Pop!OS 20.10 - mais do mesmo e novidades incrementais

Olá pessoal!

Após bastante tempo sem usar o Pop!Os como ambiente de trabalho principal, resolvi dar uma espiada no que podemos esperar para a versão 20.10 que logo mais estará sendo lançada. Após algum trabalho, consegui gerar uma ISO botável utilizando o script que a System76 disponibiliza e utilizei o novo sistema por alguns dias para ter uma ideia do que está por vir.

Entendam que essa build não é oficial e que é muito provável que existam funções que serão liberadas apenas após o lançamento oficial.

O que vi nesta build são basicamente atualizações incrementais dos pacotes que compõe o sistema, tanto os pacotes vindos do projeto Gnome quanto do Ubuntu.

Melhorias “no motor”

Como observado no roadmap, existe um grande esforço da System76 nas áreas do sistema que não “conseguimos ver”: melhorando a performance das atualizações do sistema, migrando seus repositórios para fora do Launchpad e fazendo uma série de implementações para aumentar a qualidade do sistema entregue para seus clientes de hardware.

System76 e o PopShell

Desde o início do ciclo do 20.04 podemos perceber que a System76 vem concentrando muita energia no PopShell, trazendo várias funções que não existem no GnomeShell padrão, como o recurso de Tilling por exemplo. Esse esforço, assim como as indicações do próprio roadmap dão algumas pistas sobre qual é o tipo de público que a empresa está mirando com seus produtos.

PopShop

A PopShop continua sendo a mesma da versão 20.04 - eu tinha esperanças que trouxesse a nova loja que o pessoal do Elementary OS está desenvolvendo - mas só devemos receber essa novidades (se recebermos) após o lançamento do Elementary OS 6.

Performance bruta

Esta versão do Pop!OS apresentou uma performance muito similar com a que consegui nos meus testes do Ubuntu Groovy, considerando o quanto o lançamento está próximo, não creio que veremos grande ganhos de performance no uso cotidiano até a versão final. Só para citar, nos números gerais do GeekBench5 o Pop!OS foi ligeiramente inferior ao Debian Sid que uso atualmente.

Minhas considerações

Na minha opinião a System76 vem “jogando” um jogo focado no longo prazo, acredito com base em todas as evidências, que eles estão preparando as bases para se tornarem cada mais independentes. Assumindo dessa forma uma linha de desenvolvimento integrando cada vez mais seu sistema operacional com o seu hardware.

Eu vejo muito potencial nas ações da System76 e não ficarei surpreso, se em algumas das versões futuras eles simplesmente deixarem a comunidade de queixo caído com o resultado dos seus esforços.

twitter-logo-7 :vulcan_salute:t2:

GeekBench 5 Pop!OS 20.10

GeekBench 5 Debian SID

GitHub do script para gerar a ISO

Eu só consegui gerar uma ISO funcional após atualizar um Pop!OS 20.04 para 20.10 manualmente alterando os sources.list do sistema. É possível que existam outros métodos que funcionem, mas nos meus testes somente dessa forma obtive sucesso.

Rodmap do Pop!OS (geral)

https://support.system76.com/articles/roadmap/

16 curtidas

Ótimo trabalho, parabéns @eddiecsilva!!

Não consegui localizar pelo roadmap deles quando pode sair a versão 20.10, você tem alguma informação?

1 curtida

Opa! Obrigado.
Não há uma data oficial ainda, mas geralmente sai entre 15 e 20 dias após o lançamento do Ubuntu.

:vulcan_salute:

Eu uso a versão 20.04. Pra atualizar, seria melhor fazer uma instalação limpa, ou atualizar pela ferramenta destinada a isso?
Não tenho boas experiências com atualizações, de quando usava Mint e Kubuntu. Sempre dava m…

Sempre recomendo fazer uma instalação limpa. Evita muita dor de cabeça.

1 curtida

Eu nunca usei Linux Mint como ambiente de produção, então não sei opinar sobre esse recurso nele. Mas, falando do Pop!OS eu realmente não vejo maiores problemas em atualizar.

Eu fiz update do 19.04 para o 19.10 e não tive nenhum problema, mas realmente depende do nível de customização que você faz no sistema. Eu uso o sistema basicamente “de fábrica” então tem bem menos coisas que podem dar pau.

Hoje não uso mais o Pop no dia-a-dia - estou usando Debian e atualizei do Testing para Sid sem quebrar nada também.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Brother, acabei de rodar a atualização por dentro da própria ferramenta de update do Pop e até o momento tudo normal! Vamos ver como fica com o passar dos dias!
Abraço!

1 curtida

Vou tentar, então. Valeu!

Também uso o Pop sem muita perfumaria.

Mandei atualizar e… Deu ■■■■■!
Hahahaha.
Falhou.
Tá reinstalando todos pacotes de novo

Eita! Espero que consiga resolver sem maiores dores de cabeça.
Acabei de ver que o Pop 20.10 foi oficialmente lançado, existe a chance de estar meio instável agora por conta da alta demanda.

estou tendo um certo problema desde a versão 20.04 lts. No gnome-control-center tem dois campos que estão em inglês, tanto os títulos quanto o conteúdo deles, eu já instalei todo o pacote de configuração de idiomas mas não resolveu. Queria saber como faz para resolver e se estiver realmente não traduzido se poderia contribuir traduzindo

Olá @Glauco_neto tudo beleza?

Você pode enviar um print e uma explicação do problema para a System76 via Twitter que eles te darão as melhores coordenadas sobre como ajudar a reportar.

Caso não possua ou não queira criar conta no Twitter, também é possível entrar em contato pelo site.

Ahn legal, obrigadão @eddiecsilva, vou reportar para eles pelo meu Twitter, e ver se eles me dão um retorno.

Vlw :vulcan_salute:t2:

1 curtida

Tentei atualizar e deu isso:

pop-upgrade release upgrade                                                                                                                               ~
Current Release: 20.04
Upgrading to: 20.10
New version available: 1
Release upgrade status: release upgrade aborted: failed to apply system repair before upgrade: error checking and fixing fstab
pop-upgrade: dbus client error: calling ReleaseUpgradeFinalize method failed

Sugiro aguardar um pouco para atualizar, tenho visto muitos usuários reclamando de problemas na atualização. A System76 já está analisando o que pode ser.

1 curtida

@eddiecsilva eu pesquisei um pouquinho depois que postei aqui e cheguei a mesma conclusão, vou esperar pela LTS, é minha única máquina e ainda por cima uso ela para trabalho… Sem pressa na atualização. Obrigado!!

1 curtida

O meu PopOS atualizei para o 20.10 sem problemas simplesmente fui na aba OS Upgrade e cliquei download.

No meu caso, já tentei atualizar e deu errado, tranquilo instalar a 20.10 ou vc acha melhor aguardar mesmo assim?

Se você depende da máquina para trabalho/estudo eu recomendo esperar um pouco, agora se caso algo “quebre” não vá te atrapalhar ter que formatar novamente, manda brasa. :wink:

Além do meu HD de trabalho eu tenho um outro reservado apenas para testes de sistemas, então, nesse momento estou brincando com o 20.10 sem colocar em risco minha produtividade.

1 curtida