quando o micro está em alta carga?
Acontece randônicamente?
Começou a acontecer depois de uma atualização?

Dê mais detalhes para podermos ser mais objetivos nas respostas.

:vulcan_salute:

Exatamente nesse ponto.
Cheguei a ler esse post System Eventually Freezes Completely.
Complicado não ter pontos específicos para analisar, sempre uso os mesmo softwares abertos.
Chrome, Discord, Remmina e uma conexão VPN com a empresa.

Parecem haver muitos relatos semelhantes, você já analisou os logs da sua máquina?

Ainda não, poderia informar como posso fazer?
Não tenho muito conhecimento no linux.

:wave:t2: Será que poderia ser a ira do pessoal do Gnome? :joy:

Perdão a brincadeira não resisti :sweat_smile: mas, sei que não seria a tentativa de solução ideal, porém você conseguiria testar outras distros como um Fedora ou um Manjaro? Poderiamos sanar dúvidas caso outros sistemas funcionem bem.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Posso sim, mas sabe quando vc se adapta em algo e não quer mais sair dele? kkkkkkk.
Sabe aquele carinho por ser sua primeira distro?
Gostei muito do POP!_Os , gostaria de saber qual a causa desse problema.

Pensei em ir para Fedora, mas uso um aplicativo para câmera que não tem lá, Iriun Webcam, pelo jeito também não tem no manjaro, eles empacotaram apenas em .deb.

1 curtida

Yeah eu tenho este sentimento e forte. :relaxed:

Usei o Ubuntu desde 2008 até 2019, não queria trocar ele por nada… Até que coisas aconteceram na minha vida, precisei abrir mão de um baita computador por um laptop mais modesto e o Ubuntu não estava se comportando bem neste meu laptop, eu também queria mais desafios e acabei migrando para o Arch Linux. 9 meses depois, estou com o Gentoo GNU/Linux e este pretendo ficar por décadas.

Bom, iremos fazer mais pesquisas aqui para saber se podemos resolver mas, dá uma olhada em configurações > firmware e veja se tem atualizações para a firmware. Se tiver, tenta atualizar, talvez pode ser que resolva este problema.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Então, não que vá solucionar seu problema no Pop, mas dei uma olha no AUR (o grandioso repositório da comunidade Arch e derivados) e vi que tem o seu aplicativo por lá, o Iriun Webcam.

Eu o testei numa VM que eu já tinha do Manjaro e parece que funcionou normalmente, - você deve saber melhor que eu, veja o print abaixo - basta habilitar o AUR pelo Pamac (gerenciador de pacotes/loja do Manjaro) e instalá-lo. Talvez você consiga testar/migrar agora! No AUR tem tudo hahaha

1 curtida

Uso Pop_OS diariamente. Um excelente sistema.
Infelizmente, aqui no meu caso inumeras instabilidades surgiram ao longo dos updates.
O que mais percebi ser o diferencial do porque escolhi a distro virou um problema para meu uso e formato de trabalho.
A questão da stack gráfica e o pop-shell mais o drivers da nvidia não estão performando num crescente linear de performance. Tenho uma placa mais antiga a Gt 730M que a partir do driver 495 é considerada legacy.
Os sintomas nos últimos meses foram de updates normais que a performance ficou como deveria hora regressão com micro travadas nas animações da DE. Mas desabilitei e segui…
Nos último mês updates trouxeram os freeze para meu sistema também.
Fiz testes oscilando entre modo hibrido, modo 100% nvidia e modo 100% Intel (meu note é placa hibrida).
Esta esta sendo a segunda semana modo 100% Intel, não tenho mais nenhuma travada e o sistema responde perfeito como deve. A performance de desktop é superior ao que eu estava tendo com 100% Nvidia. Evidente que em modo 3D não tem como superar a placa interna versus a dedicada.

Bom, meu relato, rápido aqui é só para informar no meu caso e o seu, pelo que entendi um desktop só com placa dedicada não terá essa opção de testar desativando a Nvidia. No caso, poderia usar apenas o driver open source noveau para ver a resposta do desktop (perderá o 3D performável). Mas poderá tirar um dúvida também.

Como você é usuário mais novo como comentou não sugiro migrar para o Fedora que digo de passagem é atualmente um dos principais tracionadores de tecnologias em sistemas Linux e imbativel em muitas coisas. No entanto, o problema ai é drivers proprietário, nvidia e você ter que mudar o padrão do Fedora para ficar no Xorg ao invés do wayland. Mesmo que o drive 495 ja tem por ali e funcionando com wayland ainda é “instável” e muitos relatos da Nvidia não comportar como deveria.

