Olá pessoal, tudo beleza?
Cada vez mais o Pop!OS da System76 vem se mostrando muito mais do que uma “cópia” do Ubuntu. Além de contar com aplicativos próprios desenvolvidos especificamente para lidar com o hardware da System76 algumas outras funções “exclusivas” acabam sendo liberadas para todos os usuário.
Fiz uma lista rápida com algumas coisas interessantes que notei no 19.10.
Compatibilidade com dual-boot - o Pop!OS optou por utilizar o systemd-boot ao invés do grub como sistema padrão de inicialização, mas, o grub ainda é instalado e usado principalmente como um “backup”. O problema é que o systemd_boot não é muito amigável com dual-boot e os usuários do Pop!OS reclamaram bastante disso.
Na versão 19.10 a System76 adicionou um pequeno truque ao boot do Pop!OS, ao escolher a opção “EFI Default Loader” no boot o menu do Grub é exibido, permitindo que você inicialize outros sistemas que estejam instalados na máquina.
Dark Mode - outra customização da System76 foi adicionar no Gerenciador de configurações a opção do usuário escolher pelo modo escuro ou pelo modo claro (padrão do Gnome).
Conforme eu identificar mais particularidades do Pop!Os 19.10 irei atualizar este post.