Pop OS com tela preta após boot

Então… Creio que seja por que o POP!_OS não use o Grub, mas sim o SystemD-Boot. Tentou usar alguma outra distro baseada no Ubuntu sem ser o SO da System76 e reparou se dava problema também?

Recomendo dar uma olhada neste vídeo, prestar bastante atenção a partir do minuto 10:20.

O sistema estava instalado e rodando em dual boot normalmente, esse problema apareceu “do nada”.

O Windows atualizou recentemente? As vezes um update do Windows mexe com os arquivos EFI/Boot do Linux e corrompe o pinguim.

Você estava usando noveau e mudou para nvidia recentemente? Se for, pode ter sido isso. Abra um terminal tty e remova todos os pacotes que comecam com nvidia.

O Op usa uma rx 580…

Não atualizei nem o Pop Os, nem o windows. O Pop estava com avisos sobre atualizações há um tempo mas eu estava adiando e o windows está configurado para pausar as atualizações. Agradeço por tentar ajudar mas eu acho que o problema não está nessa parte que vc pensou pq o sistema chega a inicializar, consigo ver o papel de parede e movimentar o mouse por uma fração de segundo antes da tela ficar preta.

Não, estou usando uma RX 580 e não fiz nenhuma modificação no hardware.

Well… That’s suck’s : /
Acho que o jeito menos mal chato será buscar uma distro diferente mesmo.

Entendo que muitas vezes o tempo investido na tentativa de solução de um problema pode não compensar e a formatação pode ser o caminho menos ruim, agradeço por tentar ajudar mas antes de partir pra formatação eu vou esperar mais um pouco pra ver se algum colega com mais experiência consegue ajudar. Estou há quase 3 anos tentando utilizar o Linux como meu sistema operacional principal mas tenho problemas com certa frequência, já tentei com o debian, com o mint, com o ubuntu e agora estou tentando com o Pop, confesso que estava gostando bastante do Pop…

1 curtida

É tenso… Desejo-te sorte e bastante aprendizado, jovém Padawan e, a cima de tudo, não desista de tentar usar o SO do Pinguim :vulcan_salute:

Verdade, não me atentei!

Uma dica para evitar ter que formatar quando algo assim acontece é usar o Timeshift. Quando você conseguirá resolver, recomendo instalar!

Nesse caso, onde o sistema para de funcionar, é possível usar uma distro qualquer para dar boot através de um pendrive e utilizar o Timeshift para fazer o hd/ssd que está com o sistema corrompido “voltar no tempo”?

Pq no meu meu caso, o sistema trava e não me permitiria usar a ferramenta.

Viva o Linux - Socorro ficou tudo preto ao iniciar o popOS

Agradeço por tentar ajudar mas apesar do problema ser tela preta em ambos os casos, o motivo é diferente. No caso dele não há boot e no meu caso o problema começa após o boot bem sucedido, se eu for rápido, consigo até abrir o explorador de arquivos antes da tela ficar preta.

Olá @Sandro_Goncalves, tudo beleza?

Minha sugestão é que você pressione “CRTL+ALT+2 ou 3 ou 4” para ir para o modo texto.
Tente fazer login e olhe nos logs se existe alguma mensagem de erro relevante, você pode até usar o "sudo dmesg|less" para ver um log bem detalhado. Pode ser que ajude a encontrar uma pista do problema.

Você já verificou se o disco “root” não está cheio? Aproveite que está no modo texto e faça isso com o comando: “df -h

Considerando que tudo estava funcionando e parou, provavelmente alguma configuração ficou inválida ou algum arquivo de configuração se corrompeu. Se você quiser fazer o teste, faça um “apt update && apt upgrade” antes de formatar e veja se consegue voltar a fazer login.

:vulcan_salute:

1 curtida

O teclado trava quando a tela fica preta, com poucos segundos após o boot, não tem como chegar ao modo texto. É possível fazer essa investigação dando boot com um pen drive ? Com o pen drive eu cheguei a confirmar que o disco não estava cheio e executei o fsck na unidade do sistema pra tentar corrigir possíveis erros mas não tinha nada de errado com o sistema de arquivos e o problema continuou.

Outra opção que você pode testar é dar boot no “safe mode”, dessa forma você deve conseguir ter acesso a um terminal e fazer mais diagnósticos.

:vulcan_salute:

Obrigado! O problema parou de acontecer “quase sozinho”, tentando justamente entrar em um modo equivalente ao modo de segurança do windows, eu tinha lido que seria possível acionar esse modo tentando dar boot com a tecla shift pressionada. Então fiz apenas isso e o problema sumiu, não cheguei a tentar nenhuma intervenção técnica direta.

Confesso que minha confiança nessa distro diminuiu pq não consegui entender nem o problema nem o caminho pra solução. Sei que a base é Ubuntu, distro que se mostrou menos confiável ainda em todas as minhas experiências, inclusive na última LTS.