Como instalar bspwm no Pop!_OS 21.04

@thespation, você teria algum material para estudo e configuração de uma wm? sempre tive curiosidade de aplicar na minha máquina =)
Sei que se baseia bastante em atalhos.

2 curtidas

Não sou o @thespation, mas comecei a usar o i3 a um tempo atrás. A questão principal dos WM ou TWM é que meio que tudo sai da documentação oficial. Então, acaba que tem que ler mesmo e pesquisar bastante (reddit, fóruns etc.). Uma ideia legal é pegar uma config, tipo essa do tópico, e ir “fuçando” nela para aprender como funciona. Ou então, recorrer a uma distro que já possua uma versão com esses ambientes. Manjaro (várias outras arch-based), Fedora, Artix, Regolith (baseada no Ubuntu) etc. tem isos prontas com esses ambientes. É um bom começo também.

Como os WM e TWM são feitos para serem “construidos” pelo usuário, eles vem muito básicos e você vai adicionando o que quer. O bspwm, por exemplo, nem barra de status tem. O i3 já tem o i3bar. O OpenBox também não tem barra/painel. O importante é escolher alguma e ir testando. As configs delas são bem diferentes. Configurar um i3 é diferente do bspwm ou do OpenBox, por exemplo.

Sei que se baseia bastante em atalhos.

Em partes, os três que citei (i3, openbox e bspwm) dá para fazer tudo com o mouse se quiser. Se usa muito os atalhos pela enorme praticidade que eles trazem. Quando a gente vê as vantagens que tem, acaba só usando os atalhos mesmo.

3 curtidas

Este tópico aqui está excelente, muito instrutivo e instigante.
Estou cada vez mais inclinado a migrar definitivamente pro i3, só preciso vencer a preguiça pois já estou com tudo no jeito pra migrar… Mas minha máquina está tão redondinha que dá dó de mexer.

2 curtidas

Além das excelentes dicas do @Tuxraldo, inclusive foi e é muito usada por mim até hoje (usar uma distro já pronto para ver configurações existentes) acrescento mais uma observação que pode vir a calhar; quando a gente passa a ter interesse e passa a pesquisar documentações sobre, é muito comum termos como referência a documentação oficial, porém as vezes pode ser maçante de olhar se não há um objetivo definido, minha dica é brinque com algo já pronto e vai personalizando as coisas, vendo como funciona, moldando conforme vai aparecendo a necessidade, dessa forma vai aprendendo uma coisa de cada vez e de fato guardando, pois está usando na prática.

Por exemplo, eu estava brincando com i3wm e não encontrei um tópico aqui que mostrasse como personalizar os módulos da i3blocks, quebrei bastante a cabeça instalando, personalizando e entendendo como funciona, com isso me senti a vontade de passar esse conhecimento adquirido:

Como incluir módulos no i3blocks - Linux / Dicas e Tutoriais - Diolinux Plus

Resumidamente, um passo de cada vez e no final já percorreu um longo caminho.

Nesse ponto me sinto meio controverso, uso atalhos para mudar área de trabalho, para abrir alguns apps e mover apps entre áreas e lados, porém ainda uso muito o mouse. Vejo relatos de pessoas que praticamente não usam, conseguem se virar muito bem sem mouse, entretanto não é o meu caso. Penso que cada um pode adaptar para o seu uso e de alguma forma se mais produtivo.

3 curtidas

Como usava 3 monitores, agora 2, no começo estranhei muito usar i3wm no meu computador de produção, visto que vinha do gnome e estava adaptado ao uso das áreas virtuais. A experiência que tinha era através de VM e quando decidi migrar não tinha feito teste na minha máquina, confesso que pensei por dias que não seria a melhor escolha para mim, visto que para ter as áreas dinâmicas o monitor específico tinha que estar em foco, estranhei muito no começo, mas hoje já considero a melhor coisa rs

Para ter noção de como fui com pé atrás, criei uma imagem do meu sistema usando o Acronis True Image para caso me arrependesse eu simplesmente voltaria o sistema anterior, pode ser uma boa dica para você, criar uma imagem do seu atual sistema.

