Não sei se isso é só comigo, mas acho que as barras dos sistemas ocupam desnecessariamente um espaço no monitor. Quando uso gnome logo arrumo uma forma deixar a bendita barra oculta. Já no i3 da pra fazer um atalho no teclado que deixa o i3status oculto. Mas no bspwm me via “refém” da polybar, além de ocupar o espaço no monitor ainda tinha a distância dos gaps entre a barra e as janelas.
Outro problema é que uso meu pc em uma televisão e a barra é uma imagem estática que com um tempo pode causar burn-in nos pixels.
Então logo me vi quebrando a cabeça para me desfazer da polybar, mas não podia simplesmente não usá-la por motivos obvios de workflow. E mais uma vez o Python + Tkinter foi a minha solução.
Criei uma interface gráfica que faz a mesma coisa da polybar mas com a vantagem de ela aparecer no monitor apenas quando quero através de atalhos de teclado. Agora sim tenho 100% do pixels do monitor livres.
Como ela tem alguns scripts específicos para mim, não é viável postar o código. Mas se alguém tiver interesse posso criar um código base e mostrar como adicionar mais módulos (botões).