Tenho visto muito voltando para o Ubuntu e não tendo tais problemas ao ainda manter o padrão Gnome uma vez que vc esta na LTS e não usa o Cosmic ainda.

Desejo sucesso e que consiga organizar ai sua performance.
Volto a dizer o PopOS é muito bacana, mas parece que esta valendo bem a pena para quem usa hardwares mais recentes mesmo tipo até no máx 2 anos e ainda sim está meio volátil os updates e bom mesmo é no hard da própria S76.

1 curtida

Confirmei por lá, esta vazio, nada para atualização.
muito obrigado.

1 curtida

Muito obrigado, vou instalar em uma vm para testar.

Então, não sei se você irá conseguir fazer a comunicação da câmera do seu celular com o SO da VM, enfim, recomendo você testar no modo live, pois aí estaria usando a máquina real.

Muito esclarecedor, grande parte dos congelamentos que ando lendo por ai, o pessoal cita muito a questão de Nvidia como grande vilã.
infelizmente não tem como eu testar com vídeo integrado, meu processador não tem suporte.
Vou executar alguns testes igual foi citado por vc, caso não consiga resolver o problema terei que me adaptar com outra distro, infelizmente.

1 curtida

Eu recomendo dar uma chance para o Debian, você pode pegar o recém-lançado Bullseye que terá uma boa proximidade de pacotes com a Pop LTS, em um ambiente focado em não quebrar as coisas durante as atualizações. :slight_smile:

Minha máquina de trabalho é um Ryzen 2600x + GTX 1650 e estou rodando o Debian SID nela sem nenhum problema e com ótima performance. Seguindo os cuidados indicados neste post, você terá um Debian muito funcional e estável para trabalhar tranquilo.

4 curtidas

Poderia printar seu “free -m”, para termos uma noção básica do seu config da swap?

“Infelizmente, aqui no meu caso inumeras instabilidades surgiram ao longo dos updates.”

Por essas e outras q nem sequer penso em sair do meu Ubuntu LTS. Sim, já passei da fase de testar 200 mil trilhões de distros e digo por minha própria experiencia q jamais encontrei distro mais estável, fácil (antes q alguém me venha com Debian), equilíbrio perfeito entre uso de pacotes livres (n q eu ligue. Quero é usar o q funciona melhor) e proprietários, compatível com amplo suporte a hardware sem dar dor de cabeça com atualizações instáveis. Acompanho muito aqui o Fórum e só o q vejo é gnt reclamando de ter a interface gráfica quebrada, atualizações de kernel q causam problemas no hardware, suporte a vulkan q funciona fora da caixa no Ubuntu mas em outras distros (cof cof manjaro) não, pacotes compatíveis e etc. Podem me chamar de fanboy do Ubuntu, mas prefiro confiar meus computadores de produção a um sistema gerenciado por uma empresa grande como a Canonical do que a uma equipe pequena que muitas vezes fica sobrecarregada, não conseguindo atender vários padrões de qualidade e estabilidade que um sistema operacional deve ter. E fico pasmo quando vejo alguém ainda reclamando de screentearing em pleno 2021 (Nem sequer lembro a ultima vez q tive esse problema no Ubuntu) em hardware intel ou amd. Aí quando vejo a distro é uma totalmente personalizada com windows manager “zuado” e sem um bom compositor, ou nem sequer tem patchs da intel fora da caixa pra solucionar isso. Enfim, apenas um pequeno desabafo.

Creio que não esta tão mal.

Olá!
Confirmando questão sobre congelamentos, fiz outra atualização para os drivers da Nvidia, 470.86, e outros componentes da stack como o pop-shell e etc. Fiquei 2 dias em modo puro Nvidia e os congelamentos mantiveram intermitentes, mas existindo.
Voltei no domingo com o modo 100% Intel (iGPU) e não senti mais as travada.
Hoje precisei fazer umas tarefas aqui e juntando navegadores, mais editor de vídeo e etc lotei minha RAM toda e mesmo assim não deu os congelamentos, houve alguns momentos de lentidão, mas normal porque estourei a RAM, mas não deu os congelamentos que dá quando estou no modo Nvidia. Tipo umas travadas que prende até o cursor por 1 a 3 segundos e libera… dai passa tempinho da de novo e assim vai, e isso ocorre sem estar fazendo coisa pesada e com RAM folgada.

Enfim… volto a dizer, no meu caso, alguma coisa entre pop-shell, mutter, driver nvidia e mesa não esta dando certo!

Isso será de grande ajuda.