1 curtida

Vou estudar um pouco mais e pegar bastante referências, acredito que pode ser material para um novo tópico bem rico em detalhes, algo complementar aos tópicos do @swatquest quem sabe.

A princípio, para notar que são muitos detalhes, deixo links para já começar a entender por onde pode começar:

1 curtida

Apesar de ter brincado um pouco com a instalação e configuração de i3 do zero, estou fazendo isso que você falou. Decidi usar o Manjaro i3wm pela minha experiência e familiaridade com a distro. Além do que o Manjaro i3wm já vir lindo de fábrica. :wink:
Só resta vencer a inércia da preguiça. Já estou com tudo pronto pra trocar o sistema. :smiley:

1 curtida

Comecei a usar dois monitores recentemente. Às vezes eu ainda me perco com eles. rsrsrsrs

Realmente pode ser uma boa pedida fazer isso.

1 curtida

Já que tem uma galera se interessando pelo i3. Vou ver se faço um tópico tentando explicar os conceitos básicos por trás desse Tiling Window Manager. Se bobear, dá até para deixar no tópico uma config simples do i3 + i3status. Tentarei fazer isso até semana que vem. Se sair algum texto que presta, eu posto aqui.

@msteles desanimou do texto do Regolith? Andei testando ele num pendrive. Depois vou postar minhas impressões dele lá no tópico. Não posso falar do desempenho, porque não instalei na meu note, mas testei alguns dos recursos e consegue ter uma visão geral dele.

2 curtidas

Gostei muito Regolith. Inclusive a dúvida entre ele e o Manjaro foi enorme. O que pesou na escolha foi que já uso Manjaro a algum tempo.
Quanto ao texto, além de andar meio preguiçoso (pra isso também :blush:), estou meio sobrecarregado. Mas não desanimei não, quero ver se ainda escrevo, inclusive, pra isso, acho melhor usar ele por mais um tempo. :wink:

2 curtidas

Pessoal, aproveitei que ainda não tinha um GitHub e finalmente o criei para colocar esse tópico por lá. Aproveitei para criar um modesto script para instalação, com ele basta rodar o comando que está na sessão Instalação.

Utilizei o tópico Compartilhe seus scripts de pós-instalação - Linux / Avançado/Terminal - Diolinux Plus para me basear (apesar de não ter usado corretamente as ferramentas disponíveis e utilizadas pelo pessoal.

Usei como inspiração de organização o tópico Velocidade da Internet com SpeedTest no Linux + Monitoramento pelo Zabbix - Redes, Servidores e Internet - Diolinux Plus.

Acredito que ficou bem mais organizado.

6 curtidas

No final das contas instalei o Regolith no meu computador principal. Ficou muito bom, escolha acertada.
O fato de ter mudado para a base Ubuntu facilitou algumas coisas para mim, o que foi ótimo.

2 curtidas

Para quem quer testar intensivamente os WMs:
(1) a versão padrão do Arcolinux vem em XFCE, mas também “montada” com opções de sessão em Openbox e i3;
(2) há o projeto ArcolinuxB Extended, a oferecer uma ISO para sessões em Openbox e outros OITO WMs.

2 curtidas

Acabei de rodar o script em um Debian SID e funcionou muito bem. Ainda estou estudando algumas particularidades como ajustar meus monitores, mas, está perfeitamente utilizável.

Observei duas coisas:


Na linha 113 do bspwmrc - é executado o feh para recarregar o walpaper, mas não existe um arquivo de configuração e logo abaixo é executado o nitrogen para o mesmo propósito. Simplesmente comentei essa linha.

feh $HOME/.fehbg


Meus atalhos parecem estar um pouco bagunçados, por exemplo W+1 não faz nada visivel e para acessar o primeiro desktop, eu preciso digitar W+2 .


Amanhã com tempo, vou estudar as opções para ajustar o script para o Debian.

Obrigado por compartilhar @thespation .

:vulcan_salute:

1 curtida

Boa, deixei por descuido mesmo, testei mas esqueci de tirar.

Esse aqui é necessário descriminar os monitores no arquivo bspwm e cada monitor, caso assim queira, terá a sua barra (podendo ser uma diferente da outra).

Amanhã abordarei melhor.

1 curtida

Como você conseguiu colocar isso?

