Possuo um Nitro AN515-45 V1.10 e estou usando Pop OS 22.04 com Kernel 6.17.4-76061704-generic. Ele possui uma GTX NVIDIA GeForce GTX 1650, AMD Ryzen 5 5600H e uma GPU Integrada da AMD.
Meu problema é o seguinte: notei que ele não tem a opção de suspender/hibernar o notebook. Eu já tentei, no terminal, aplicar um suspend ou systemctl suspend, mas sem sucesso.
Quando rodo o comando, recebo:
Failed to suspend system via logind: Sleep verb "suspend" not supported
Vocês têm alguma luz para resolver esse problema? Já passaram por algo parecido?
Joguei tudo aqui no chat gpt, e pedi para ele detectar uma possivel solução. Saiu esse resultado:
Análise específica do seu hardware
Acer Nitro AN515-45 + BIOS Insyde 1.10
Esse modelo é conhecido por:
esconder S3
exigir mem_sleep_default=deep
quebrar sleep com drivers NVIDIA novos
No Windows, o fabricante usa Modern Standby (S0ix).
No Linux, isso frequentemente não funciona direito.
Resumo da solução
O problema não era swap nem GNOME, e sim configuração de boot + kernel.
No Pop!_OS o GRUB não é usado (o sistema usa systemd-boot + kernelstub), então qualquer parâmetro colocado em /etc/default/grub é ignorado.
Por isso o mem_sleep_default nunca foi aplicado.
Além disso, o kernel 6.17 + driver NVIDIA 580 acaba desativando os estados de sleep via ACPI nesse modelo (Acer Nitro AN515-45), fazendo o sistema retornar:
Sleep verb "suspend" not supported
Solução aplicada
Configurar o parâmetro correto via kernelstub:
sudo kernelstub -a "mem_sleep_default=deep"
Reiniciar e verificar:
cat /sys/power/mem_sleep
Deve aparecer deep.
Opcional, mas recomendado:
Usar kernel 6.6 LTS ou 6.8 (Pop kernel)
Evitar o driver NVIDIA 580 (535/550 são mais estáveis)
Após isso, o systemctl suspend volta a funcionar normalmente.
Então se funciona no live cd, possivelmente ou foi alguma configuração que você alterou no sistema instalado na máquina ou algum update mesmo.
Depois tentar ver as configs que estão no live e comparar com as instaladas e tentar descobrir a causa esse problema. Um dos grandes suspeitos tem haver com a placa de vídeo.
Eu particularmente nunca tive sorte com Ubuntu e derivados… comigo sempre acontecia algum problema. Um dos motivos de eu não gostar de Distros que oferecem soluções mágicas. São ótimas para ganhar tempo mas quando dá erro são difíceis de detectar.