Boa noite pessoal
Utilizo POP_OS num note Dell há bastante tempo, já fiz algumas atualizações de firmware com sucesso
Porem desta vez esta dando esta msg:
error in fwupd client: calling Install method failed: Failed to create ‘/boot/EFI/pop/fw’: Sistema de arquivos somente para leitura
Até dei uma olhada no /etc/fstab, o /boot esta montado com a opção defaults, mas não alterei
Antes de sair fazendo testes e acabar parando o sistema vim recorrer a vcs, alguem já teve esse problema, como resolveu?
Lembrando que o /boot pode estar em uma partição, /boot/efi em outra partição. O comando df
pode mostrar todas as partições atualmente montadas e qual o ponto de montagem delas.
Outro detalhe é que atualização de firmware é coisa diferente de atualização do bootloader. Se é atualização de firmware mesmo, então esse ponto de montagem /boot/EFI/pop/fw
pode ser um sistema de arquivos específico para update de firmware
Além dessas informações, nunca fiz update de firmware no Dell no Linux e infelizmente não posso ajudar mais.
Obrigado pela explicação Deleterium
Rodei o df e para tirar dúvida uns ls -l tbm
Notei que o fwupdt esta procurando por
/boot/EFI(Maiusculo)/pop/fw
e no sistema de arquivos tenho
/boot/efi(Minusculo)/EFI(Maiusculo)
Segue print da tela de atualização de firmware
A quem tiver mais informações sobre como proceder agradeço
Obs: rodei: sudo fwupdmgr update pelo terminal, da o mesmo erro
É comum que a partição esp (a partição que é usada para o bootloader durante a inicialização no modo UEFI, que deve seguir a especificação UEFI) esteja montada em /boot/efi. Nessa partição esp, pela especificação deve-se ter uma pasta de nome EFI com as entradas, e dentro dessa pasta uma pasta para cada entrada de sistema operacional (EFI/ubuntu, EFI/Microsoft, etc…)
No meu computador que tem dois sistemas instalados, a partição esp é /dev/sdb1 que está montada em /boot/efi e os arquivos dos inicializadores dos sistemas operacionais ficam em /boot/efi/EFI/Microsoft
e /boot/efi/EFI/gentoo
pois tenho um dual boot. Então tecnicamente está certo ter as pastas efi e outra EFI. Só ficou estranho que parece que seu ponto de montagem está em /boot, não sei se é algo específico do POP ou foi customizado na instalação.
Veja se o programa detecta a partição esp com
sudo fwupdtool esp-list --verbose
Boa noite Deleteruim
Desculpe a demora em responder, começou a semana…
rodei o comando que vc passou, printei a tela e cancelei a operação, não conheço o comado, vou dar uma pesquisada sobre ele
segue print
Entendi. Pelo que eu vi era para o programa somente mostrar informações sobre as partições e ver quais delas são ‘esp’. Não esperava uma seleção. Espero que alguém com mais conhecimento possa te ajudar mais.