Pop! OS 22.04 trancando após tela de "desencriptação"

uso o Pop OS há mais de um ano sem problemas, e há mais de 6 meses em dual boot com Windows 11. vinha utilizando os dois sistemas normalmente em meu notebook Avell até a semana passada, quando o note ficou alguns dias sem uso, guardado.

hoje pela manhã, fui usá-lo no trabalho e, depois da tela para digitar a senha para “desencriptar” o SSD, ele entrou em modo de linha de comando e não sai mais. tentei usar os comandos que apareceram na tela para prosseguir, mas nada adiantou.

pelo menos a instalação do Windows 11 está funcionando normalmente - eles estão instalados em SSDs diferentes.

achei uma discussão em inglês no Reddit onde o criador do tópico enfrentou o mesmo problema que eu, recebendo as mesmas mensagens em tela, mas em uma situação diferente: ele desinstalou o Pop OS da máquina - https://www.reddit.com/r/linux4noobs/comments/jo9y6y/have_i_broken_my_new_pc_trying_to_remove_pop_os.

pelo que consegui entender deste tópico no Reddit, uma solução seria apagar diretórios com o Pop OS. contudo, não gostaria de perder uma série de arquivos pessoais que tenho no SSD do Pop.

desde já agradeço a quem puder ajudar - trouxe a dúvida pra cá pois conheci o Pop pelo canal, e a comunidade parece ser a maior relacionada ao sistema em português. :v:t5: