Pop!_OS com wayland e nvidia-open driver

olá amigos,

Eu reparei num dos ultimos do DIO, que ele está a usar wayland e o novo open driver da nvidia.
A minha questão é como é que ele instalou o driver?
Ativar o wayland eu consigo, é preciso editar uma config qualquer no GDM. Agora, o driver da nvidia é que estou meio perdido!

Olá @eggzabyte, tudo bem contigo?

Em teoria, o Pop!_OS vai escolher o driver mais indicado para sua GPU no momento da instalação, qual exatamente é o driver que está instalado no seu sistema? E qual é a GPU também?

Se tiver dúvidas sobre como identificar, use as dicas deste post para coletar as informações.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá!

Eu tenho uma placa nvidia Rtx 3070.
o meu pop_OS é a ISO já com a nvidia instalada por padrão.
A minha questão é, qual a melhor maneira de trocar este driver pelo nvidia-open (o novo codigo aberto da nvidia)?

O dio falou que está a usar o wayland + nvidia-open , eu estou curioso para ver a diferença entre isso e xorg + nvidia proprietario

No seu Pc os drivers da nvidia funcionam normalmente no pop os? Estou a mais de uma semana tentando fazer o pop funcionar na minha máquina e nada

Funciona tudo 100%. Jogo overwatch e 7days to die sem problema nenhum.
A unica coisa que tenho de fazer é regular o refresh rate dos 2 monitores para 144hz.
Descobri que o xorg nao gosta de refresh rate diferentes, pois eu antes tinha 165hz num deles.
Por isso é que gostava de experimentar o wayland, mas com o driver open source da nvidia.
que maquina tens?

Essa belezinha aqui, no caso aí tô rodando o open suse leap pois foi um dos sistemas que testei e conseguir usar os drivers open source e não tive problemas de travamento ou interface gráfica não subindo. No caso do pop os, nem os drivers open source funcionam corretamente na minha máquina e não faço ideia do pq, já tentei de quase tudo mas é isso até o momento sem solução

que estranho… mas assim tu perdes muita performance! Não tiras proveito da capacidade dessa GPU.
a ISO nvidia do pop_OS devia funcionar. Algo aí nao bate certo.
Já experimentaste o endeavour-OS ?

De verdade nem sei mais por onde recorrer pra resolver esse problema. Enfim, sobre a sua recomendação, acho essa distro muito centrada no uso do terminal e ainda gosto muito de estalar os software via interface gráfica.