Pop!_OS 22.04 LTS incompatível com notebooks Acer

Tenho um Acer Aspire A515-54G com GPU dedicada da NVIDIA, atualmente uso o Pop!_OS 22.04 LTS, mas infelizmente, parece não haver uma compatibilidade tão boa com a maquina visto que as vezes ao hibernar ele reseta as configurações da BIOS (Imagens anexadas ao final do post), já tentei desativar as opções de suspender e hibernar, mas a bateria é consumida muito rapidamente quando os dois estão desativados e desativar somente a hibernação causa outros problemas. Qual seria a distribuição linux mais adequada para minha situação? já venho usando linux a algum tempo e simplesmente não suporto mais Windows, mas esse problema é tão grave que simplesmente não posso permanecer no pop_os se alguém souber qual seria uma distribuição adequada a esse tipo de computador ou de alguma maneira de resolver esse problema eu agradeço.

Talvez possa ser util

User: veras@pop-os 
Host: Aspire A515-54G V1.24 
Kernel: 6.5.6-76060506-generic 
Uptime: 5 mins 
Packages: 3426 (dpkg), 87 (flatpak),  
Shell: zsh 5.8.1 
Resolution: 1920x1080 
DE: GNOME 42.5 
WM: Mutter 
WM Theme: Pop 
Theme: Sweet-Dark-v40 [GTK2/3] 
Icons: candy-icons [GTK2/3] 
Terminal: gnome-terminal 
CPU: Intel i5-10210U (8) @ 4.200GHz 
GPU: NVIDIA GeForce MX250 
GPU: Intel CometLake-U GT2 [UHD Graph 
Memory: 3669MiB / 7753MiB

Imagens:

Já tentou rodar ele com o secure boot desligado?

Você baixou a ISO do Pop com drivers da NVIDIA já instalados?

Se bem me lembro essas placas MX costumavam dar problema com Linux. O @raulcraveiro tinha um laptop assim antigamente.

Em termos de placas Híbridas o Pop ainda é uma boa solução e o Ubuntu tem uma boa fama também nesse quesito.

2 curtidas

Pra mim, a melhor opção pra uso com Nvidia, foi Linux Mint e Ubuntu, nessa ordem

1 curtida

R1: Olá senhor Dio, o notebook nem ao menos inicia se o secure boot estiver desligado, por isso o fato da hibernação resetar a bios é um problema

R2: Sim baixei a ISO com os drivers NVIDIA já instalados

Teoricamente não é pro sistema operacional conseguir zerar a BIOS. Alguns pontos que posso levantar:

• Desative o fastboot. Muda algo?
  • O firmware está atualizado?
  • Seria um problema de hardware como bateria do CMOS com defeito ou sem bateria? Seria mais comum caso fosse o computador antigo.

O Pop!_OS tem suporte a secure boot? Eu pensava que não tinha.

1 curtida

Continuação, isso acontece quando ele não reinicia a bios devido ao aumento de temperatura, isso desaparece em poucos segundos

Olá Deleterium, a bios reinicia pois durante a hibernação pode haver um aumento

R1: Geralmente deixo o fast boot desativado, mas não acredito que mude algo
R2: Isso é o que a area firmware da aplicação configurações mostra

R3: O computador é relativamente novo, mas veio com windows instalado e ouvi que a acer dificulta a intalação de outros sistemas operacionais que não sejam windows

Até onde sei ele não tem

Eu tenho um Acer e o pop os e foi a distro que mais “se deu bem” com o meu. Recomendo resetar as configs da sua BIOS pra voltar tudo ao original de fábrica. Após isto, desative apenas o Fast Boot e o Secure Boot. O Pop_OS não funciona com estas duas opções habilitadas. Se preciso, já inicie com o pendrive bootável apertando F12 pra instalar ele novamente.

1 curtida

Não sei se vc entendeu, o sistema superaquece e reseta a bios quando entra em hibernação (não acontece sempre, mas já me aconteceu um numero significativo de vezes), após isso ele apenas inicia se eu entrar na bios e configura-la novamente (ele iniciara normalmente se a bios for reconfigurada)

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.