Como os títulos viram lnks, eu refenciei esses links, para ficar melhor de entender, vou colocar parte do código abaixo:

Código
# Pop!_OS + bspwm

### Índice

- [`Sobre`](#sobre-3)
- [`Sistema base`](#sistema-base-5)
- [`Tela do sistema após script`](#tela-do-sistema-aps-script-7)
   - [`Mais telas`](#mais-telas-8)
- [`Instalação`](#instalao-10)
- [`Dependências a serem instaladas via script`](#dependncias-a-serem-instaladas-via-script-12)
   - `Fonts utilizadas para exibir polybar corretamente`
- [`Acessando o BSPWM`](#acessando-o-bspwm-15)
- [`Personalização`](#personalizao-17)
   - `Menu de aplicativos`
   - 	`Personalizar Tema e ícones`
   - 	`Papel de parede`
   - 	`Terminal minimalista e com transparência`
   - 	`Menu de desligamento`
- [`Teclas de atalhos`](#teclas-de-atalhos-23)
- [`Créditos`](#crditos-25)


### Sobre

Esse script possui a intenção de instalar o gerenciador de janelas [bspwm](https://github.com/baskerville/bspwm) em conjunto com [polybar](https://github.com/polybar/polybar) e [rofi](https://github.com/davatorium/rofi).

##

### Sistema base

Esse script foi testado e está disponível para ser executado no PoP!_OS 20.10 como base e não foi usado em outro sistema, caso queira executar por conta própria ou modificar na intenção de moldar conforme necessário para seu sistema, fique a vontade, porem não tem como me responsabilizar por isso. Para mais informações sobre o sistema utilizado: [Pop!_OS by System76](https://pop.system76.com/).

##

### Tela do sistema após script

Observação: em Sobre, tive que colocar como referência “#sobre-3” visto que foi o link que a plataforma gerou depois que criei. Uma boa forma de testar é escrever uma mensagem usando o chat smithy para treinar, lá conseguirá ver qual será o caminho correto. Na dúvida, clica no link que na barra de endereço vai aparecer.

Pessoal, script atualizado para se adequar a nova versão do PopOs 21.04 e com algumas melhorias:

  • Polibar com uma aparência mais voltada ao tema dark do sistema, minimalista e com ícone diferenciado para o menu (Rofi).
  • Menu de desligamento podendo ser acionado pelo atalho W + x.
  • Visual do Rofi reformulado, buscando um tema escuro.
  • Removidas as pastas do Rofi e Polybar de dentro da pasta ~/.config, otimizando e deixando todas configurações centralizadas na pasta ~/.config/bspwm.
  • Acréscimo do i3block, afim de usar para bloqueio de tela.
  • Foi removido o dmenu da instalação, pois agora está tudo sendo rodado através do Rofi.

Coloquei novos prints no início desse tópico, para que possam visualizar como ficou a personalização da polybar (tentei deixar o mais próximo do gnome e sem perder indicadores importantes).

Confesso que “essa brincadeira” começou com um desafio do nosso amigo @eddiecsilva e eu não tinha intenção de atualizar para essa versão do PopOs, até porque, como a maioria deve acompanhar aqui no fórum, eu não fico muito tempo usando uma distro e logo pulo para outra, ou seja, hoje uso o Pop somente em máquina virtual, entretanto, recebi contato de pessoas pedindo uma atualização para que esteja disponível nessa versão do sistema, assim achei interessante dar uma atualizada.

Agradeço a paciência de ler até aqui e caso tenha alguma sugestão, fique a vontade.

3 curtidas

Parabéns pela customização e obrigado por compartilhar conosco. Eu instalei ontem o 21.04 para testar e não pretendia ficar nele, agora vou mantê-lo mais um pouco para poder testar seu script.

:vulcan_salute:

1 curtida

Por sua “culpa” (:stuck_out_tongue_winking_eye:) conheci o bspwm e estou gostando mais dele do que do i3. Inclusive estou quase saindo do Regolith e instalando o KDE Neon + bspwm. Fiz o teste com seu outro script e funcionaou direitinho, só precisei alterar pra usar o Konsole e o Dolphin. Você vai também alterar alguma coisa nele? Obrigado! :wink:

1 curtida