Olá pessoal!
Após bastante tempo sem usar o Pop!Os como ambiente de trabalho principal, resolvi dar uma espiada no que podemos esperar para a versão 20.10 que logo mais estará sendo lançada. Após algum trabalho, consegui gerar uma ISO botável utilizando o script que a System76 disponibiliza e utilizei o novo sistema por alguns dias para ter uma ideia do que está por vir.
Entendam que essa build não é oficial e que é muito provável que existam funções que serão liberadas apenas após o lançamento oficial.
O que vi nesta build são basicamente atualizações incrementais dos pacotes que compõe o sistema, tanto os pacotes vindos do projeto Gnome quanto do Ubuntu.
Melhorias “no motor”
Como observado no roadmap, existe um grande esforço da System76 nas áreas do sistema que não “conseguimos ver”: melhorando a performance das atualizações do sistema, migrando seus repositórios para fora do Launchpad e fazendo uma série de implementações para aumentar a qualidade do sistema entregue para seus clientes de hardware.
System76 e o PopShell
Desde o início do ciclo do 20.04 podemos perceber que a System76 vem concentrando muita energia no PopShell, trazendo várias funções que não existem no GnomeShell padrão, como o recurso de Tilling por exemplo. Esse esforço, assim como as indicações do próprio roadmap dão algumas pistas sobre qual é o tipo de público que a empresa está mirando com seus produtos.
PopShop
A PopShop continua sendo a mesma da versão 20.04 - eu tinha esperanças que trouxesse a nova loja que o pessoal do Elementary OS está desenvolvendo - mas só devemos receber essa novidades (se recebermos) após o lançamento do Elementary OS 6.
Performance bruta
Esta versão do Pop!OS apresentou uma performance muito similar com a que consegui nos meus testes do Ubuntu Groovy, considerando o quanto o lançamento está próximo, não creio que veremos grande ganhos de performance no uso cotidiano até a versão final. Só para citar, nos números gerais do GeekBench5 o Pop!OS foi ligeiramente inferior ao Debian Sid que uso atualmente.
Minhas considerações
Na minha opinião a System76 vem “jogando” um jogo focado no longo prazo, acredito com base em todas as evidências, que eles estão preparando as bases para se tornarem cada mais independentes. Assumindo dessa forma uma linha de desenvolvimento integrando cada vez mais seu sistema operacional com o seu hardware.
Eu vejo muito potencial nas ações da System76 e não ficarei surpreso, se em algumas das versões futuras eles simplesmente deixarem a comunidade de queixo caído com o resultado dos seus esforços.
GeekBench 5 Pop!OS 20.10
GeekBench 5 Debian SID
GitHub do script para gerar a ISO
Eu só consegui gerar uma ISO funcional após atualizar um Pop!OS 20.04 para 20.10 manualmente alterando os sources.list do sistema. É possível que existam outros métodos que funcionem, mas nos meus testes somente dessa forma obtive sucesso.